Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

O temperamento do Pinscher – Saiba tudo aqui

Quando o assunto é o temperamento do Pinscher, muitas coisas precisam ser entendidas. Esta é uma raça de cachorro muito conhecida e que se adapta há praticamente todos os lugares, embora tenha muito problema de aquecimento corporal (pois eles passam muito frio).

Porém, alguns pontos se convergem e acabam por se tornar “padrões”. Por exemplo, este é um animal que possui um gasto de energia muito alto. E isto, por si só, já faz com que as chances da obesidade canina diminuam muito.

Porém, é preciso também entender que isto não significa que o animal será cem por cento saudável. É preciso equilibrar tudo com a alimentação e com o adestramento.

E para que tudo isso, de fato, possa se equilibrar, não podemos esquecer de algo fundamental: o temperamento do Pinscher. Afinal, é isto que fará com que o cão tome ou não alguma atitude no dia a dia. Ou seja, o temperamento desses bichinhos pode determinar uma série de situações e comportamentos.

Se você é tutor ou tutora de primeira viagem e vai adotar um Pinscher, é imprescindível que você conheça tudo sobre ele. Afinal, cada raça é única e por mais que você tenha conhecimentos gerais de como cuidar de um cachorro, é necessário entender sobre as necessidades exclusivas dele.

Assim sendo, acompanhe nosso guia a partir de agora!

o temperamento do pinscher

Foto: Freepik

O temperamento do Pinscher

O temperamento do Pinscher talvez seja um dos mais “fáceis” de identificar por qualquer pessoa. Todos que conhecem um pouco sobre a raça ou mesmo já ouviram falar dela, sabem que há características muito peculiares de um Pinscher. Este é um animal que muitas vezes pode ser um cão agressivo, curioso, que não cansa de latir e não tem medo de enfrentar cães maiores.

Sim, a bravura de um Pinscher, mesmo um Pinscher Miniatura, pode ser algo nunca antes visto. Estes animais realmente possuem um temperamento e um gênio “forte”. E isto é muito normal. Afinal, eles nasceram desta forma e está na genética.

Mas, ao mesmo tempo, é preciso entender que nem sempre este temperamento “explosivo” ou de excesso de confiança é saudável para eles. E nossa primeira dica é esta: cuidado com o romantismo em excesso para algumas situações relacionadas ao comportamento canino. O cão pode estar sofrendo e você pode não estar percebendo!

Por isso, procurar ajuda para ajustar o comportamento e fazer com que o animal sinta-se mais tranquilo e menos ansioso e estressado podem ajudá-lo a ter uma vida melhor. E, no caso dos Pinscher, ainda mais. Por isso, acompanhe o texto e entenda tudo sobre o temperamento do Pinscher!

comportamento

Foto: Freepik

Energia não falta para o animal

Conforme já falamos anteriormente, a energia talvez seja um dos pontos de maior evidência no temperamento destes animais. Afinal, eles possuem tanta energia que em algum lugar precisam depositá-la e, com isso, acabam tendo comportamentos diferenciados e “fora do padrão” para o tamanho deles.

A energia de um Pinscher pode fazer com que o animal não tenha muita paciência para nada e, ao mesmo tempo, ele pode parecer incansável. É normal. Por isso, quando você estiver no processo de adoção desta raça, lembre-se sempre de oferecer muitas alternativas para que o gasto energético aconteça.

Brincadeiras, jogos para cães, brinquedos diferentes para não enjoar, saídas para passeios e, claro, um treinamento para ele saber dosar as energias é fundamental, ok? Pense nisso e considere estes aspectos antes mesmo de trazer o animal para sua casa!

Um cachorro destemido e que enfrenta qualquer situação

O temperamento do Pinscher faz com que ele seja um cão destemido e que enfrente qualquer situação no dia a dia. Se você observar ou buscar vídeos sobre a raça, verá que eles não hesitam ao atacar. Eles atacam seja lá o que for! Inclusive, cachorros maiores do que eles.

Sim, em outras palavras, isto significa que o animal está defendendo o território. Há nestes comportamentos também um traço genético e instintivo que fazem eles se sentirem mais confiantes. E isto pode ser, inclusive, um problema grande para a saúde mental deles.

Por isso, considere sempre o local em que você mora e todas as circunstâncias territoriais. Neste processo, é importante entender se há outros cães que possam circular pelo mesmo ambiente do Pinscher ou pessoas que causem estranheza e desconfiança no animal.

É importante certificar-se de que o seu cachorro não “surte”. Pois, acredite, se algo o incomodar, ele não vai parar de latir por um bom tempo. E isto é ruim para você e também para o bicho.

o temperamento do pinscher

Foto: Freepik

O Pinscher é muito curioso

As raças de cães curiosos são inúmeras. Mas, talvez uma das que mais ganham relevância neste aspecto, são os Pinschers. O temperamento do Pinscher possui uma fortíssima tendência para explorar novos ambientes, espaços, cantinhos e objetos. Eles precisam disso para se sentirem seguros.

Ou seja, este processo pode culminar em muita dor de cabeça e estresse para eles e, claro, para você. E isto acontece por um simples motivo: com a curiosidade, eles podem descobrir tudo aquilo que você não queria que eles descobrissem. Por exemplo, outros cães, pessoas na rua, objetos que podem machucar, etc.

Por isso, é fundamental que você entenda que eles irão vasculhar e desbravar os ambientes. E você precisa se certificar que nada de mal ocorrerá com eles. Mantenha portões fechados, telas bem fixas caso more em apartamento, objetos que podem causar acidentes domésticos bem escondidos e tudo que você julgar nocivo para a saúde do dog.

O sedentarismo passa longe desse animal

Um dos pontos mais importantes para quem está iniciando o processo de adoção de um cão, é entender que o sedentarismo é ruim. O sedentarismo faz com que os cães fiquem obesos, desenvolvam doenças como a diabetes, entre outros malefícios.

No entanto, quando você adota um Pinscher, este problema pode não ser tão evidente assim. O temperamento do Pinscher faz com que ele tenha que gastar energia. Ou seja, ele estará elétrico o tempo inteiro. E isto, automaticamente, faz com que ele movimente o corpo e tenha um gasto enérgico adequado.

É justamente por isso que eles são cães magros e muitas vezes não aparentam ter gordura nenhuma no corpo. Mas, isto não significa que você deve ignorar o fato do sedentarismo, ok? Afinal, o cão é único e, se você notar que ele está passando muito tempo parado, dormindo, sem vontade, é preciso se preocupar e fazê-lo ter ânimo novamente.

o temperamento do pinscher

Foto: Freepik

Os latidos são constantes

Um cão latindo excessivamente pode ser irritante. E acredite, não só para você, tutor. Para o próprio cão, o excesso de latidos faz com que ele comece a ter dias ruins e estressantes. E você precisa entender que o temperamento do Pinscher muitas vezes faz com que os latidos aconteçam demasiadamente.

Sim, eles adoram latir. Para qualquer coisa. Pois isto os faz se sentirem mais seguros. Porém, é possível evitar. E uma das formas de evitar, é justamente analisando o motivo dos latidos para que você possa resolver o problema. Eles podem latir para outros cachorros, para pessoas na rua ou até mesmo com algum brinquedo irritante.

Preste atenção e mantenha o cão tranquilo com aquilo que você puder.

comportamento

Foto: Freepik

É um cachorro que oferece muito amor ao seus tutores

E por último, talvez um dos pontos mais “fofos” dos Pinschers. Eles podem demonstrar raiva e muita energia para combater outros cães. Mas eles sempre amarão muito seus tutores. Afinal, esta é uma raça muito carente. Como falamos no início do texto, o Pinscher sente muito frio. E isto faz com que ele procure os braços do tutor para sentir-se mais acolhido.

Além disso, o cachorro vai sempre se sentir seguro quando sentir que seu dono está por perto. A confiança aumenta e, automaticamente, a demonstração de amor também. Eles amam um carinho e você precisa estar sempre pronto para oferecer isto a eles.

Cuide bem do seu Pinscher e boa sorte!

O post O temperamento do Pinscher – Saiba tudo aqui apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
22 de Dezembro de 2019

Autor

Autor: 
Camila Da Silva
Classifique: 
Ainda sem votos