Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Gripe Canina

Ao contrário do que muitos pensam, os cães, assim como os seres humanos, podem contrair gripe. Essa virose, que pode ser conhecida por traqueobronquite ou simplesmente gripe canina, é uma patologia encontrada principalmente em cães que vivem ao relento.  Essa enfermidade ocorre devido a três agentes, sendo dois vírus extremamente contagiosos que se chamam Parainfluienza e Adenovirus e uma bactéria de nome Bordetella que é

Saiba tudo sobre gripe em cães. Foto: Reprodução

Saiba tudo sobre gripe em cães. Foto: Reprodução

classificada como uma zoonose (doença transmitida do animal para o ser humano). Essa doença ocorre principalmente quando há uma queda brusca na temperatura do meio onde o cão vive.

A gripe canina acomete animais de diferentes raças e idades. A transmissão ocorre principalmente por conta do contato de um animal infectado com o outro. A alimentação e o manejo do animal irá colaborar muito para que o animal tenha um bom sistema imunológico, acarretando uma barreira contra a entrada do vírus da gripe. Os animais que mais são encontrados com a virose são os cães de rua, que ficam mais expostos ao contato com grande mudança climática. Essa enfermidade precisa ter uma atenção especial, já que a mesma pode evoluir para um quadro de pneumonia.

 

Sintomas

Os sintomas da gripe canina se assemelham muito aos dos seres humanos. O vírus se mantém incubado de 2 a 5 dias no organismo do animal, vindo a ser sintomática no  sexto dia após a exposição.

Os principais sintomas da doença são: Corrimento nasal intenso; desidratação; olhos lacrimejando intermitentemente; pode apresentar ou não vermelhidão nos olhos; espirros; tosse seca; anorexia (perda do apetite); febre; fraqueza; depressão; respiração rápida e superficial.

Como dito anteriormente, os animais que estão com deficiência no seu sistema imune são os mais susceptíveis para contrair a gripe canina. Nos cães idosos e nos cães filhotes tem que haver um manejo correto para prevenir a virose.

 

Tratamento

O tratamento dessa enfermidade é de suma importância para que o quadro não piore. A terapia utilizada usualmente pelos médicos veterinários, visam combater a desidratação, usando também medicamentos prescritos pelos mesmos, no sentido de recuperar o organismo debilitado. A nebulização também é uma prática bastante usada pelos profissionais para que aconteça um melhor conforto na respiração do animal.

 

Prevenção

A prevenção dessa doença é basicamente praticar o manejo correto dos animais. Evitar ao máximo que o cão fique na chuva sem nenhum abrigo, expor o animal a ventos fortes, como também, a locais com a temperatura bem baixa, ex: ar condicionado. Um animal que apresenta qualquer tipo de conduta anormal, deve ser separado dos demais animais, evitando assim, uma disseminação da doença. Jamais medique ou tome qualquer atitude sem a consulta de um médico veterinário. Como qualquer doença, quanto mais rápido for diagnosticado, mais chance o animal tem de ter um prognóstico bom, consequentemente uma melhora do quadro.

 

Por: George Augusto von Schmalz Portella de Macedo

Ocupação: Acadêmico de Medicina Veterinária

Contato: george_medvet@hotmail.com

The post Gripe Canina appeared first on Portal do Dog - O maior Portal de Cachorros do Brasil.

Data: 
01 de Fevereiro de 2014

Autor

Autor: 
George Augusto
Classifique: 
Ainda sem votos