Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Cachorros são treinados para socorrer vítimas em escombros no Tocantins

Em Tocantins, três cachorros são treinados para socorrer vítimas em escombros em operações do Corpo de Bombeiros. Por isso, o intuito dessa capacitação para os animais é que se tornem capazes de procurar por pessoas em desmoronamentos. E outras ocasiões que envolvam colapsos de estruturas.

Assim, o objetivo das atividades é empregar a versatilidade, a agilidade e o olfato apurado dos cães nas situações enfrentadas pelos bombeiros.

Entenda como os cachorros são treinados para socorrer vítimas em escombros

Portanto, o grupo que está sendo preparado em Tocantins é formado por:

  • Sky: um cachorro de dois anos e que pertence a raça Belga Malinois;
  • DorI: um animal também de 24 meses de idade e da raça Boiadeira Australiano;
  • Nanf: a cadela é a caçulinha do trio e possui somente quatro meses. Ela é fruto do cruzamento da raça Pastor Alemão com Malinois.

Além disso, os cachorros são treinados para socorrer vítimas em escombros pelo sargento Raphael Mollo. As atividades são realizadas diariamente e em locais com difícil acesso ou com intensa vegetação nativa.

cachorros são treinados para socorrer vítimas em escombros

Foto: Corpo de Bombeiros TO

Em entrevista ao portal de notícias da Globo, o G1, o sargento afirmou que os cachorros estão passando por um nível avançado de preparação. Até o momento, o treinamento se limita a formação, instruindo os animais com relação ao que devem executar.

Na próxima fase, o trabalho se volta a uma parte motivacional. Visando, assim, que os cães tenham satisfação ao desempenhar essas ações.

Próximos desafios

Além do treinamento para resgate de vítimas em locais em colapsos de estruturas, o sargento e o se companheiro Sky também estão com agenda cheia para obter novas certificações.

Isso porque há o Seminário Nacional dos Bombeiros, em São Luis do Maranhão, para garantir a Certificação Nacional de Cães de Busca. Além da Certificação Internacional de Cães de Busca, promovida pela International Search and Rescue Dog Organization (IRO).

Para o sargento, o animal, além de um verdadeiro companheiro, conta com muitas vantagens em comparação com o trabalho desempenhado por seres humanos. Segundo Raphael Mollo, o cão treinador evita a entrada desnecessária e perigosa de pessoas em locais com estrutura colapsada antes da hora.

Afinal, o homem não tem a capacidade de reconhecer ou achar uma pessoa viva ou os restos mortais entre escombros sem qualquer tipo de indicação visual. Enquanto em uma operação em campo aberto, o animal cobre uma região correspondente a atuação de 20 pessoas.

O post Cachorros são treinados para socorrer vítimas em escombros no Tocantins apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
12 de Dezembro de 2019

Autor

Autor: 
Cristina Possamai
Classifique: 
Ainda sem votos