Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Melhor amigo do homem – Por que o cachorro é conhecido por esse ditado?

Você certamente já ouviu aquela expressão que diz que o cachorro é o melhor amigo do homem, certo? Pois bem, você já parou para pensar o que de fato ela significa? Ou melhor, você já parou para analisar como ela se encaixa perfeitamente na vida dos animais que temos em casa? Bom, no texto de hoje, vamos entender um pouco mais a respeito disso para que você possa compreender cada vez mais o dia a dia do seu cãozinho.

Na verdade, o comportamento canino, obviamente, pode variar. E não podemos afirmar que todos os cães terão um comportamento igual ao outro, de acordo com o que iremos apresentar abaixo. Mas, este texto busca explanar um pouco mais como a vida desses bichinhos é influenciada e impactada diretamente pelas atitudes do tutor. O que o tutor fizer ou deixar de fazer, poderá ser a resposta para muitas questões do comportamento do cão.

Quer entender tudo? Bom, então continue lendo e descubra mais sobre os motivos do cachorro ser o melhor amigo do homem!

melhor amigo do homem

Foto: Freepik

Melhor amigo do homem – O que significa este ditado?

O melhor amigo do homem é o… cachorro, isso mesmo! Estes animais ganharam este apelido devido ao seu comportamento e a sua presença no dia a dia da vida dos tutores. Mas, se você está pensando que eles simplesmente entendem que você é amigo deles, saiba que não é bem por aí. O que acontece, na verdade, é uma troca: eles geram amor e carinho a partir do momento que sentem isso de volta. Assim como em todas as relações, humanas ou não.

O fato é que, quanto mais apegado o seu cão for de você, mais ele sentirá necessidade da sua presença constante. Ele precisa que você esteja por perto para sentir esta retribuição de amor. O que pode ser até fofo, mas é um problema quando colocado no longo prazo. Afinal, a dependência canina não é boa para o animal e muito menos para você, que também sofre por ver o animal sofrendo.

Mas, iremos falar mais sobre isso no decorrer do texto. O importante é termos a noção de que o melhor amigo do homem, de fato, é o cão. E os motivos são inúmeros, pois eles são muito mais do que simples animais que precisam comer para sobreviver. E é justamente este o nosso próximo tópico. Veja!

melhor amigo do homem

Foto: Freepik

Um cachorro é mais do que simplesmente um animal

Quando vamos adotar um cachorro, muitas vezes simplesmente pensamos em como alimentá-lo, mantê-lo limpo e seguro. Mas, a verdade é que um cachorro precisa de muito mais do que isso. Afinal, ele é muito mais do que um simples animal que precisa sobreviver em meio a uma floresta densa e perigosa. Ele é um animal que precisa de um lar, de uma família e de muito amor. Esta necessidade existe e você precisa supri-la.

É óbvio que o cachorro ainda assim é um animal. E, sendo um animal, ele tem instintos e precisa de tempo para assimilar o que ele pode e o que ele não pode. Porém, a mente deles faz com que ele demonstrem um apego gigantesco por quem os adota. E isto gera uma demanda no tutor que, de alguma forma, precisa ser correspondida. Seja com um adestramento canino ou seja com a presença constante no dia a dia do animal.

Por isso, entender o comportamento do cão é um passo importantíssimo para que você possa, de alguma forma, interpretar o animal e saber o que fazer em algumas situações. Afinal, o cachorro precisa de você pra tudo. Mas, nem sempre é possível oferecer tudo que ele quer. E, neste caso, é preciso de uma ajuda profissional para que o melhor amigo do homem possa entender as responsabilidades também.

Acompanhe!

melhor amigo do homem

Foto: Freepik

Como o comportamento canino influencia no dia a dia de um cão

Bom, já entendemos que o melhor amigo do homem é mais do que um animal e possui algumas necessidades específicas. Mas, que necessidades são essas? E como elas são construídas a partir do comportamento do cão? É isso que veremos a partir de agora. Afinal, toda ação tem um porquê. E, se um cachorro age de determinada maneira, é porque houve algum estímulo a isso.

Por exemplo, se o animal late quando você chega em casa, pode ser alguns tipos de sinais claros. Pode ser um simples “oi”, pode ser um alerta para você entender que o animal estava muito tempo sozinho, etc. Descobrir isso nem sempre é fácil e é importante que você preste atenção no comportamento do animal de forma geral para ter uma interpretação mais clara.

As influências que o melhor amigo do homem têm para ser o melhor amigo do homem são inúmeras. Por exemplo:

  • Eles precisam da presença do tutor para sentirem-se protegidos e felizes;
  • As recompensas são importantes para treiná-los;
  • Eles são amigos pois “sugam” sua energia negativa;
  • O ciúmes de outros animais acontece;

Vamos entender um pouco mais sobre cada aspecto a partir de agora.

melhor amigo do homem

Foto: Freepik

Eles precisam da presença do tutor para serem felizes

O cão precisa da presença do tutor para ser feliz e isso é um fato. Ou seja, a questão de ser o melhor amigo do homem é tão romântica a ponto de fazer o animal sentir-se mal quando você não está! E isto pode ser um erro muito grave para a vida do cão. Afinal, eles precisam ter uma certa independência para não sofrerem de estresse ou alguns tipos de ansiedades, como a síndrome da ansiedade da separação.

Esta é sim uma evidência de que eles são os melhores amigos do homem. Mas, nossa recomendação é que você tenha cautela para lidar com isso. Pois, quanto mais o animal precisar de você no ambiente, mais ele pode ser infeliz, inseguro e angustiado. O que para a saúde mental do cão é péssimo.

Assim sendo, busque um treinamento que possa ensiná-los que eles podem ser muito amigos, mas, que também precisam “se virar” sozinhos quando você não estiver. Ao menos, não sentirem-se ameaçados ou sozinhos.

melhor amigo do homem

Foto: Freepik

Os cães se comportam a base de recompensas

Qualquer tipo de treinamento ou adestramento vai usar algumas técnicas específicas para fazer o animal entender uma atividade, tarefa ou comportamento. E uma destas técnicas, são as recompensas. Pois bem, elas funcionam com a maioria dos animais (a maioria não são todos, ok?) e você também pode utilizá-las caso queira mostrar ao seu melhor amigo o que ele pode e o que ele não pode.

Funciona assim: toda vez que ele acertar algum comportamento, você elogia e dá uma recompensa. Agora, quando ele não acertar, você não dá. E desta forma, ele vai sendo constituído de uma maneira saudável. Logo, ele será o melhor amigo do homem na melhor versão possível. Pois, além de ser um fiel companheiro, ainda será educado e comportado.

melhor amigo do homem

Foto: Freepik

Eles sempre estarão presentes no seu dia a dia para “sugar” sua energia negativa

Talvez você já tenha ouvido que o melhor amigo do homem está presente para todas as situações, não é mesmo? Pois bem, e isto acaba sendo uma verdade. Afinal, depois daquele dia pesado e estressante de trabalho, nada melhor do que ser recebido com amor e carinho do seu cãozinho. E isto, por si só, já garante uma melhora significativa do seu humor. Pois acontece uma espécie de “filtragem” de energia, deixando as negativas pro lado de fora.

É praticamente automático e isto é incrível. Parece que, mesmo por alguns minutos, conseguimos esquecer daquilo que nos atormenta. E o responsável por isso, é o cãozinho e sua simples presença e necessidade de amar e ser amado. Mas, é lógico: não podemos nos aproveitar disso de uma maneira abusiva. Afinal, os animais sentem quando estamos tristes e muitas vezes, podem ser o reflexo disso.

Portanto, não coloque uma demanda grande no animal, ok?

cão feliz

Foto: Freepik

Eles adoram ser o centro das atenções – e você adora que eles sejam

O melhor amigo do homem adora ser o centro das atenções. E isto é realmente incrível! Assim como eles “absorvem” a energia negativa simplesmente com demonstrações de amor, eles também conseguem fazer isso sendo o centro das atenções. Quando um cachorrinho quer chamar atenção, ele faz de tudo para que o tutor olhe e interaja. E estas atitudes do tutor, fazem com que o ambiente torne-se divertido e leve.

cão feliz

Foto: Freepik

Alguns cães terão instinto de proteção – Eles querem cuidar de você

Alguns animais não tem a tendência de demonstrar situações de instinto. Por outro lado, alguns deles tem (e muito). E muitas vezes você notará o animal querendo proteger o tutor simplesmente pelo fato de ter uma pessoa estranha dentro de casa. Isto pode ser romântico, mas é preciso prestar atenção. Afinal, pode ser muito fácil de desvirtuar um instinto de defesa para uma necessidade de agressividade canina.

O melhor amigo do homem até pode ter comportamentos instintivos. Mas é importante que você saiba controlar, saiba como agir e saiba o que fazer para que isto não passe dos limites.

cão feliz

Foto: Freepik

Eles podem sentir ciúmes de outros cães e até mesmo de bebês

Um cão sentindo ciúmes é a coisa mais natural e normal do mundo. E estes ciúmes muitas vezes estão atrelados a comportamentos ruins e falta de respeito com o tutor. Por mais que possa parecer fofo, como diversas outras situações, o melhor amigo do homem precisa entender os limites impostos pelo tutor.

Os ciúmes podem ter origem a partir da presença de outros animais ou até mesmo de um bebê na casa! Isso mesmo, quando o animal sente-se deixado de lado, ele poderá latir ou até mesmo tornar-se agressivo. E esta é mais uma situação que você precisa controlar com treinamentos ou adestramentos.

cão feliz

Foto: Freepik

Quando estiverem com medo, irão procurar o tutor

Um cachorro com medo é também um cachorro inseguro. E o que faz ele sentir mais segurança no dia a dia? Sim, o tutor. E isto é bom e é ruim ao mesmo tempo, como todas as questões que estamos apontando neste texto e que refletem no comportamento do melhor amigo do homem. Afinal, se o cachorro sentir-se com medo quando você não estiver, ele pode ficar muito mal e muito triste. O que é péssimo para a saúde mental e física dele.

Por isso, se eles ouvirem fogos de artifício ou qualquer outro incômodo quando você estiver presente, eles poderão lhe procurar para pedir ajuda. O que demonstra a confiança que eles podem sentir pelo dono que o alimenta e, ao mesmo tempo, dá carinho e proteção.

cão feliz

Foto: Freepik

Alguns cães até respondem e conversam, acredite se quiser

Se você buscar na internet, verá vídeos fofos de animais que conversam com seus tutores. Isto é muito normal e é mais uma ação que prova o quanto eles merecem este apelido carinhoso. Eles são os melhores amigos do homem, realmente. Afinal, não há nada mais carinhoso do que tentar conversar ou responder a alguém. Esta atitude os faz mais presentes, mais amigos e mais felizes.

Falar com o cachorro faz bem para você e faz um bem maior ao animal. Pois ele sente que você está dando atenção. E, tratando-se de cachorros, atenção é o que eles mais querem e precisam!

Estas são algumas situações que provam o quanto o cachorro pode ser amigo do homem. Embora alguns pontos são negativos e precisam de cuidados, o animal sempre estará aberto a receber carinho, amar e ser amado. Cuide bem do seu pet!

O post Melhor amigo do homem – Por que o cachorro é conhecido por esse ditado? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
20 de Fevereiro de 2020

Autor

Autor: 
Camila Da Silva
Classifique: 
Ainda sem votos