Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Como cuidar dos ouvidos do cachorro? Veja dicas!

Saber cuidar dos ouvidos do cachorro da forma correta é indispensável para garantir o bem-estar do pet. Até porque, sabemos que os ouvidos dos cães são bastante sensíveis e precisam de cuidados especiais para não desenvolverem inflamações e irritações.

Por isso, a equipe do Portal do Dog desenvolveu este conteúdo com uma série de considerações sobre esse tema. Não deixe de conferir!

Dicas de como cuidar dos ouvidos do cachorro

Separamos 11 dicas de como cuidar dos ouvidos do cachorro. Por ora, você já pode ver a lista completa:

  1. Durante o banho, proteja contra a água.
  2. Faça uma limpeza externa com produtos próprios.
  3. A limpeza interna só deve ser feita por especialistas.
  4. Inspecione a parte visível com frequência.
  5. Proteja o cão de sons muito altos.
  6. Fique atento ao comportamento de coçar muito as orelhas.
  7. A importância da hidratação das orelhas.
  8. Fique atento ao comportamento das crianças, evitando que elas puxem a orelha do cachorro.
  9. Cuidado com os objetos pontiagudos.
  10. Nunca use produtos de higiene de humanos nas orelhas e nos ouvidos do cachorro.
  11. Mantenha uma visita periódica ao veterinário.

Agora, vamos conversar um pouco mais sobre cada um desses pontos que trouxemos acima. Acompanhe!

Veja também: Cachorro coçar as orelhas frequentemente é normal?

Como cuidar dos ouvidos do cachorro

Lindo Pastor Alemão com as suas orelhas em pé – Foto: Canva

1. Durante o banho, proteja contra a água

Na hora de dar aquele banho revigorante no cachorro, certifique-se de que a água não entrará em seu ouvido. Isso porque, a água dentro do ouvido pode ocasionar o desenvolvimento de inflamações e até infecções em alguns casos.

Além disso, pode ser algo bastante desconfortável para o seu cão. Portanto, sempre que for lavar a cabecinha, cuide para que a água não entre no ouvido.

O mesmo vale para os produtos de higiene, ok? Eles também não devem entrar no ouvido do cachorro, pois podem ser ainda mais agressivos do que a água. Fique de olho!

2. Faça uma limpeza externa com produtos próprios

A única parte que os tutores devem limpar, na hora de cuidar dos ouvidos do cachorro, é a parte mais externa da orelha. Ou seja, não se deve aplicar produtos dentro do ouvido, mas, sim, apenas na região que é visível, do lado de fora.

Além desse tipo de cuidado, lembre-se de nunca usar produtos que não sejam próprios para a limpeza das orelhas dos cães.

Também não use nenhuma receita caseira, sem o aval do veterinário, para fazer essa higienização.

Na dúvida de qual produto comprar para esse fim? Sugerimos que converse com o veterinário do seu cachorro.

3. A limpeza interna só deve ser feita por especialistas

Como mencionamos anteriormente, é muito importante que os tutores dêem atenção apenas à limpeza externa da orelha. Ou seja, não se deve limpar a parte interna dos ouvidos em casa.

O ideal é levar o dog até o veterinário para que o especialista faça essa higienização. Isso se deve ao fato de que o tímpano dos cachorros é bastante sensível, e qualquer movimento em falso, lá dentro, pode deixá-lo surdo.

Isso vale, inclusive, para casos nos quais você deseja usar apenas um “algodãozinho” para higienizar. Não corra o risco de prejudicar a saúde e o bem-estar do seu pet, ok?

Como cuidar dos ouvidos do cachorro

Lindo Pastor Alemão com as suas orelhas em pé – Foto: Canva

4. Inspecione a parte visível com frequência

Sempre que possível, tire uns minutinhos para inspecionar a parte externa da orelha do cachorro, além de tentar visualizar a parte mais interna – mas sem forçar, ok?

Verificar essas regiões, com frequência, pode ajudá-lo a detectar qualquer tipo de ferimento, mancha, sujeira ou irritação.

Caso perceba qualquer um desses sinais no ouvido, seja na parte mais externa ou não, leve o seu pet ao veterinário. Também não recomendamos a automedicação neste caso, combinado?

Como cuidar dos ouvidos do cachorro – 5. Proteja o cão de sons muito altos

Como mencionado anteriormente, os ouvidos dos cachorros são bastante sensíveis, inclusive aos sons. Isso quer dizer que eles sofrem quando ouvem um som alto, além de que isso pode causar efeitos como:

  • Surdez no médio e longo prazo.
  • Estresse.
  • Agressividade.
  • Ansiedade.

Sendo assim, o mais prudente a se fazer é proteger o cachorro contra ruídos muito elevados. Se você sabe que, em determinado horário do dia, há muito barulho na sua rua – por exemplo, por conta de uma indústria por perto -, tente montar um ambiente que seja agradável, seguro e confortável para o pet, protegendo-o da exposição a esse som.

Sabemos que nem sempre será possível privá-lo de todo e qualquer som, mas buscar fechá-lo em um ambiente, para tentar abafar ao máximo os sons altos, pode ser uma forma de proteger não só o ouvido, como a saúde mental do cachorro.

Veja também: Como tirar água no ouvido do cachorro: Entenda!

examinando o ouvido do cachorro

Examinando o ouvido do cachorro no veterinário – Foto: Canva

6. Fique atento ao comportamento de coçar muito as orelhas

Para cuidar dos ouvidos do cachorro, precisamos sempre prestar atenção nos detalhes. Afinal, como os pets não têm a capacidade de nos contar quando algo não vai bem, precisamos ficar atentos às mudanças de comportamento, por exemplo.

Dentre esses comportamentos, podemos observar a ação de ficar coçando muito as orelhas. Se o seu pet faz isso, o ideal é levá-lo ao veterinário, pois pode ser um caso de alergia, mas também pode ser uma infecção auditiva.

Também cuidado com a automedicação nesses casos, ok? Às vezes, os tutores dão anti-histamínico para o cachorro, crendo que a coceira é proveniente de uma alergia. Mas, se isso não foi recomendado pelo veterinário, pode ser que você esteja apenas mascarando algo pior e que precisa de tratamento.

Portanto, se o seu pet começa a coçar demais as orelhas, o ideal é investigar mais de perto o que pode estar acontecendo.

Como cuidar dos ouvidos do cachorro – 7. A importância da hidratação das orelhas

Alguns cães podem sofrer com o ressecamento da parte mais externa das orelhas, por diversos motivos. Nesses casos, é interessante conversar com o veterinário para adquirir algum tipo de hidratante para orelhas, que auxiliem na redução desse efeito ruim.

Entretanto, aqui vale um alerta: não cometa o equívoco de aplicar hidratantes de humanos na orelha do cachorro, pois isso pode intoxicá-lo. Nunca se esqueça de que o nosso organismo suporta determinadas substâncias químicas que o organismo do pet não consegue lidar, e vice-versa.

Por conta disso, o ideal, nesses casos, é sempre utilizar produtos recomendados por especialistas.

O alerta também vale para receitas caseiras: fique atento ao tipo de informação que você encontra na internet e sempre converse com o veterinário antes de colocar em prática algo que foi ensinado dessa forma, ok?

cão observador

Cão fofo – Foto: Canva

8. Fique atento ao comportamento das crianças, evitando que elas puxem a orelha do cachorro

Se você tem crianças pequenas em casa, é muito importante que mantenha a supervisão atenta quando elas estiverem perto de um pet.

Isso porque, em alguns casos, as crianças podem não ter noção do que os seus comportamentos causam no cachorro. É por isso que muitos pequenos acabam puxando a orelha dos pets, sem fazer isso por maldade.

Porém, permitir esse comportamento é arriscado por dois motivos:

  • O cachorro pode ficar agressivo, devido à dor que sente, o que o faz morder ou atacar a criança.
  • O pet pode sofrer com ferimentos e lesões nas orelhas devido aos puxões.

Portanto, mantenha-se atento nesse sentido, sempre orientando as crianças quanto à melhor forma de lidar com um cão.

examinando o ouvido do cachorro

Examinando o ouvido do cachorro no veterinário – Foto: Canva

Como cuidar dos ouvidos do cachorro – 9. Cuidado com os objetos pontiagudos

Os objetos pontiagudos, como por exemplo, talheres, podem ser uma verdadeira armadilha para os cães.

Por conta disso, é muito importante que você evite que esse tipo de item fique perto do cachorro. Caso contrário, ele pode acabar se machucando e, inclusive, machucando o ouvido, ao entrar em contato com isso de forma acidental.

Sendo assim, sempre faça aquele check-up no ambiente, especialmente se for deixar o cachorro sozinho, para garantir que ele não sofra acidentes nesse sentido.

10. Nunca use produtos de higiene de humanos nas orelhas e nos ouvidos do cachorro

Jamais utilize algum produto humano para tentar limpar alguma coisinha na orelha ou nos ouvidos do seu cachorro. Lembre-se do que comentamos anteriormente: nem tudo o que o nosso corpo, de ser humano, suporta, o corpo do pet será capaz de suportar. Logo, muitos produtos feitos para a nossa higiene podem se tornar um verdadeiro veneno para os cães.

Se você quer realmente manter as orelhas do pet limpinhas, use produtos adequados para isso. E se você realmente quer cuidar dos ouvidos do cachorro, leve-o ao veterinário para que seja feita a limpeza interna, ok?

Desse modo, você protege o bem-estar e a saúde do cachorro de maneira efetiva, reduzindo as chances de efeitos colaterais no curto, médio e longo prazo.

11. Mantenha uma visita periódica ao veterinário

Além de cuidar dos ouvidos do cachorro em casa, com base em dicas seguras e recomendações dadas por especialistas, outro ponto que deve ser considerado é as visitas regulares ao veterinário.

Lembre-se de que esse tipo de visita é essencial não só para a saúde dos ouvidos, como também para outros tipos de cuidados relacionados ao bem-estar animal.

Dessa maneira, caso alguma inconformidade seja encontrada, o profissional já poderá iniciar o tratamento, sempre protegendo a saúde e oferecendo qualidade de vida para o seu amigo de quatro patas.

Inclusive, se você tiver alguma dúvida com relação ao que leu neste artigo, recomendamos que sempre considere o que o seu veterinário sugerir, está bem?

Afinal, cada cão é único e vai ter uma condição única de cuidados, que precisa ser considerada no momento de uma investigação mais profunda.

Além disso, tomar todos os cuidados de prevenção é muito importante!

Até a próxima!

O post Como cuidar dos ouvidos do cachorro? Veja dicas! apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
03 de Junho de 2023

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos