Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Alaskan klee Kai: uma das raças de companhia mais recentes

Ainda pouco conhecido, o Alaskan klee Kai tem como sua principal característica sua similaridade com o Husky Siberiano, sendo comparado como uma versão miniatura do spitz siberiano. 

Mas essa similaridade não é à toa, já que o Husky foi uma das principais raças usadas no desenvolvimento desse pequeno spitz. 

Sendo uma raça bastante recente, o Alaskan klee Kai ainda não possui a popularidade como o siberiano, mas acaba sendo uma ótima opção para quem procura um com tamanho menor e com muita energia.  

Origem do Alaskan klee Kai 

Alaskan klee Kai

Alaskan klee Kai – Foto: Pexels

O Alaskan klee Kai é uma das raças mais recentes e que foi desenvolvido unicamente para ser um cão de companhia. 

Muito parecido com o Husky Siberiano, foi desenvolvido em Wasilla, Alasca, em 1970 por Linda Spurlin, que cruzou cães da raça Husky Siberiano com outras menores, dando assim origem ao Alaskan klee Kai, tem no nome o significado “cão pequeno”.  

A raça lembra bastante o spitz siberiano, mas em uma versão pequena, o que é um verdadeiro enquanto. Enquanto os outros cães spitz eram criados para funções de trabalho como caça e puxando trenós, o Alaskan klee Kai foi desenvolvido para ser companheiro dos humanos, mas isso não impede que ele tenha em sua herança comportamentos de um bom cão trabalhador.  

Por ser uma raça ainda muito recente, o Alaskan klee Kai é rara e pouco conhecido. 

A raça foi reconhecida pelo United Kennel Club em 1997 e em 2020 foi oficialmente aceita pelo American Kennel Club. 

  • Conheça também: Azawakh: raça de cachorro africana mais ágil na caça

Características do Alaskan klee Kai 

Alaskan klee Kai – Foto: Pixabay

Muito parecido com o Husky Siberiano, o Alaskan klee Kai pode ser encontrado em 3 variações de tamanhos. O standard mede acima de 38, 1 cm, o pequeno entre 34 cm a 38 cm e o toy acima de 33 cm.  

Seguindo o padrão da raça, ele deve ter o comprimento do corpo, do ombro até a traseira, um pouco maior do que em relação à altura do corpo ao chão, sendo o cão mais longo do que alto. 

O corpo é moderadamente musculoso, com o peito largo e costelas bem marcadas. 

A cabeça é ligeiramente arredondada e um pouco larga, sendo proporcional ao corpo. As orelhas são eretas e triangulares, com as pontas um pouco arredondadas. Os olhos são médios, não são muito largos e nem muito próximos. 

Pode apresentar qualquer cor ou combinação de cores, sendo só considerado falha a coloração preta parcial ou completa nos olhos dos cães com pelagem na cor vermelha com branco.  

A pelagem é dupla com um comprimento médio. O pelo externo é liso, sem ser duro ou extremamente macio. 

O subpelo é denso e macio. As cores permitidas são os tons preto, cinza e vermelho acompanhados do branco. A raça possui uma marcação facial simétrica. 

Personalidade 

Alaskan klee Kai – Foto: Pexels

O Alaskan klee Kai é um cão companheiro, obediente, brincalhão e muito afetuoso. 

Ele foi desenvolvido para ser um cão de companhia e cumpre com maestria essa função. É uma raça muito inteligente, que vai aprender com muita facilidade comandos simples.  

Muito ativo, o Alaskan klee Kai é daqueles cães que precisam de uma boa rotina de exercícios diários além de atividades intelectuais para mantê-lo entretido.  

Diferente do Husky Siberiano, que é conhecido por sua amizade com qualquer um, até mesmo com estranhos. 

Essa raça é bem mais cautelosa na presença de estranhos, o que faz com que seja um bom cão de guarda. Ele precisa ser socializado ainda cedo, principalmente se for conviver em uma família com outros animais ou crianças.  

Problemas de saúde comuns no Alaskan klee Kai 

Alaskan klee Kai – Foto: Pixabay

Mesmo com poucos problemas genéticos e com uma longa expectativa de vida, o Alaskan klee Kai pode apresentar alguns problemas de saúde, sendo que os mais comuns são luxação da patela, hipotireoidismo, doenças cardíacas e doença de Von Willebrand. 

Outro problema que preocupa por sua incidência são os casos de hidrocefalia na variação toy, que é a menor da raça.  

  • Luxação da Patela – A luxação da patela é um deslocamento do osso do joelho. Esse problema causa incômodo e dificulta a locomoção do animal. É uma doença que pode ser congênita, ou adquirida depois de algum trauma, sendo mais comum em cães de pequeno porte. Os principais sintomas são dificuldade para se locomover, andar mancando e dor no local. A luxação da patela apresenta 4 graus de gravidade e o tratamento depende do grau e alguns casos devem ser tratados com cirurgia.  
  • Hipotireoidismo – A tireóide é uma glândula que produz hormônios no corpo. Quando essa glândula sofre uma desregulação e produz uma quantidade menor de hormônios, que é conhecido como Hipotireoidismo, o animal acaba sofrendo com sintomas como fadiga, ganho de peso, queda de cabelo, fraqueza e depressão. Depois do diagnóstico de Hipotireoidismo, o pet é tratado com reposição hormonal. 
  • Doenças Cardíacas – O cão pode apresentar alguma cardiopatia durante sua vida. Essas doenças acabam afetando o coração do animal, sendo mais comum nos mais idosos, mas pode atingir qualquer idade ou raça. Além da predisposição genética, outros fatores podem contribuir para o desenvolvimento de uma cardiopatia como sedentarismo e obesidade. Os sintomas ligados a doenças cardíacas são fadiga, tosse seca, falta de ar, emagrecimento e desmaios. O diagnóstico deve ser feito por um profissional, que vai prescrever o melhor tratamento para o pet, que pode incluir medicamentos e mudanças de hábitos. 
  • Doença de Von Willebrand – Um distúrbio que é caracterizado por causar hemorragias. É uma doença hereditária, causada pela deficiência do fator de Von Willebrand. O cão com essa doença apresenta hemorragias gastrointestinais, hemartroses, equimoses e sangramento durante o ciclo prolongado. Essas hemorragias podem ser de forma modesta a intensa. O tratamento é feito de forma para prevenir e controlar essas hemorragias. 

Cuidados com a raça 

Ter um cão da raça Alaskan klee Kai vai demandar um certo cuidado. Isso é necessário para que o pet tenha uma vida longa e boa, já que esses cuidados interferem diretamente com o bem-estar do animal. 

Higiene 

A raça só precisa de banhos quando necessário, sua pelagem age como um repelente natural para sujeira, ele também não possui aquele odor característico dos cães.

Essa é uma raça com uma grande queda de pelo, principalmente quando está na troca, que ocorre duas vezes no ano. Para diminuir essa queda e manter os pelos saudáveis, a escovação deve ser semanal.  

Os cuidados com os dentes devem ser feitos com frequências, sendo ideal diariamente, sempre usando os produtos próprios para o pet. As unhas são aparadas sempre que necessárias. 

Alimentação 

A alimentação do Alaskan klee Kai deve ser de alta qualidade e adequada para a raça e a idade do animal. Um profissional é o mais apto para indicar a dieta para o cão. 

Saúde 

O Alaskan klee Kai é uma raça que costuma ser saudável, principalmente quando é desenvolvido por um criador responsável. O pet precisa de consultas desde filhote com um bom veterinário, que vai acompanhar o desenvolvimento do cão e sua saúde. Assim muitas doenças podem acabar sendo diagnosticadas de forma precoce, aumentando uma resposta positiva ao tratamento.  

A vacinação é outra forma de manter o cão saudável, por isso acompanhe de forma correta o calendário de vacinação do pet. 

Curiosidades sobre o Alaskan klee Kai 

  1. É uma raça indicada para crianças? 

O Alaskan klee Kai é uma raça bastante afetuosa com sua família e pode conviver bem com crianças, mas é preciso que essa socialização comece cedo e que a criança aprenda a conviver com o cachorro.

A raça não é muito indicada para crianças pequenas, que podem acabar não sabendo como brincar com o cão e acabando o machucando, o que pode fazer com que o cão reaja. É importante que o convívio do pet com os pequenos seja sempre supervisionado por algum adulto.  

  1. O Alaskan klee Kai late muito? 

Ele late de forma moderada e costuma usar uivos e rosnados para expressar os sentimentos. 

  1. A raça é fácil de adestrar? 

É uma raça muito inteligente e que gosta de agradar. Essa raça responde com facilidade aos treinamentos, principalmente quando é motivado com alguns petiscos. 

  1. Esse é um bom cão de guarda? 

Essa raça é um cachorro cauteloso e muito vigilante, isso faz dele um ótimo cão de guarda mesmo com seu tamanho reduzido.  

  1. Pode ser criado em apartamentos ou casas pequenas? 

Mesmo sendo um cão menor, o Alaskan klee Kai é muito ativo e precisa de um lugar espaçoso. Para quem mora em apartamentos ou casa pequenas essa raça não é a mais indicada.

Se a raça for viver em um ambiente sem tanto espaço, ele vai precisar de uma rotina de exercícios diários com longas caminhadas e brincadeiras. 

  1. A raça apresenta algum problema ao ficar sozinho? 

Ele é uma raça sensível e que gosta de ser o centro das atenções, ficar sozinho não é uma experiência que o cão gosta, por isso ele não deve ficar longos períodos longe de sua família. 

  1. Expectativa de vida do Alaskan klee Kai? 

O Alaskan klee Kai tem uma expectativa de 12 a 16 anos de vida.

O post Alaskan klee Kai: uma das raças de companhia mais recentes apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
28 de Maio de 2021

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos