Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Cães que engordam rapidamente: Conheça ás 8 raças

O excesso de peso é um problema global não apenas para os humanos, mas também para alguns animais de estimação. Conheça raças de cães que engordam rapidamente.

Na maioria das vezes, os cães sofrem de obesidade, o que afeta negativamente sua saúde. E certas raças são mais propensas a isso do que outras. Conheça raças de cães que engordam rapidamente.

Raças de cães que engordam rapidamente

A obesidade é um grande problema de saúde para um cão e pode ter consequências graves, embora às vezes possa parecer que não é tão grave.

Existem certas raças de cães que são mais propensas à obesidade do que outras: portanto, se você está planejando ter um cão, é muito importante saber se eles correm o risco de desenvolver problemas de peso.

Além de uma dieta inadequada ou excessiva, o exercício insuficiente é um fator chave que torna algumas raças de cães mais propensas a ganhar peso do que outras.

Este artigo lista as raças mais propensas à obesidade do que outras, para que você possa cuidar de seus animais de estimação e mantê-los saudáveis, caso pertençam a um deles.

Confira!

1 – Pug

pug preto

pug preto – Foto: Freepik

Os cães desta raça geralmente ganham peso extra devido ao seu apetite irreprimível. As causas secundárias da obesidade em pugs podem ser:

  • Distúrbios hormonais;
  • Estresse crônico;
  • Distúrbios endocrinológicos.

Devido às peculiaridades da estrutura do focinho, eles não correm muito, por isso uma dieta rigorosa deve ser a única forma de controlar o peso. Pugs não podem comer guloseimas.

Se o problema da obesidade não surgiu devido ao excesso de comida, a causa deve ser investigada entrando em contato com um veterinário.

2 – Basset Hound

Basset Hound

Basset Hound – Foto: Freepik

Esses cães de pernas curtas não sentem saciedade completa e, portanto, querem comer constantemente. Frequentemente, membros da família os alimentam com sobras de sua mesa, o que é absolutamente errado.

A obesidade em Basset Hounds leva a problemas no sistema musculoesquelético, que está associado à estrutura especial de seu esqueleto.

Para evitar o problema de excesso de peso nesses animais de estimação, os donos precisam alimentá-los exclusivamente com ração canina. E não permitir que recebam comida humana.

Cães que engordam rapidamente: 3 – Dachshund

cão salsicha

Cão salsicha no quintal – Foto: Freepik

Os representantes desta raça de caça estão ganhando quilos extras devido ao estilo de vida sedentário e à superalimentação.

O Dachshund deve estar em constante movimento para se livrar do excesso de calorias com o tempo. Caso contrário, eles terão problemas na coluna, em particular, com os discos intervertebrais.

O Dachshund não deve comer guloseimas. O melhor é ensiná-los a comer comida de cachorro, para não fazê-los querer comer comida da mesa do dono.

4 – Labrador: um dos cães que engordam rapidamente

banheiro do cachorro

Cachorro no tapete lilás. Foto: Freepik

O excesso de peso nesta raça nem sempre surge devido ao apetite descontrolado ou falta de atividade física. Às vezes, os labradores estão acima do peso devido a distúrbios da tireoide.

Nesse caso, o hipotireoidismo provoca uma desaceleração do metabolismo canino e contribui para o aumento do tecido adiposo.

A obesidade afeta negativamente a atividade e a saúde dos labradores, o que leva à ocorrência de várias doenças cardiovasculares.

Para evitar esses problemas, você precisa alimentar o cão apenas duas vezes ao dia, bem como fazer caminhadas com ele todos os dias por 1,5 a 2 horas.

5 – Bulldog inglês: um dos cães que engordam rapidamente

cachorro observando

Cachorro com fome. Foto – Freepik

O apetite ilimitado nestes cães está relacionado principalmente às características da raça. Além disso, a causa da obesidade em buldogues pode ser estresse, castração ou distúrbios hormonais e um estilo de vida sedentário.

O excesso de peso pode provocar uma série de problemas de saúde para esses cães, desde diabetes até um sistema imunológico enfraquecido.

Para evitar esses problemas, os proprietários de Bulldogs Ingleses, em primeiro lugar, devem focar no menu do animal de estimação, excluindo alimentos doces e gordurosos.

Além disso, com esses animais de estimação, você precisa passear regularmente e brincar ao ar livre.

6 – Boxer: um dos cães que engordam rapidamente

cão observador

Cão observando – Foto: Freepik

A principal causa da obesidade nesses cães é a predisposição genética. Os boxers estão constantemente implorando por comida, o que leva à violação de sua dieta.

Por esse motivo, os adultos precisam ser alimentados duas vezes ao dia, mas para filhotes e fêmeas grávidas, o número de mamadas pode ser aumentado para 4-6.

O excesso de peso tem um impacto negativo na saúde dos boxers, causando inchaço, obstrução intestinal e algumas doenças cardíacas.

Você pode prevenir o problema de excesso de peso com exercícios regulares e acompanhamento sistemático com veterinário.

7 – Rottweiler é um dos cães que engordam rapidamente

rottweiler é bravo

Rottweiler no rio – Foto: Freepik

A superalimentação e a predominância de alimentos gordurosos e carboidratos na dieta, mais cedo ou mais tarde, levam à obesidade nesses cães.

Com a idade, os rottweilers acham mais difícil praticar atividades físicas intensas, então simplesmente não conseguem se livrar dos quilos extras por conta própria.

Além disso, esta raça é propensa a distúrbios hormonais, que estão principalmente associados à castração.

Se você não ajustar o cardápio do Rottweiler a tempo e não prestar a devida atenção à saúde dele, poderá reduzir involuntariamente a duração da vida do cão.

Cães que engordam rapidamente: 8 – Beagle

cães que engordam rapidamente

Beagle sentado – Foto: Freepik

Apesar da atividade desta raça, os Beagles costumam estar acima do peso. Em primeiro lugar, isso se deve ao seu metabolismo, que é um tanto retardado por natureza. Esses cães precisam de caminhadas frequentes e longas, uma vez que foram originalmente criados para caçar pequenos animais.

Se você ignorar os jogos ativos e não permitir que os beagles desperdicem sua energia, mais cedo ou mais tarde eles começarão a ganhar peso em excesso. Isso, por sua vez, irá provocar uma série de doenças que inevitavelmente levarão a redução de vários anos de vida ao cão.

Meu cachorro é gordo, o que fazer?

cães que engordam rapidamente

Beagle – Foto: Pexels

O sobrepeso e a obesidade caninos são uma das principais doenças crônicas que afetam os cães atualmente, causando artrite, doenças cardiovasculares ou diminuição da capacidade pulmonar do animal de estimação entre muitas outras patologias.

Um cão está acima do peso quando seu peso corporal excede seu “peso corporal ideal” em mais de 10%. A obesidade canina é referida quando o peso corporal excede o ideal em 20% ou mais.

A superalimentação e a falta de atividade física explicam em grande parte a maior parte do excesso de peso em nossos amados animais de estimação. As calorias que você deve gastar em caminhadas e jogos se acumulam nos tecidos adiposos do corpo.

O primeiro passo que devemos dar se nosso cão está gordo é levá-lo ao veterinário.

Porque? Porque embora a falta de atividade ou dieta pobre sejam geralmente as causas mais comuns de excesso de peso canino, elas não são as únicas.

3 dicas de atividades para cães obesos

Agora que nosso cão tem uma dieta adequada, aqui estão algumas dicas para lhe dar mais atividade. Pense que não só com comida ele vai perder peso. Também é importante que ele se exercite diariamente.

Antes de acrescentar qualquer coisa, saiba que o exercício tem que ser progressivo, principalmente nos primeiros dias. Caso contrário, ele pode até sofrer de doenças cardíacas devido ao excesso de peso. Portanto:

  • Comece com caminhadas curtas nos primeiros dias, com um ritmo lento e alguns minutos.
  • Conforme você vê o progresso em sua saúde e perda de peso, aumente a distância e o tempo de viagem e a intensidade do ritmo.
  • Terminada a caminhada, deixe-o brincar um pouco com algo de que goste, farejando e procurando coisas. Além de servir como atividade, também o ajudará a associar exercícios a algo divertido.

Como saber se seu cachorro é obeso?

cães que engordam rapidamente

Biewer Terrier – Foto: Freepik

Com o passar dos anos, os animais de estimação perdem o nível de atividade e, com isso, reduzem o gasto de energia.

Mas a idade não afeta apenas o animal, e o mesmo acontece com seu dono! Com o passar dos anos, os proprietários mudaram o estilo de vida aumentando o sedentarismo.

Adaptar a quantidade e a qualidade da dieta às necessidades energéticas de cada caso é fundamental para a prevenção do sobrepeso e da obesidade.

Além da falta de atividade ou de uma dieta inadequada, outras causas para seu cão engordar podem ser:

  • Que está superalimentado: além da má alimentação, mesmo que coma produtos de qualidade, se os ingere em quantidade maior do que o necessário, pode surgir o temido excesso de peso.
  • Alimentos de baixa qualidade: ração de baixa qualidade, alimentação humana (muito apimentada e com muito sal para o cão), salgadinhos químicos e etc.
  • Falta de exercício: Você pode ter pouco tempo livre, mas o animal precisa sair e se exercitar. Do contrário, ele não só vai engordar, mas também pode entrar em depressão, adquirir maus hábitos, sofrer de ansiedade…
  • Idade avançada: conforme os cães ficam mais velhos, eles tem menos energia para se exercitar, então são menos ativos e seu peso aumenta.
  • Sexo e raça do animal: Em geral, as fêmeas são mais propensas ao excesso de peso. Existem também raças mais predispostas como falamos anteriormente.
  • Castração: A castração é outra razão pela qual podem ganhar peso. Ao desacelerar o seu metabolismo, temos que ajustar a dieta à nova situação.

O post Cães que engordam rapidamente: Conheça ás 8 raças apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
20 de Outubro de 2021

Autor

Autor: 
Handreza Hayran