Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Dicas de cuidados com cachorros filhotes

Neste artigo, apresentamos uma série de dicas de cuidados com cachorros filhotes, afinal, nossos pequenos amigos de quatro patas precisam de uma atenção ainda mais especial nos primeiros meses de vida. Mas, o que deve ser considerado? Quais cuidados devem ser colocados em prática?

Acompanhe este conteúdo do Portal do Dog e inspire-se na hora de cuidar do seu grande e novo amigo!

Veja também: Filhote de cachorro pode tomar sol?

cuidados com cachorros filhotes

Cachorro filhote olhando para a câmera. Foto: Canva.

Dicas de cuidados de cachorros filhotes

Os cuidados com cachorros filhotes podem variar de acordo com a raça e com as características específicas do pet. Afinal, existem questões relacionadas à saúde do animal que devem sempre ser avaliadas pelo veterinário, a fim de que você possa oferecer o melhor para o seu amiguinho.

De qualquer modo, quando pensamos em cuidados gerais do cachorro filhote, podemos levar em conta fatores como:

  1. Alimentação adequada;
  2. Construção de rotina;
  3. Hidratação de qualidade;
  4. Treinamento de caixa e coleira;
  5. Socialização saudável;
  6. Brinquedos seguros;
  7. Vacinação;
  8. Exercícios diários;
  9. Passeios periódicos;
  10. Banho, tosa e escovação;
  11. Cantinho do descanso e segurança;
  12. Enriquecimento ambiental;
  13. Carinho e afeto;
  14. Ensinar comandos;
  15. Manter visitas ao veterinário.

Agora, vamos nos aprofundar em cada um desses pontos para que possamos oferecer o que há de melhor aos nossos amigos de quatro patas! Continue lendo.

1. Alimentação adequada

Para não errar na hora de colocar em prática os cuidados com cachorros filhotes é importante conversar com o veterinário sobre a alimentação adequada. Isso porque, dependendo da raça ou das características de saúde do animal, ele pode precisar de alguns cuidados específicos, que requerem um alimentação única.

Além desse tipo de direcionamento dado pelo veterinário, é importante conhecer quais os alimentos tóxicos para os pets; evitar dar resto de comida ao animal; equilibrar a quantidade de ração oferecida no dia a dia; e assim por diante.

A consulta com o veterinário pode ser uma peça-chave para organizar tudo isso que acabamos de citar. Pois lembre-se: a alimentação do cachorro filhote é crucial para o desenvolvimento dele acontecer de forma saudável.

Veja mais: Cachorro pode comer pepino? Dicas para alimentação canina saudável

cuidados com cachorros filhotes

Cachorro filhote sentado na grama. Foto: Canva.

2. Dicas de cuidados com cachorros filhotes: Construção de rotina

Os cachorros precisam de certos hábitos e uma certa rotina para se sentirem seguros e saudáveis. Sem esse tipo de organização, podem acabar sofrendo com crises de ansiedade e estresse, por sempre estarem vivendo dias relativamente aleatórios. Isso tudo pode ser extremamente prejudicial para o animal.

Por isso, comece a avaliar como ficará a rotina do seu cão filhote. Que horas você colocará ele na casinha para dormir? Quando você irá dar comidinha para ele? Em quais momentos serão oferecidos petiscos ou sachês de comida úmida? Quando acontecerão os passeios?

Esses questionamentos devem ser feitos com atenção para que a rotina seja criada de maneira efetiva.

3. Hidratação de qualidade

Os pets também precisam de uma boa hidratação, especialmente em períodos mais quentes e secos. Por isso, sempre leve em consideração o hábito de trocar a água do pote do cachorro, mantendo-a sempre fresca e limpa.

Inclusive, aqui vai uma dica extra para os dias de calor: colocar gelinhos no pote de água pode ser uma boa ideia para refrescar o pet e fazê-lo se sentir mais confortável nos dias mais intensos.

Veja mais: Hidratação canina – Tudo que você precisa saber

4. Dicas de cuidados com cachorros filhotes: Treinamento de caixa e coleira

Quando pensamos nos cuidados com cachorros filhotes, devemos ter em mente que muito do que mostrarmos ao pet, nessa fase da vida, fará diferença na adaptação futura dele.

Por exemplo, acostumar o pet com a caixa de transporte desde cedo pode ser um caminho muito promissor. Afinal, assim quando ele precisar ser transportado com frequência no futuro, ele não terá tanta ansiedade para entrar na caixa.

O mesmo vale para o uso da coleira: acostumá-lo desde cedo pode ser uma excelente alternativa para não gerar momentos de estresse excessivo no futuro.

5. Socialização saudável

A socialização canina é muito importante para o desenvolvimento cognitivo e, claro, social do cachorro. Esse convívio e contato com outras pessoas, ambientes abertos e outros animais é relevante para que ele fique tranquilo nessas situações.

Se o pet nunca é socializado com ninguém ao longo de sua infância e “adolescência”, ele poderá ser um cachorro adulto muito agressivo com outros animais e com pessoas desconhecidas.

Por isso, converse com o veterinário sobre os caminhos que podem ser seguidos para que a socialização do animal aconteça de maneira equilibrada e contínua, respeitando os limites do pet e, ao mesmo tempo, estimulando o comportamento social dele.

Veja mais: Diferença entre adestramento e socialização? Entenda aqui

cuidados com cachorros filhotes

Vários cachorros filhotes juntos. Foto: Canva.

6. Brinquedos seguros

Um ponto muito importante que devemos considerar com relação aos cuidados com cachorros filhotes é a escolha de brinquedos seguros. Infelizmente, muitas pessoas ainda dão qualquer tipo de brinquedo aos pets pequenos, mas isso pode ser perigoso.

Existem brinquedos que podem causar acidentes, como engasgo, e devem ser evitados. Oferecer opções seguras e adequadas para os filhotes é essencial nesse sentido.

Além do mais, muitos brinquedos para filhotes são ótimos para estimular a mordida, e auxiliar o pequeno no seu desenvolvimento.

7. Dicas de cuidados com cachorros filhotes: Vacinação

A saúde dos cachorros filhotes deve ser uma prioridade, e isso é inegável. E uma forma de contribuir para a saúde dos nossos novos amiguinhos filhotes é investindo na vacinação na hora certa.

Isto é, sempre siga as recomendações do veterinário quanto à vacinação do seu cachorro de estimação. Ele precisa receber as vacinas de acordo com a idade e dentro do período recomendado, a fim de desenvolver a imunidade e assim se manter mais saudável.

Não negligencie esse fator, pois a falta de vacinas aumenta consideravelmente o risco de morte precoce do pet.

Veja mais: A importância da vacinação em filhotes de cachorro

8. Exercícios diários

Os animais de estimação precisam de exercícios diários para manterem a saúde física e mental, controlando o excesso de peso, combatendo as crises de estresse, e assim por diante.

Por isso, um dos cuidados com cachorros filhotes que devemos considerar é a construção de uma rotina de exercícios. Esses exercícios podem ser feitos com circuitos dentro de casa, corridas no quintal, brincadeiras diversas, enfim.

O importante é manter o corpinho do pet sempre ativo, para que ele gaste energia, fortaleça ossos e músculos e proteja a saúde como um todo.

Esse tipo de cuidado deve ser diário, pois é imprescindível que o pet se mantenha ativo.

cuidados com cachorros filhotes

Cachorro filhote deitado na sua cobertinha. Foto: Canva.

9. Passeios periódicos

Assim como os exercícios fazem a diferença na vida do pet, os passeios periódicos também fazem. Além de serem uma forma de exercitar o nosso amigo, os passeios ainda estimulam a socialização e fazem com que o pet tenha acesso a estímulos cognitivos bem interessantes.

Esses passeios ajudam a gastar energia, estimulam os instintos do cachorro e o fazem se divertir bastante. Outro ponto positivo é com relação aos próprios tutores: ter que levar o pet para passear todos os dias é uma forma de se exercitar junto com o cão.

Logo, pode ser um programa de fim de tarde ou de começo de dia bem bacana para as famílias com cães.

Veja mais: Importância de farejar no passeio – Por que os cães precisam disso?

10. Dicas de cuidados com cachorros filhotes: Banho, tosa e escovação

A higiene do pet também não deve ser negligenciada. O banho, a tosa e a escovação periódica é essencial para manter pele e pelos sempre limpos e saudáveis. Além disso, a escovação, os cuidados com as unhas e com as patas do cachorro, dentre outras ações desse tipo, também são cruciais.

A higiene faz diferença com relação à saúde do animal. Ela precisa ser mantida para que o pet tenha menos chances de sofrer com infecções ou doenças causadas pelo excesso de sujidades na pele, nas patas, nos dentinhos, nas orelhas, e assim por diante.

Se você não tem experiência com esse tipo de cuidado, é imprescindível conversar com um profissional para que ele te oriente. Ou então, se preferir, pode levar o seu pet em um local especializado também. Ou seja, você não precisa dar banho sozinho no pet, mas, sim, pode levá-lo a um pet-shop, por exemplo.

11. Cantinho do descanso e segurança

Um dos cuidados com cachorros filhotes que não pode ser deixado de lado é a preparação de um cantinho onde ele poderá descansar e até mesmo se esconder quando se sentir inseguro por alguma razão.

Nesse cantinho, é possível colocar uma caminha, uma casinha, brinquedos, os recipientes com comida e água, etc. Lembrando de escolher um espaço que seja tranquilo, limpo, organizado, iluminado e bem ventilado, para que o pet fique confortável ali.

Isto é, deve-se evitar espaços muito úmidos, com mau cheiro ou que proporcionem qualquer tipo de mal-estar ao animal. Afinal, se é para ser um ambiente de descanso, precisa ser bem preparado, concorda?

Veja mais: Cachorro cai da cama e continua dormindo: como não rir? [Vídeo]

12. Enriquecimento ambiental

O enriquecimento ambiental é fundamental para a saúde física e mental, por isso, é mais um dos importantes cuidados com cachorros filhotes. É válido lembrar que esse tipo de enriquecimento é ainda mais importante quando o pet fica muito tempo sozinho dentro de casa.

O animal de estimação precisa de bons estímulos para se manter entretido, espantar o tédio e desenvolver o corpo e a mente. Por isso, invista na criação de circuitos, ofereça brinquedos de qualidade, crie espaços para o pet se divertir, e assim por diante.

Esse cuidado é fundamental para não deixar o animal completamente isolado e sem nenhum atrativo quando estiver sozinho.

cuidados com cachorros filhotes

Cachorro filhote sentado na grama. Foto: Canva.

13. Dicas de cuidados com cachorros filhotes: Carinho e afeto

Não se esqueça de oferecer muito carinho e afeto para o seu cachorro filhote, pois isso também é extremamente importante para ele. Esse cuidado aumenta o bem-estar, faz com que o pet se sinta seguro, reduz a ansiedade, e assim por diante.

Separar momentos do dia para brincar e interagir com o animal, com essa intenção, é uma forma bem saudável de cuidar do seu amiguinho de quatro patas. Lembrando que não estamos falando de “mimar sem limites”, mas, sim, estamos falando de cuidar com carinho, afeto e atenção, de forma equilibrada e saudável.

Veja mais: Seu cachorro morde quando recebe carinho? Veja o que pode estar de errado

14. Ensinar comandos

Comece a ensinar comandos ao seu amigo de quatro patas o quanto antes, pois isso também pode fazer a diferença na vida adulta. Se você ensina o pet a sentar, se acalmar ou simplesmente a obedecer quando você chama ou diz “não”, você terá um controle saudável no futuro, evitando que o pet desenvolva comportamentos inadequados, por exemplo.

Caso você não tenha experiência com esse tipo de ensinamento, considere conversar com um profissional que possa te ajudar nessa missão. Hoje em dia, é possível encontrar adestradores com facilidade, o que pode ser uma alternativa bem interessante.

15. Manter visitas ao veterinário

Por fim, procure sempre manter as visitas regulares ao veterinário. Sem dúvidas, esse é um dos cuidados com cachorros filhotes que mais fazem a diferença na vida do animal.

Nessas consultas, o profissional poderá avaliar a saúde geral do pet, dar as vacinas, vermifugar, entre outros cuidados importantíssimo. Além disso, poderá tirar as dúvidas dos tutores, orientar quanto à alimentação, exercícios e rotina, etc.

Dessa forma, é possível ir adaptando o dia a dia do pet sempre de uma forma completamente personalizada, considerando as características do animal e dando a ele tudo o que é necessário para ele crescer saudável e feliz.

Afinal de contas, não podemos nos esquecer de um aspecto importante: muitos pets podem ter condições de saúde específicas que requerem cuidados únicos desde o começo da vida. Por isso, esse controle equilibrado, dado pelo veterinário, pode ser um caminho para a longevidade do animal de estimação.

Pense nesses aspectos e invista nos bons cuidados com cachorros filhotes!

Veja agora:

O post Dicas de cuidados com cachorros filhotes apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
09 de Dezembro de 2023

Autor

Autor: 
Rodrigo Amar
Classifique: 
Ainda sem votos