Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Alimentos para cachorro: Seu cão não quer comer? Confira 5 alimentos

Pet doente: tutor preocupado. É impossível não ficar angustiado ao perceber que o animalzinho está sofrendo com algo. Uma das maiores preocupações de donos de cães são os alimentos para cachorro doente. O que oferecer?

A falta de apetite é um sintoma que se enquadra em diversos tipos de enfermidade, ela costuma ser um dos primeiros sinais de que o pet não está bem.

Com a recusa da ração, o tutor pode incluir alguns alimentos na dieta que ajudam a estimular o apetite do cachorro, além de serem fontes nutritivas, ajudarão na recuperação do cachorro.

Mas antes de incluir qualquer alimento ou modificar a dieta do cão é preciso primeiro buscar orientação com o veterinário.

1. Aveia: um dos melhores alimentos para cachorro doente

alimentos para cachorro doente

Aveia. Fonte: freepik

Rica em fibras e em vitaminas B, a aveia é uma ótima opção para incluir na dieta do cachorro quando ele está doente.

Com a presença das vitaminas B, a aveia tem um bom desempenho na produção das células necessárias para a saúde da pele.

A aveia também tem em sua composição a presença do ácido linoleico, que ajuda na cicatrização e  ajuda a combater a infamação na pele.

Já nos casos de prisão de ventre, as fibras presentes na aveia, ajudam na regulação do trânsito intestinal, assim combatendo a constipação.

A aveia não deve ser consumida crua pelo pet, ela precisa ser cozida na água. Quando o cão consome a aveia sem ser cozida, ele pode sofrer com dores estomacais, já que o organismo do cão tem dificuldade para digerir o cereal. Além disso, a aveia também não deve conter nenhum aditivo.

2. Batata-doce

alimentos para cachorro doente

Batata-doce – Foto: Freepik

A batata-doce é uma fonte de vitaminas do complexo B e em minerais. É um alimento altamente nutritivo e que os cachorros adoram.

Pela presença de fibras, o tubérculo é ideal para casos de intestino preso, ajudando na boa digestão. A batata-doce também ajuda no fortalecimento do sistema imunológico do dog, já que em sua composição é encontrado vitaminas do complexo B e C.

Um outro benefício desse alimento é que ele tem função antioxidante, o que evita o envelhecimento da pele e até ajuda previne doenças como câncer.

O preparo da batata-doce é simples. Ela deve ser servida cozida, sem adição de nenhum tempero. Deve-se remover a casca, ou o animal pode acabar com algum problema digestivo. A batata-doce deve ser cortada em pequenos pedaços.

3. Sopa de galinha com legumes

sopa

Sopa. Fonte: Freepik

Como o pet pode apresentar dificuldades para se alimentar quando está doente, uma opção é servir uma sopa. A sopa já é conhecida por ser um alimento característico de pessoas doente, mas ela não serve somente para nós humanos, ela também é um reforço para o cão doente.

A sopa de galinha com legumes é uma boa opção para o cão que está com falta de apetite. Como tem a presença de proteína da carne e de diversas vitaminas dos legumes, a sopa vai estimular o apetite do pet.

Para preparar a sopa, é somente necessário cozinhar a galinha, sem os ossos e a pele, com os legumes liberados para cachorros, que pode ser a cenoura, abobora, brócolis, batata inglesa, batata-doce e chuchu.

Cozinhe tudo junto e de preferência deixe na consistência de uma papinha, assim é mais fácil de o cãozinho aceitar. Lembre-se de não incluir nenhum tipo de tempero, nem mesmo sal.

Se o cão continuar apresentando resistência ao alimento, uma opção é servir somente o caldo, o que facilita que o animal consuma alguns nutrientes.

4. Cenoura é um dos melhores alimentos para cachorro doente

cachorro comendo cenoura

cachorro comendo cenoura – Foto: Freepik

A cenoura é outro alimento que os cachorros adoram. Ela tem um baixo índice calórico e é riquíssima em nutrientes. Possui vários benefícios para o cão, entre eles estão no auxílio aos radicais livres, ajuda na coagulação do sangue e contém cálcio, nutriente importante para estrutura óssea.

É possível servir a cenoura tanto crua como cozida, mas sem nenhum aditivo como temperos. É importante corta a cenoura em tamanhos proporcionais ao porte do seu pet.

Alimentos para cachorro doente – 5. Abóbora

abobrinha faz bem para cachorro

Um cachorro e uma abóbora – Foto: Freepik

Esse é um legume que tem muitos benefícios e ainda auxilia no tratamento de doenças gastrointestinais.

Além disso, a abóbora é rica em zinco, ferro e fibras, o que vai auxiliar no funcionamento do intestino. Ele é um alimento que ajuda tanto os cães constipados como também os que sofrem com um quadro de diarreia. Ela também é ideal para os cães com problemas digestivos.

A abobora fortalece o sistema imunológico do pet, o deixando mais saudável e forte.

Você pode servir para o pet a abóbora crua, ou cozida sem tempero. Outra forma de preparo da abóbora é fazendo um purê e acrescentando alguma carne magra ou arroz sem tempero.

Cachorro doente sem querer comer, o que fazer?

Quando o cão perde o apetite, é bem provável que ele esteja com algum problema de saúde. A falta de apetite deve acompanhar outros sintomas, alguns casos podem incluir vômitos, diarreia e desanimo.

O mais importante ao perceber que o cão não está se alimentando é procurar um veterinário. É o profissional que saberá o que está acontecendo com seu pet e indicará o melhor tratamento para ele.

Cachorro doente

Cachorro doente – Foto: Freepik

Mas alguns cuidados podem ser feitos em casa para estimular o apetite do cão. Proteínas como peixe, carne de frango ou boi são estimulantes para o cachorro. Misture alguma dessas proteínas com a ração, ou então com arroz cozido sem tempero.

Além disso, outra forma de estímulo é levar o alimento até onde o animal estar. Assim, faça isso várias vezes ao dia, até que o animal entenda que ele precisa se alimentar.

Mas se o cão apresentar vômitos, o mais ideal é aguardar um tempo antes de servir outro alimento. Dê pequenas porções com espaços entre 3 a 4 horas.

É importante manter o pet sempre bem hidratado, principalmente em casos de diarreia ou de vômito, já que o animal perde muito líquido.

Deixe água fresca e limpa sempre ao alcance do animal. Alimentos naturais também possuem uma menor validade, então sempre faça a troca do alimento se o cachorro não comer a refeição.

O post Alimentos para cachorro: Seu cão não quer comer? Confira 5 alimentos apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
14 de Setembro de 2021

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos