Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Cachorro pode comer melancia? É saudável para ele?

Em muitos videoclipes disponíveis na internet, vemos um cachorro comendo melancia. Os cães parecem ficar encantados com esta fruta suculenta. Mas o cachorro pode comer melancia? A fruta não é prejudicial ao cão? Descubra agora!

Cachorro pode comer melancia?

Sim, a melancia pode ser um lanche na dieta do seu cão, mas você deve administrá-la com moderação e da maneira certa.

A melancia pode ser administrada a cães, mas não pode ser uma grande parte da dieta. Se um cão ingerir muita melancia, é provável que acabe com dor abdominal e diarreia ou outros sintomas gastrointestinais.

Cachorro comendo melancia

Cachorro comendo melancia – Foto: Freepik

A melancia é rica em nada além de água. Isso a torna a fruta ideal para reidratação para humanos e cães. (Uma das razões pelas quais é uma fruta deliciosa para ser consumida no verão). A melancia também é de baixa caloria, embora a quantidade de açúcar natural seja um pouco maior que o normal.

A fruta também possui um bom nível de vitaminas A e C. (Não tanto quanto o abacaxi, portanto não há perigo de que seu cão possa realmente ter uma sobrecarga de vitamina C. Melancia também contém minerais essenciais, como potássio e magnésio, cada um dos quais é necessário como parte integrante de uma dieta saudável e equilibrada para o seu cão.

Como dar melancia ao cachorro

  1. Primeiro de tudo, a melancia para o cão deve ter as sementes removidas. Elas podem permanecer no intestino, causando obstrução. Comer muitas sementes pode resultar em bulbos estomacais muito fortes e diarreia.
  2. A pele dura e verde deve ser removida da fruta. Servimos apenas a parte vermelha sem sementes.
  3. Corte a melancia em pedaços. Você também pode congelá-la. Lembre-se de que os cubos de melancia não devem ser muito pequenos, porque o cão pode engasgar com eles. O melhor tamanho é aquele que lhe permite mastigar (por uma mordida ou duas).

Se o cachorro nunca comeu melancia, ofereça em pequenas quantidade e verifique como o cão reage. Se houve diarreia, vômito ou o cão não está entorpecido. Quanto menor o cão, menor a porção que ele pode receber.

Cachorro comendo melancia

Cachorro comendo melancia – Foto: Freepik

Os cães gostam de melancia?

Depende do cachorro em particular. Há quem ame e quem não goste. Para aqueles cães que gostam de comer uma fatia de melancia, pode ser um lanche ou uma recompensa. Funciona muito bem nos dias quentes de verão, porque também hidrata.

Para quais cães vale a pena dar melancia?

Devido à presença de luteína e zeaxantina na melancia, a melancia pode ser uma adição valiosa à dieta de cães que têm uma tendência natural a doenças oculares, por exemplo:

A presença de licopeno faz da melancia um bom lanche para cães em risco de câncer. Estudos em células de osteossarcoma mostraram que o licopeno pode inibir seu crescimento.

Cachorro comendo melancia

Cachorro comendo melancia – Foto: Freepik

A polpa de melancia também contém muita vitamina C, mas o cão a sintetiza sozinha e raramente é necessária suplementação adicional.

Melancia para o seu cão pode ser prejudicial se o seu cão tem diabetes. Isso se deve ao alto teor de açúcar dessa fruta e ao seu alto índice glicêmico. Em casos raros, pode acontecer que o cão seja alérgico à melancia, portanto, especialmente quando lhe damos frutas pela primeira vez, vale a pena prestar atenção se o cão não está se coçando ou se tem outros sintomas de intolerância ou alergias.

Cachorro pode comer melancia? – Considerações finais

Desde que sem sementes e por razões de segurança a casca sejam removidas, seu cão certamente poderá desfrutar de uma suculenta melancia. Se o seu cão acidentalmente comer muita melancia, ele provavelmente desenvolverá diarreia. Assim, observe seu cão cuidadosamente pelas próximas 24 horas. Se a diarreia não melhorar após 24 horas, consulte o veterinário!

O post Cachorro pode comer melancia? É saudável para ele? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
12 de Julho de 2020

Autor

Autor: 
Rodrigo Amar
Classifique: 
Ainda sem votos