Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Prolapso retal em cães

O prolapso retal é um assunto no qual poucas pessoas ouviram falar, porém tem uma grande importância médica. O nome prolapso vem do latim prolapsus, que significa na medicina, o deslocamento de um órgão, que sai de sua posição natural, em conseqüência de um relaxamento dos meios de fixação ou de outra causa qualquer. O prolapso retal, portanto,  refere-se quando o órgão acometido é o reto do animal. Nesse caso, o reto (que fica dentro do organismo), exterioriza-se através do ânus, sendo visível e causando bastante incômodo para quem olha. É visto em grande escala em cães filhotes, porém animais na idade adulta ou sênior podem ser acometidos também.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

As causas para essa condição podem ter várias origens diferentes. Em muitos casos são decorrentes de animais que possuem “prisão de ventre”, vômitos constantes ou diarréias severas. Outro fator também que pode desencadear o prolapso retal em cães é o parasitismo, por isso o controle de vermes é imprescindível. Assim como várias outras doenças, o fator genético também pode contribuir para o aparecimento dessa condição.

Os sinais clínicos que o animal apresenta quando possui prolapso retal são bem clássicos, porém é importante que a avaliação seja feita por um médico veterinário. O primeiro sinal clínico a ser observado pelo tutor é a exteriorização do reto do animal, tendo como sua característica uma forma tubular, vermelho escuro e de consistência úmida. Outros sintomas menos observados, são: O animal sente dificuldade de defecar quando há a exteriorização; Pode ou não aparecer sangramento; O cão tende a querer lamber o prolapso; O animal pode sentir dor ao ser tocado no abdômen; O pet pode apresentar agressividade.

O diagnóstico, como dito anteriormente, deve ser feito unicamente por um profissional habilitado. O diagnóstico inicia primeiramente com o exame clínico do animal, sendo um ponto bastante importante na hora do diagnóstico. Outro exame que o médico veterinário pode requerer é o raio-X, para ter uma melhor visualização do caso. O tipo de exame a ser requerido varia de profissional para profissional.

O tratamento para o prolapso retal vai depender de como a condição se apresenta no momento, por isso é importante levar o animal o mais rápido possível para uma clínica veterinária. Caso o reto do animal ainda esteja intacto, sem que se mostre traumatizado e nem necrosado, ele pode ser colocado na sua posição normal e depois suturado com técnicas apropriadas. Porém, em casos de sérios danos ao reto, somente uma intervenção cirúrgica delicada pode solucionar a situação. Jamais tente recolocar o reto para dentro do organismo, isso pode causar sérios danos ao animal ou até levá-lo à morte.

A prevenção consiste em controlar a causa primária para o aparecimento do prolapso retal. Uso de fármacos e manejos corretos, mediantes a prescrição do médio veterinário, é uma boa forma de se evitar este tipo de acontecimento. Leve rotineiramente seu animal para uma avaliação em uma clínica. Qualquer anormalidade na conduta ou saúde do animal, como: vômitos, diarréias, “prisão de ventre” deve ser acompanhada por um profissional.

O animal deve ter uma boa qualidade de vida, assim como nós.

 

Por: George Augusto von Schmalz Portella de Macedo

Ocupação: Acadêmico de Medicina Veterinária

Contato: george_medvet@hotmail.com

Data: 
01 de Janeiro de 2015

Autor

Autor: 
George Augusto
Classifique: 
Ainda sem votos