Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Os cães gostam de música? Veja como acalmar cachorro estressado!

Os animais gostam de música ou a odeiam? Cães gostam de música ou é melhor viver em silêncio se estivermos ao lado deles? Esta é uma pergunta recorrente e cuja resposta está em seu próprio cão.

Animais, assim como pessoas, desenvolvem certos gostos e manias que definem sua personalidade. Alguns cães gostam de música enquanto outros a odeiam.

Ou seja, nem todos os cães ficam calmos com música, nem toda a música acalma os cães, e nem todos os cães gostam. Sim, é verdade que há algumas músicas relaxantes que são usadas para cães com ansiedade, mas você também deve saber como colocá-las e quando elas podem incomodá-lo.

Como os cachorros percebem a música que eu toco?

Foto: Freepik

Primeiro de tudo, você tem que saber que ruídos altos deixam os cães muito nervosos. Os cães são animais extremamente sensíveis e empáticos, e seus ouvidos são muito perceptivos. Fogos de artifício, rock pesado, ou ruídos altos, causam níveis muito altos de estresse.

Alguns cães, até mesmo, ficam nervosos e sua ansiedade sobe muito por causa de uma batida forte na parede, a batida de carro, ou a queda de um vaso no chão. Eles não entendem certas coisas que acontecem em nosso mundo civilizado; eles as interpretam como um perigo que eles não entendem e ficam assustados ou agressivos.

Isso já nos diz algo do tipo de música que pode ou não ser ouvida por eles. Se você ouve rock pesado ou sons muito graves e repetitivos, seu cão ficará assustado. Há alguns proprietários que dizem que seus peludos gostam desse tipo de música, mas o que eles não sabem é que, em muitos casos, a ansiedade é interna; vai aumentando e aumentando silenciosamente até que ela explode de alguma forma.

Os cães entendem música ou ela os incomoda?

Foto: Freepik

Isso nos leva a perguntar o que eles interpretam quando a ouvem. Em princípio, eles ouvem um ruído mais ou menos agradável que lhes diz que há atividade ao seu redor. Os cães precisam de amor e companheirismo, são animais que não suportam ficar sozinhos.

Eles também podem sofrer episódios de ansiedade, no caso de se sentirem desatendidos. É por isso que muitos PetLovers, que não têm ninguém para cuidar de seus cães quando saem de casa para trabalhar, deixam uma música ligada.

Usada dessa maneira, a música os tranquiliza, os relaxa, e os faz acreditar que não estão sozinhos. As melodias tranquilas e aquelas que podem ser antecipadas os ajudam muito. Melhor se for uma música ambiental longa do que músicas curtas de três minutos que ficam mudando de ritmo.

Então, a música acalma os cachorros?

Foto: Freepik

Não é exatamente a música que o relaxa, mas a segurança de que há um ruído silencioso, sereno, e que eles conhecem. Portanto, também é bom usar a mesma música sempre para que eles a entendam como algo familiar. Agora você está se perguntando: e como eu sei quais músicas meu cachorro gosta? A única maneira de saber é aproveitar uma tarde ouvindo várias trilhas sonoras, músicas ou temas musicais.

A reação dele deve ser calma. No momento em que ele se sentir nervoso, latindo, bufando, girando, ou arranhando, desligue a música. Pouco a pouco você vai conhecer seus gostos. Uma vez feito isso, escolha uma longa lista de reprodução que dure o tempo necessário para que você volte. Ouçam juntos e, quando tiverem certeza de que é agradável, pode usá-la quando você não estiver lá.

Os cães gostam que cantemos para eles?

Foto: Freepik

Essa é outra questão interessante. O que seu cachorro ama é que você olhe para ele, faça atividades com ele, e fala com ele. As métricas de uma canção transmitem uma cadência na fala que torna suas palavras mais previsíveis, então elas são confortáveis. Ou seja, para eles não importa se você canta ou não, mas que você gaste tempo olhando para ele, adorando-o, e brincando com ele. É assim que eles são e é por isso que os amamos tanto!!

O post Os cães gostam de música? Veja como acalmar cachorro estressado! apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
09 de Janeiro de 2020

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos