Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Como ajudar um cachorro a lidar com a morte de outro cachorro?

Não há dúvida de que despedir-se do nosso cão é um momento muito difícil e especialmente sensível. Mas não apenas para nós. Se outro cachorro mora na casa, ele também pode sofrer a ausência, além de perceber nossa dor. Veja como ajudar um cachorro a lidar com a morte de outro cachorro.

Felizmente, os cães conseguem se adaptar com relativa rapidez a novas situações, mas é conveniente que os ajudemos a passar por seu luto, especialmente se vemos que os dias passam e é difícil para o cão voltar à sua vida normal.

Embora a ideia de que os cães são capazes de prever a morte seja amplamente difundida, a verdade é que suas habilidades não são sobrenaturais.

Seu incrível olfato, que é seu sentido mais desenvolvido, explica que eles percebem substâncias que o corpo produz em processos de doença.

Meu cachorro está doente, devo isolá-lo do outro cachorro?

ansiedade do cachorro

Cachorro olhando triste pela janela. Foto: Freepik

Em primeiro lugar, é positivo permitir que os animais se despeçam. Às vezes a morte é rápida ou repentina, mas, caso não seja, é aconselhável que os animais mantenham o contato usual para que possam perceber o que está acontecendo.

Em outras palavras, enquanto durar a doença, se for o caso, eles não devem ser separados.

Cachorro triste após a morte de seu amigo

como aumentar a imunidade do cachorro

Cachorrinho triste deitado. Foto: Freepik

Após a morte, mas também quando um cão se ausenta, por exemplo, se está em lar adotivo e é adotado, podemos notar que o comportamento do cão que permanece não é mais o mesmo. Assim, é possível que o cão fique:

  • Apático, passa muito tempo deitado e dormindo e interage menos com o meio ambiente.
  • Menos ativo, não tem vontade de brincar ou não com o entusiasmo de antes.
  • Sem apetite, alguns cães param de comer e outros comem menos.
  • Desorientado, ele vagará sem objetivo fixo ou como se procurasse o amigo.

Passos para um cachorro superar a morte de seu amigo

cachorro tem ansiedade

Tutor abraçado com seu cachorrinho triste. Foto: Freepik

Se nosso cão estiver nessa situação, podemos ajudá-lo a melhorar seu humor. Além disso, para nós, que também passaremos por nossa própria dor, será igualmente benéfico:

  1. Passar algum tempo juntos: pelo menos nos primeiros dias é uma boa ideia passar mais tempo com o cão para que se sinta menos sozinho e se adapte a novas rotinas.
  2. Praticar exercício: passear muito tempo com o cão em silêncio e levá-lo aos seus locais preferidos, melhor se for num ambiente natural, irá ajudá-lo a relaxar.
  3. Ofereça refeições deliciosas: é hora de dar a ele seus pratos favoritos ou petiscos para animá-lo, principalmente se ele está resistindo a comer.
  4. Mimos: massagens, carícias, brincadeiras, escovação ou até banhos se quiserem, são pequenos mimos agradáveis ​​para ele e reforçam o vínculo conosco.
  5. Florais de Bach: sabemos que as evidências científicas não lhes dão mais do que um efeito placebo, mas também conhecemos os bons resultados dessas gotas para melhorar o humor de cães tristes. O ideal é entrar em contato com um especialista.

Aprenda a reconhecer a depressão canina

cachorro tem ansiedade

Cachorro triste deitado em sua caminha. Foto: Freepik

É difícil dizer com certeza se um cachorro está sofrendo de depressão, mas você pode tentar ler a linguagem corporal. Esses sintomas podem ser especialmente preocupantes. Se ele está lutando com sua própria dor. Aqui estão alguns exemplos de comportamento:

  • Recusa em comer;
  • Recusa de atividades nas quais o animal de estimação estava envolvido;
  • Mudanças no sono (dormir mais do que o normal ou ter insônia);
  • Mudanças de hábitos (por exemplo, ele não se levanta mais para cumprimentá-lo quando você volta para casa).

Esse comportamento é normal quando você perde um ente querido. No entanto, se persistirem por mais de um mês. Vale a pena conversar com o veterinário sobre o tratamento futuro.

Estudos mostram que os cães são afetados pela perda de qualquer membro de sua matilha

Cachorro Chorando

Cãozinho triste – Foto: Freepik

A revista Animals, citando trabalhos recentes de cientistas da Nova Zelândia, escreve que esse comportamento não é atípico.

Uma equipe de pesquisadores do Conselho de Animais de Companhia da Nova Zelândia coletou dados sobre 159 cães e 152 gatos que tiveram que sobreviver à morte de um animal que vivia com eles nos últimos cinco anos.

Os proprietários foram solicitados a relembrar como o animal restante reagiu ao desaparecimento do amigo.

Resumindo os resultados da pesquisa, os cientistas descobriram os padrões mais típicos encontrados no comportamento dos animais e associados à perda de um membro próximo da matilha:

  • A verificação periódica do local onde o animal partiu ou gostava de dormir ou descansar, independentemente de ser gato ou cachorro, foi observada em 60% dos cães e 63% dos gatos;
  • O desejo de passar mais tempo com uma pessoa e um aumento na necessidade de sua atenção foram características de 61% dos cães e 62% dos gatos;
  • O choramingo mais frequente ocorreu em apenas 27% dos cães, entretanto, entre os gatos, o aumento da vocalização foi observado em 43% dos casos;
  • A quantidade de alimento ingerido e a taxa em que foi ingerido diminuíram em 35% dos cães e 31% dos gatos;
  • A quantidade de tempo que os animais passam dormindo aumentou em 34% dos cães e 20% dos gatos.

Aliás, alguns especialistas acreditam que, para os animais que viram o corpo de um companheiro morto, é muito mais fácil lidar com o luto. Isso fornece uma espécie de fechamento da situação-problema: o cachorro percebe que seu amigo não está mais vivo e ele não vai voltar.

Por fim, confira também: Meu Cachorro Morreu, e Agora? Como Lidar Com a Perda

O post Como ajudar um cachorro a lidar com a morte de outro cachorro? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
29 de Junho de 2021

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos