Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

O temperamento do Rottweiler – Tudo que você precisa saber

O temperamento do Rottweiler é algo que você precisa conhecer antes mesmo de adotar o seu cão de estimação. Principalmente se você é tutor de primeira viagem, entender tudo sobre como o cachorro em questão se comporta para que não haja imprevistos é fundamental.

Na verdade, a qualidade de vida do cão em si, depende de como ele sente-se em casa. Caso tenha um temperamento agressivo e seja estimulado a isso, ele pode ser ansioso e estressado. Caso tenha um temperamento mais sentimental e carinhoso e não sentir isto do tutor, as mesmas condições podem se desencadear.

Por isso, independente de como o cachorro se comporta e independente do temperamento dele, é fundamental que você interprete tudo para ajudá-lo. No caso do temperamento do Rottweiler, é preciso entender que o cão pode ser estimulado e treinado ainda quando filhote para não se condicionar da forma errada.

Para entender mais sobre o tema, acompanhe o texto.

temperamento do rottweiler

Foto: Freepik

O temperamento do Rottweiler – Tudo que você precisa saber

Para entender tudo sobre o temperamento do Rottweiler, você precisa entender mais sobre como esta raça se comporta. Em resumo, esta é uma raça de cães que precisa de muito treinamento e condicionamento. Caso contrário, podem facilmente se “corromper”. Pois, instintivamente, eles buscam ser cães de guarda e tornam-se agressivos por isso.

É claro que também há muito “preconceito” neste sentido, julgando o cão pelo porte e pela fama de agressivo. Um exemplo próximo disso, são os Pitbulls. Quem disse que um Pitbull é violento ou agressivo? Ele não é. Pelo contrário: ele é estimulado a isso. E, instintivamente, acaba aceitando e se tornando um cachorro que impõe respeito.

No caso do Rottweiler, uma situação parecida acontece. Ele até pode ser amigo, mas caso não seja treinado e não sinta a presença do tutor como seu líder, isto não acontecerá. Ou seja, há muita carga de responsabilidade em quem deseja adotar um Rottweiler. E tudo precisa estar em dia para que você e ele sintam-se bem.

Entenda um pouco mais sobre o temperamento do Rottweiler a seguir.

Eles são amigos, mas não de primeira

Conforme mencionamos anteriormente, os Rottweilers são amigos. Mas não de primeira. Ou seja, um dos pontos iniciais do temperamento desta raça, é não “dar mole” para quem chegar perto. E isto gera em você, tutor, uma atenção especial. Pois você precisa garantir, através de muros e treinamentos, que o animal não machuque ninguém.

Um Rottweiler pode facilmente se irritar com alguma situação, pois instintivamente ele será tentado a isso. Mas nada que um bom treinamento não condicione-o a entender quando ele deve e quando ele não deve defender o território ou o tutor. Por isso, caso você queira ter um animal desta raça, saiba que precisará investir em um bom adestramento canino.

temperamento do rottweiler

Foto: Freepik

Muitas vezes eles não tem noção do tamanho deles

Você já parou para pensar que alguns animais, de tão brincalhões e “bobões”, acabam não percebendo o real tamanho deles? Pois é. Isto acontece muito com o Rottweiler. Este é um cão que, por mais que tenha fortes tendências a defender o território, ele também pode ser um grande (literalmente) amigo.

Um dos pontos do temperamento do Rottweiler é que eles adoram pular e abraçar os tutores ou quem consideram parceiros. Por isso, caso você não consiga liderar o seu animal e ele não tenha sido adestrado corretamente, saiba que poderá lidar com situações assim. Embora possa ser desconfortável, muitas vezes é apenas para brincar.

Ele tende a dominar o ambiente, caso não tenha um líder

O Rottweiler é dominador. Ou seja, para ele se sentir seguro, ele precisa dominar o território e o ambiente. E isto quer dizer que você precisa, desta forma, estar preparado para liderar o animal. Caso contrário, ele é quem liderará você. Por isso, tome atitudes para ser o líder do seu cão o quanto antes.

O ideal é que você mostre para ele, desde filhote, quem manda. E para isso, você precisará condicioná-lo a situações e treiná-lo para ouvir seus comandos de ordens. Pode levar tempo, mas dará certo.

temperamento do rottweiler

Foto: Freepik

A inteligência do Rottweiler é grande

Existem diversas raças de cachorros inteligentes. Mas o Rottweiler certamente tem um bom destaque neste quesito. Isto significa dizer que ele está entre as raças mais inteligentes do mundo, conseguindo captar treinamentos e condicionamentos facilmente.

Por isso, muitas situações do temperamento do Rottweiler podem ser consideradas “pensadas”. Embora o instinto esteja presente em muitos comportamentos, a maioria deles acontece como forma de uma reação. Se o animal entender que ele precisa respeitar um comando, ele fará isso.

Ele precisa de espaço para brincar e correr

Todo e qualquer cachorro precisa de espaço para brincar e correr. O confinamento, principalmente em apartamentos fechados, é muito prejudicial para estes animais. E no caso do Rottweiler, mais ainda. O temperamento dele pede que ele tenha um gasto de energia que seja suficiente durante o dia (afinal, é um cão de grande porte).

Quando a energia começa se acumular, tudo ficará mais difícil: você terá dificuldades de liderança, de treinamentos, de respeito e muitas outras coisas. Por isso, caso esteja pensando em adotar um lindo Rottweiler, considere um amplo espaço para ele ser feliz.

comportamento

Foto: Freepik

Os latidos são controlados, mas bem direcionados

Quando um cão late demais, significa que há algo de errado com ele ou com o ambiente. E quando um cão late de menos, podemos considerar as mesmas hipóteses. Agora, no caso do Rottweiler, os latidos são extremamente controlados e direcionados somente para algumas situações.

Por isso, quando você notar o seu cão latindo, saiba que é por algum motivo importante. Principalmente se ele já tiver cumprido várias etapas de treinamento e adestramento no decorrer dos anos. Ele não late a toa e você precisa ter isto em mente.

Eles adoram destruir o que vem pela frente

O Rottweiler é do time dos cães destruidores. Infelizmente, isto faz parte de seu temperamento. Este é um animal que possui muita energia e, de alguma forma, ele precisa gastá-la. Caso você, tutor, esteja deixando a desejar neste auxílio ao gasto de energia, saiba que seu cão poderá ter atitudes muito negativas.

Mas, claro, tudo isto pode ser combatido. Um cão que destrói tudo que vem pela frente, na verdade está querendo dizer algo para o tutor. Geralmente pode ser uma falta de brincadeiras ou uma falta de treinamentos. Caso esteja presenciando isso, procura ajuda especializada e dê mais qualidade de vida ao seu animal.

comportamento

Foto: Freepik

O Rottweiler tende a ser obeso, caso não haja controle

Infelizmente, o temperamento do Rottweiler faz com que ele queira comer muito. E isto, obviamente, não é bom. Esta raça pode ficar facilmente obesa. Por isso, controlar a alimentação é um dos pontos mais importantes que você, tutor, precisa colocar em prática.

No entanto, controlar a alimentação não significa fazer com que o cão coma pouco. Pelo contrário! Ele precisa comer muito, mas comer certo. Afinal, o corpo dele é grande e requer muitos nutrientes durante boa parte do dia. Mas tudo isso precisa ser acompanhado de boas práticas saudáveis para que ele não acumule gordura ou tenha problemas cardíacos no futuro.

Cuidar do seu Rottweiler de forma que ele possa ser feliz, equilibrado e saudável é fundamental. Considere nossas dicas e boa sorte!

O post O temperamento do Rottweiler – Tudo que você precisa saber apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
24 de Dezembro de 2019

Autor

Autor: 
Camila Da Silva
Classifique: 
Ainda sem votos