Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Doação de sangue para cães: Critérios e Como funciona

A doação de sangue para cães acontece seguindo algumas qualificações. Veja, a seguir, como funciona e quis são os critérios para seu cão se tornar doador.

Enquanto em uma verdadeira emergência, teoricamente, qualquer cão pode doar sangue, alguns cães são melhores doadores de sangue. Já sabemos que os veterinários preferem um tipo sanguíneo negativo DEA 1, mas aqui estão mais algumas qualificações que eles procuram.

Critérios da doação de sangue para cães

cachorro doando sangue

Cachorro doando sangue – Foto: Freepik

O cão ideal para doar sangue é:

  • mais de 22kg (e com um peso saudável para seu tamanho; cães maiores podem doar um volume maior de sangue com mais facilidade e frequência do que cães menores)
  • atualizadas sobre suas vacinas;
  • saudável (sem sopro cardíaco);
  • não toma nenhum medicamento;
  • livre de doenças infecciosas, parasitas e doenças transmitidas pelo sangue;
  • calma (capaz de ficar quieta por 10 a 15 minutos enquanto o sangue está sendo coletado).

DEA 1 Negativo

Se o tipo sanguíneo DEA 1 for compatível e não houver resposta imunológica observada nos testes de cruzamento, é seguro prosseguir com a transfusão de sangue de cães.

Quais problemas de saúde do cão requerem uma transfusão de sangue?

Um cão pode precisar de uma transfusão de sangue para substituir o sangue após uma severa perda de sangue por cirurgia ou trauma.

Existem também algumas doenças (por exemplo, doença de Von Willebrand) que podem causar sangramento e perda séria de sangue, que podem ser tratadas com uma transfusão de sangue.

pets doando sangue

Pets doando sangue – Foto: Freepik

Outras doenças danificam e destroem as células sanguíneas, de modo que uma transfusão de sangue pode ajudar a substituí-las e permitir que o cão se sinta melhor.

Para cães com qualquer uma dessas condições, obter, portanto, uma transfusão de sangue de outro cão pode salvar vidas.

Qual é o processo para transfusões de sangue de cães?

Aqui estão as etapas para encontrar uma correspondência e o que acontecerá durante a transfusão de sangue real.

Como encontrar um doador de sangue para cães

Existem duas maneiras pelas quais os veterinários podem obter sangue para uma transfusão.

Eles podem retirar sangue de um doador canino disposto ou entrar em contato com um banco de sangue para animais de estimação e solicitar sangue.

Os veterinários podem, portanto, solicitar os bancos nacionais de sangue para animais de estimação. Além disso,  muitos hospitais locais de emergência e especializados também têm seus próprios bancos de sangue.

seringa para doação de sangue de cães

Seringa – Foto: Freepik

Qual é o melhor tipo de sangue para doações de sangue de cães?

Os cães negativos para DEA 1 são preferidos para doar sangue porque seu sangue pode ser transferido com segurança para cães negativos ou positivos para DEA 1.1 ou DEA 1.2.

No entanto, os cães negativos para DEA 1 não são verdadeiramente “doadores universais”. Isto porque um cão pode ser positivo para outro tipo de sangue que pode causar um problema.

Para garantir que não haja uma reação imunológica séria a nenhum dos tipos sanguíneos de um cão doador, o veterinário fará outro teste chamado “cruzamento“. Este teste verifica a compatibilidade geral do sangue de doador e receptor.

Depois de confirmar o tipo sanguíneo DEA 1, portanto, e executar um teste de cruzamento, um veterinário normalmente pode determinar qual tipo de sangue será o mais bem-sucedido para o cão que recebe a transfusão.

O post Doação de sangue para cães: Critérios e Como funciona apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
04 de Maio de 2020

Autor

Autor: 
Michele Azevedo
Classifique: 
Ainda sem votos