Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Cachorro pode comer salada? Entenda tudo aqui!

Muita gente se questiona se cachorro pode comer salada e se ela faz tão bem quanto para nós humanos. Afinal, não é segredo algum que nós devemos consumir alimentos vegetais que são ricos em fibras e nutrientes essenciais para o nosso organismo, não é mesmo?  Mas, e no caso dos cachorros? Será que eles podem comer salada? O que pode ser oferecido?

De antemão já podemos lhe dizer: sim, os cães podem comer saladas, desde que elas sejam higienizadas e preparadas sem sal. Além disso, é preciso se atentar para a parte que não deve ser consumida. Para que você entenda tudo sobre o assunto, acompanhe o texto de hoje!

Leia também o nosso conteúdo sobre os benefícios da alimentação natural para seu cão.

cachorro pode comer salada

Cachorro comendo salada. Foto: Freepik

Cachorro pode comer salada?

Como mencionamos, cachorro pode comer salada sim, desde que ela seja preparada adequadamente. Ou seja, a salada não deverá ter nenhum tipo de tempero ou aditivo químico, sendo que os cães deverão comer o preparo in natura e, no máximo, cozido apenas com água.

Além disso, é preciso se atentar para a lista de vegetais que são benéficos para a saúde dos cães, a fim de impedir qualquer tipo de intoxicação alimentar.

Vale salientar que o cachorro precisa de mudanças gradativas na alimentação, sempre quando um novo alimento for introduzido na dieta. Isso significa que você deve evitar simplesmente incluir diversos vegetais na alimentação do pet, da noite para o dia.

Além disso, lembre-se que o peso e porte do cachorro também conta muito na hora de escolher a porção adequada. E para não errar na quantidade, cogite conversar com o veterinário do seu pet: ele terá informações mais precisas acerca de quantidade e modo de preparo para o seu cachorro.

Quais vegetais o cachorro pode comer?

Entendido que o cachorro pode comer salada, desde que higienizada em água corrente e sem temperos, vamos agora ver a lista completa de vegetais benéficos para a saúde do cão. Acompanhe a seguir:

cachorro pode comer salada

Prato de ração com saladas em volta. Foto: Freepik

Abóbora

A abóbora é rica em vitamina A, sendo esta vitamina responsável pelo mantimento da saúde da pele e dos olhos do cão. Além disso, auxilia ainda na absorção de ferro e proteínas, fazendo com que a saúde do cão, como um todo, seja melhorada.

Para prepará-la, basta você ferver a água e cozinhar a abóbora no vapor. É possível cozer direto na água, cortando a abóbora (sem casca) em cubinhos. Na dúvida, converse com o seu veterinário para preparar a porção mais adequada ao seu cachorro, ok?

Veja tudo sobre oferecer abóbora para o seu cachorro comer.

Alface

O alface é super leve e recomendado para cachorros obesos que necessitam de uma alimentação mais balanceada e com menos calorias. Embora seja um alimento leve, o alface é altamente rico em fibras, o que faz com que o trânsito intestinal do pet melhore, impedindo problemas digestivos e a temida prisão de ventre em cães.

cachorro pode comer salada

Cachorro comendo cenoura. Foto: Freepik

Beterraba

A beterraba é outro alimento saboroso e rico em fibras capaz de melhorar o trânsito intestinal do cachorro. Em alguns casos, é possível investir no consumo de beterraba quando o pet não é tolerante à ração comum. Entretanto, nestes casos o recomendado é que você converse com o veterinário para criar um cardápio completo para o dia-a-dia do pet.

O preparo da beterraba é simples e prático: você pode cortar em rodelas, sem casca, e cozinhar diretamente na água. Sirva em temperatura ambiente e sem temperos.

Brócolis

Se o seu cachorro é idoso, aposte em preparos com brócolis para deixá-lo ainda mais saudável e feliz. Isso porque o brócolis é um vegetal que auxilia no controle da pressão arterial, além de ser com baixo índice calórico, auxiliando na alimentação de cães com tendência a engordar.

cachorro pode comer salada

Cachorro observando os alimentos na mesa. Foto: Freepik

Entretanto, vale salientar que por ser rico em fibras, se consumido em excesso, o brócolis poderá “soltar o intestino” do pet, provocando diarréia e desconfortos digestivos. Por isso o consumo deve ser moderado, ok?

Cenoura

Quando o assunto é cenoura, o cachorro pode comer salada à vontade! Afinal, este alimento é fonte de vitamina A, que auxilia nos cuidados com a pele e olhos do pet, além de conter vitamina C, que age no sistema imune.

Seu consumo cru pode aliviar o incômodo da formação dos dentes. Além disso, pode ser oferecida como um petisco leve, saudável, de baixa caloria e muito saboroso.

Couve

A couve é aliada dos cachorros acima do peso, pois é rica em fibras, aumenta a saciedade e dificulta a absorção de gorduras. Além disso, ela protege o cão contra a anemia. Outro benefício é o de proteger os ossos e a formação dos dentes, por ser um vegetal rico em cálcio.

Prato de salada. Foto: Freepik

Ofereça a couve cozida e em pequenas porções, tendo em vista que o excesso poderá causar flatulência.

Cachorro pode comer salada – Espinafre

O espinafre também é rico em cálcio, o que é muito importante para a saúde dos ossos do cachorro. Além disso, é fonte de magnésio, ferro e vitaminas do complexo B, garantindo assim o bem-estar e a saúde do pet como um todo.

Para que o pet possa consumi-lo, basta cozinhá-lo em água e servi-lo em temperatura ambiente. Você pode oferecer o espinafre puro ou com outros vegetais. Lembre-se apenas de remover o caule e oferecer apenas as folhas, ok?

Leia também: Cachorro pode comer abacate?

Cachorro pode comer salada – Vagem

A vagem é rica em vitamina C e pode ser oferecida como um suporte a mais para o sistema imunológico do cão. Para isso, você deverá cozinhar em água ou no vapor, oferecendo a vagem limpa, livre de temperos e em temperatura ambiente. A quantidade pode variar de cão para cão.

Menina comendo melancia ao lado do seu cachorro. Foto: Freepik

Cachorro pode comer salada, mas quais são os vegetais proibidos?

Nos ficou claro que o cachorro pode comer salada, desde que preparadas adequadamente e dentro de quantidades razoáveis. Porém, quais são os vegetais proibidos? O que não pode ser consumido pelos pets?

O consumo de caules tende a ser nocivo para a saúde do cão e, portanto, deve ser evitado. Além disso, é sempre importante saber quais são as necessidades nutricionais e calóricas do seu cachorro para garantir que a quantidade de salada oferecida seja adequada a ele.

Para isso, considere conversar com o seu veterinário e assim garantir uma alimentação saudável para o cão. Monte assim um cardápio coerente e que dê mais qualidade de vida para o seu melhor amigo de quatro patas!

Leia agora: Cachorro pode tomar leite? Entenda tudo sobre o assunto

O post Cachorro pode comer salada? Entenda tudo aqui! apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
16 de Março de 2021

Autor

Autor: 
Camila Da Silva