Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Pneumonia em cães

A pneumonia é uma enfermidade que pode ser extremamente perigosa quando não combatida. Existem muitos tutores, que se confundem entre a pneumonia e a pneumonite. A pneumonia é um processo inflamatório que acomete os pulmões, tendo um caráter agudo e há presença de exsudato (fluido com alto teor de proteínas). Na pneumonite ocorre a inflamação crônica dos pulmões, não havendo a presença de exsudato (fluido com alto teor de proteína). É bastante comum acharmos cães de rua com pneumonia, já que eles estão expostos diariamente a todo tipo de moléstia, como: fungos, bactérias e etc.

 

Pneumonia em cachorros. Foto: Reprodução

Pneumonia em cachorros. Foto: Reprodução

Causas da pneumonia em cães

Existem muitas causas que desencadeiam a pneumonia em cães. É causada principalmente por uma infecção, como: parasitas; fungos; bactérias; vírus e etc. É importante ressaltar, que até mesmo a entrada de fumaça, alimento ou líquido nos pulmões pode desencadear uma pneumonia. Quando um animal adoece, ocorre uma queda na imunidade, fazendo com que o mesmo seja mais susceptível a adquirir a pneumonia. Ela é uma doença grave e pode levar a morte do animal.

 

Sinais clínicos

Os sinais clínicos da pneumonia são clássicos, porém, em alguns casos, podem passar despercebidos pelos tutores, quando se apresenta na forma assintomática. Um dos sintomas mais frequentes e de fácil diagnóstico, é a tosse intermitentemente que o animal apresenta. Outro ponto importante que deve ser observado, é a respiração. A pneumonia causa a dificuldade na respiração, além disso, leva a secreção nasal; desidratação; fadiga; febre; perda no apetite; sonolência e etc. Nos casos mais graves, as mucosas do animal podem parecer azuladas. O diagnóstico, na maioria das vezes, é feito através da auscultação do pulmão e exame clínico. O exame deve ser feito por um médico veterinário.

 

Tratamento da pneumonia em cães

O tratamento da pneumonia deve começar combatendo o agente causador da doença. Não é correto tratar primeiro da pneumonia antes do agente que desencadeou a pneumonia, pois ela pode voltar depois de um curto espaço de tempo. O tratamento consiste em terapia medicamentosa escolhida pelo o médico veterinário de sua confiança. Caso o animal esteja bastante debilitado, é valido a internação do mesmo. Na internação o animal é assistido por um profissional 24 horas, havendo assim o apoio médico. Jamais medique por conta própria, o remédio pode ser tornar um veneno, sendo administrado de forma errônea.

 

Prevenção

A prevenção é a melhor forma de evitar uma pneumonia em cães. Um ponto primordial, é sempre combater qualquer doença que acomete o pet, pois pode levar a um quadro de pneumonia. Faça sempre a vacinação anual do seu cão, diminuindo assim, a probabilidade do pet de adquirir certas moléstias. Não deixe seu cão exposto a chuvas e vendavais; não fume perto do seu animal; evite que o pet fique em locais que tenham muito fluxo de carro e caminhões, por conta do CO2 liberado pelos automóveis; não medique o animal sem um médico veterinário, pois pode levar o animal a óbito.

Na presença de qualquer sintoma atípico, apresentado pelo animal, leve-o imediatamente para um profissional. Lembre-se: Quando mais cedo tratar da moléstia, mais probabilidade de recuperação.

 

Por: George Augusto von Schmalz Portella de Macedo

Ocupação: Acadêmico de Medicina Veterinária

Contato: george_medvet@hotmail.com

The post Pneumonia em cães appeared first on Portal do Dog - O maior Portal de Cachorros do Brasil.

Data: 
09 de Março de 2014

Autor

Autor: 
George Augusto
Classifique: 
Ainda sem votos