Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Principais doenças do Bulldog Francês – Quais são?

Você conhece as principais doenças do Bulldog Francês? Ou melhor, já ouviu qualquer tipo de afirmação ou “curiosidade” a respeito da raça? Pois bem, no texto de hoje, vamos esclarecer alguns pontos a respeito do que mais atormenta estes cães e o que você precisa ficar atento para proporcionar a eles muita qualidade de vida.

O Bulldog Francês é o queridinho de muitas pessoas. Quem o quer, não é por motivos de “aleatoriedade”. É por motivos claros. E por isso, alguns assuntos acabam sendo consumidos e entendidos de forma natural, pois há interesse envolvido. E com relação as doenças, condições ou fraquezas do animal, não é diferente.

Afinal, precisamos aprender a tratar e a lidar com o cão. Mesmo que não possamos ser especialistas no assunto, simplesmente pelo fato de buscar informações e demonstrar interesse por algum ponto, já faz com que possamos cuidar melhor do animal. Afinal, quando notarmos algo “estranho”, podemos identificar e levar ao veterinário.

Assim sendo, acompanhe o texto.

Principais doenças do Bulldog Francês

Foto: Freepik

Principais doenças do Bulldog Francês

Algumas das principais doenças do Bulldog Francês estão relacionadas ao estilo de vida, comportamento e formato do corpo do cão. Sim, algumas coisas que são consideradas “fofas”, como o formato do rosto ou pele enrugada, podem significar também muita dor e desconforto para o animal.

No entanto, vale lembrar que não necessariamente todo Bulldog Francês desenvolverá as condições e doenças aqui descritas, ok? Este artigo é informativo e não conclusivo. Não use estas informações como forma de diagnosticar um problema e também não se assuste, achando que seu cão está ou vai ficar doente.

Cada cão será único e terá um estilo de vida e uma forma de criação. Por isso, algumas situações podem não ocorrer e outras sim. Não há “regra”. O que há, é um conjunto de fatores que pode ou não provocar alguma condição negativa para a saúde do animal. Assim sendo, acompanhe o texto e saiba mais.

condições negativas da raça

Foto: Freepik

Síndrome do cachorro braquicefálico

A primeira das principais doenças do Bulldog Francês, é a síndrome do cachorro braquicefálico. Esta é uma condição que afeta não só o Bulldog Francês, como todos os cães que possuem o nariz achatado, como o pug e outros. Infelizmente, o nariz achatado pode fazer com que o cachorro sinta muita falta de ar e insuficiência respiratória.

Em casos mais graves, eles podem chegar a ter um colapso. Por isso, é bom sempre prestar atenção em diversas situações. Por exemplo, não pratique exercícios pesados com o animal e muito menos em dias quentes. Quanto mais você forçar a respiração deles, mais eles ficarão desconfortáveis.

Colite histiocítica ulcerativa

A colite histiocítica ulcerativa é um problema que afeta o intestino grosso dos Bulldogs Franceses. Você notará muito sangue, vômitos e diarréias constantes quando o animal está sofrendo deste problema. Por isso, é fundamental que você preste atenção em tudo que está acontecendo no dia a dia do animal.

Sejam vômitos amarelados ou diarréias com a presença de sangue, isto por si só já é um grande sinal de alerta. Ou seja, somente por este motivo você já deve atentar-se e levar o animal a um veterinário o quanto antes. Não deixe a situação se agravar.

problemas da raça

Foto: Freepik

Entrópio

Entre as principais doenças do Bulldog Francês, está o Entrópio. Esta condição, basicamente, faz com que a pálpebra do animal dobre-se para dentro. Ou seja, ela pode provocar lesões oculares graves e deixar o cachorro extremamente desconfortável com o problema. Inclusive, o animal pode sofrer cegueira integral por conta desta condição.

Doença do disco intervertebral em cães

De forma resumida, a doença do disco intervertebral é uma hérnia que pode deixar o seu cão extremamente desconfortável e com dores médias e fortes. Além das dores, este problema pode fazer com que o cachorro perca o controle de diversas funções e movimentos no corpo. Por isso, toda atenção é pouca com seu Bulldog Francês.

Lábio leporino e fenda palatina

O lábio leporino e fenda palatina podem ser situações muito doloridas para o cão. Trata-se de uma abertura do lábio do cão ou até mesmo no céu da boca deles. Este problema ocorre ainda na formação e desenvolvimento do embrião, por isso, é genético. O cão pode sentir dor e ter secreções contínuas, podendo, inclusive, evoluir a óbito. Um cão doente é tudo que você menos quer, não é mesmo? Por isso, preste atenção no desenvolvimento dele para que eventuais problemas possam ser tratados.

Principais doenças do Bulldog Francês

Foto: Freepik

Hemivértebra em cães

A hemivértebra em cães é uma condição extremamente difícil de lidar. Afinal, a genética pode provocar a má formação das vértebras. E isto, como você deve imaginar, é extremamente dolorido e impõe muita dificuldade ao cão. Entre as dificuldades, ele poderá ter problemas ao se locomover e até mesmo tornando-o incapaz. Caso você tenha um Bulldog Francês nestas condições, procure especialistas para poder proporcionar o máximo de qualidade de vida ao animal.

Dermatite de dobra facial

Outra das principais doenças do Bulldog Francês, é a dermatite de dobra facial. Infelizmente, esta é uma alergia canina que muito provavelmente vai afetar aqueles cães que possuem o tecido da pele enrugado. Ou seja, cães com estas características precisam receber uma atenção especial do tutor para sempre conter qualquer tipo de sujeira ou umidade entre as dobrinhas (fofas) do animal.

Principais doenças do Bulldog Francês

Foto: Freepik

Olho de cereja

O olho de cereja também é uma condição que pode afetar os Bulldogs Franceses. Não é grave, mas pode causar muita irritação no animal, pois o olho dele fica muito irritado e lacrimejando boa parte do dia. Infelizmente, esta situação está associada a genética do cão e não há muito o que fazer, a não ser levá-lo a um profissional para que possa ser receitado algum colírio ou algo do tipo.

O Bulldog Francês é um cão que não dá muito trabalho, desde que você tenha todas as vacinas e cuidados em dia. Ele é um cão que precisa de atenção com estas situações mencionadas, principalmente pelo fato da respiração ser comprometida. Por isso, não hesite em observá-lo durante boa parte do dia (principalmente no começo) para que você sinta segurança e possa oferecer as melhores condições ao animal.

Cuide do seu pet e boa sorte!

O post Principais doenças do Bulldog Francês – Quais são? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
26 de Dezembro de 2019

Autor

Autor: 
Camila Da Silva
Classifique: 
Ainda sem votos