Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

A manobra de Heimlich em cães

A manobra de Heimlich é muito útil e pode, inclusive, salvar a vida de seu animal de estimação em uma situação de emergência.

O hábito de cães e gatos de colocar os mais variados tipos de objetos na boca leva frequentemente a uma perigosa situação de sufocamento pelo bloqueio da respiração. Isso se deve ao fato do objeto (muitas vezes um brinquedo, uma bolinha ou uma pedra) fazer um trajeto errado e se alojar no início do trato respiratório ao invés de ser deglutido. Nesse momento a atitude ideal é tentar retirar o objeto para fora da boca o mais rápido possível. Se você já percebeu que o objeto está fora do alcance para ser retirado, tente a Manobra de Heimlich antes ou até mesmo durante o seu caminho para o Veterinário.

Para gatos ou animais pequenos (até 13 kg de peso), pegue o animal no colo e posicione as costas dele sobre o seu estômago, deixando as pernas livres penduradas para baixo e o pescoço erguido. Cruze as mãos e posicione os seus pulsos logo abaixo da caixa torácica, onde você poderá sentir uma região mais macia, que é a região do estômago. Agora pressione em direção à sua barriga e para cima em direção ao seu queixo, simultaneamente, como na foto nº1. Repita a manobra 2 ou 3 vezes sucessivamente e então verifique se o objeto já se desalojou da via respiratória. Caso não tenha se soltado, repita a operação, inclusive no trajeto até o socorro Veterinário.

Para animais maiores e mais pesados, você deve colocá-lo no chão deitado de lado com a cabeça para o seu lado esquerdo. Ajoelhe-se atrás do animal e encoste os joelhos na coluna dele. Use então o seu pulso direito para fazer a pressão no mesmo local (logo abaixo da caixa torácica), num movimento para dentro e em direção à cabeça do animal simultaneamente (como na foto nº2).

 

Foto cedida pelo Dr. Paulo Onofre para uso do Portal do Dog.

Fotos cedidas pelo Dr. Paulo Onofre para uso do Portal do Dog.

 

Em qualquer um dos casos, procure sempre um profissional veterinário para avaliar possíveis danos decorrentes do engasgamento.

 

manobra-de-heimlich-em-caes-02Autor: Paulo Sérgio Onofre

Médico Veterinário | Crmv-Ba 2409

Site: www.segredosanimais.com | Fanpage: www.facebook.com/inpvets

Curriculum: Sobre o autor (segredosdosanimais.com)

Data: 
21 de Janeiro de 2015

Autor

Autor: 
Convidado
Classifique: 
Ainda sem votos