Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Cachorro come areia: o que fazer? Quais os perigos?

Cachorro come areia: Os cachorrinhos são animais de estimação curiosos. Se os gatinhos precisam apenas sentir o cheiro de um objeto desconhecido, então os cachorros definitivamente gostam de prová-lo. Mas às vezes a curiosidade passa dos limites, o que fazer se o cachorro comer areia?

Nesses casos, o dono fica pensando por muito tempo por que o cachorro come areia e às vezes tenta engolir pedras. Existem várias explicações para esse comportamento, e algumas delas são bastante perigosas.

Por que meu cachorro come areia: respostas comportamentais

Sair para passear com o cachorro

Passeando com o cão – Foto: Freepik

  1. O cachorro está explorando o mundo.
  2. Ele adora o sabor da areia (isso vai passar).
  3. O animal é afetado por vermes.
  4. O animal precisa de vitaminas ou minerais.
  5. Desordem do trato gastrointestinal.

Nos dois primeiros casos, o dono deve ter paciência, afinal comer areia também é uma experiência de vida pela qual muitas pessoas já passaram.

Não se preocupe se o cachorro engolir a areia junto com a grama. A maioria dos cães que mastigam ervas vai vomitar, o que é um processo natural. Mas se houver um desejo incontrolável de não apenas mastigar, mas também de engolir areia, isso sim é um verdadeiro motivo de preocupação.

Cachorro come areia devido a essas doenças

raça de cachorro

Passeio com o cachorro na praia – Foto: Freepik

Uma das razões patológicas pelas quais um cachorro come terra é o picacismo. Este distúrbio se expressa em um desejo irresistível de experimentar qualquer objeto pouco comestível e incomum.

O picacismo não é uma doença independente, mas um sintoma bastante alarmante que acompanha as seguintes patologias:

  • Helmintíase: A infecção por helmintos é um golpe sério no corpo. Esses parasitas não apenas tiram alguns dos elementos vitais, mas também envenenam o paciente com os produtos de sua atividade vital. O animal sofre de coceira constante e até perde muito peso, apesar de um apetite bastante bom.
  • Imunodeficiência. Esta infecção perigosa inflige um sério golpe no sistema imunológico, aumentando a vulnerabilidade a outras doenças.
  • Hipotireoidismo: Esta doença do sistema endócrino, que ocorre quando a quantidade de hormônios tireoidianos é insuficiente, é acompanhada por alopecia (calvície), hiperpigmentação e pele fria.
  • Disbiose intestinal: Viola a absorção das vitaminas B, provocando o desenvolvimento de anemia. Você pode suspeitar que algo estava errado por inchaço e flatulência.

A absorção regular e prolongada de tal “alimento” pode levar a complicações mais graves do que a doença existente.

Falta de vitaminas e má nutrição

mudança com cachorro

Crianças passeando com o cachorro – Foto: Freepik

O cão pode comer areia quando falta alguma coisa. Esse comportamento é típico de animais com deficiência de vitaminas, privados de nutrição adequada. Não obtendo elementos suficientes dos alimentos, eles tentam compensar a deficiência mineral com fertilizantes.

A falta prolongada de vitaminas e minerais está associada ao desenvolvimento de anemia e imunodeficiência. Ambas as doenças são prejudiciais ao corpo e frequentemente provocam o desenvolvimento de patologias secundárias.

O problema descrito é frequentemente encontrado em animais de estimação de quatro patas que recebem uma quantidade insuficiente de carne e ossos. O tratamento com calor excessivo também desempenha um papel significativo, destruindo não apenas os parasitas, mas também a maioria dos microelementos úteis.

Desvios psíquicos

Se o cão comer areia e roer pedras, você deve verificar sua saúde mental. Pois animais retirados da rua frequentemente sofrem com essas violações.

Assim, a vida longa em condições difíceis contribui para o desenvolvimento de alguns problemas comportamentais:

  • medo de estranhos e ruídos altos;
  • micção involuntária de alegria, mesmo na idade adulta.

Causas comuns para o cachorro comer areia

cachorro come areia

Tutora passeia com seu pet – Foto: Freepik

A curiosidade máxima é típica dos filhotes. Se um filhote come terra e pedras, dessa forma ele simplesmente aprende o mundo ao seu redor com a ajuda de seus sentidos.

Uma pedra de aparência completamente feia pode conter vestígios de sorvete que acidentalmente caiu do cone. Você não vai entender isso, mas o nariz de um cachorro cheira a comida deliciosa a um quilômetro de distância.

Além disso, outra causa possível é a mudança dos dentes do bebê, acompanhada por uma coceira enlouquecedora. Mastigando gravetos e pedrinhas, o animal acalma as gengivas doloridas.

Cachorro come areia: perigos

cachorro come areia

Filhotes passeando – Foto: Freepik

Se um animal de estimação de quatro patas não é indiferente à terra e à sujeira, é necessário afastá-lo desse hábito perigoso o mais rápido possível. Mas caso contrário, podem surgir as seguintes complicações:

  • Trato gastrointestinal perturbado: Venenos e toxinas depositados no solo urbano podem provocar vômitos agudos, diarreia ou prisão de ventre.
  • Lesão no dente: Os dentes dos cães mudam apenas uma vez na vida e nunca voltam a crescer. Assim, alimentos muito duros danificam o esmalte e criam rachaduras, causando o desenvolvimento de cáries.
  • Danos às membranas mucosas e órgãos internos: Pedras afiadas representam um risco sério para os tecidos moles e podem causar hemorragias internas múltiplas.
  • Infecção por parasitas: A sujeira da rua contém não apenas produtos químicos perigosos e partículas, mas também minhocas.
  • Obstrução intestinal: Uma pequena pedra que é engolida por um filhote de cachorro curioso provavelmente sairá naturalmente. Vale a pena se preocupar se ele engolir objetos muito grandes ou vários ao mesmo tempo. Nesse caso, podem bloquear a saída do intestino, causando envenenamento por toxinas.
  • Asfixia: Um objeto muito grande é perigoso não apenas por bloquear o trato digestivo, mas também por bloquear o oxigênio.

Comer terra e pedras é um passatempo bastante perigoso, muitas vezes associado a má nutrição ou doenças.

Mas se seu animal de estimação já perdeu os dentes de leite há mais tempo e anda na rua há mais de um ano de vida, e seu apetite pervertido não o abandona, leve-o ao veterinário.

Isso o ajudará a descobrir a causa exata do comportamento estranho e a agir antes que surjam complicações.

O post Cachorro come areia: o que fazer? Quais os perigos? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
16 de Setembro de 2021

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos