Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Quanto tempo os cães dormem por dia e o que influencia isso?

A duração do sono de um cão depende das características individuais do corpo do animal: tamanho corporal, raça, idade e presença de doenças crônicas. Veja quanto tempo os cães dormem por dia.

Filhotes e idosos dormem mais do que adultos e adultos jovens. Vamos descobrir quantas horas por dia os animais de estimação dormem e o que isso afeta.

Duração do sono do cão

Um cão adulto deve dormir de 14 a 16 horas por dia para um descanso adequado, a fim de se livrar do esforço excessivo e do estresse. Nesse momento, o estado hormonal se estabiliza, os músculos esqueléticos relaxam, o estado físico e psicoemocional é restaurado.

Nomes para cachorro fêmea

Cachorrinha dormindo. Foto: Freepik

Animal de estimação que dorme bem tem imunidade mais forte do que animal de estimação com insônia.

Além disso, a quantidade de tempo que leva para descansar varia com a idade e a raça do cão. Animais menores demoram menos para dormir.

Assim, quanto mais ativo seu animal de estimação passar o dia, mais tempo ele dormirá.

De que depende o sono do cachorro?

O principal fator que determina a duração do sono de um animal é sua idade. A duração do descanso também é influenciada por:

  • A quantidade de atividade física;
  • A presença de doenças;
  • Estresse;
  • Tamanho e peso corporal;
  • Meio Ambiente;
  • Regime diário.

O treinamento intenso e várias doenças levam à fadiga e encurtam o tempo de descanso. O estresse e os estímulos externos interrompem o sono profundo. Por causa disso, o cão não dorme o suficiente, fica mais irritado.

Quanto tempo os cães dormem por dia

Ajudar o cachorro a dormir

Cão dormindo – Foto: Freepik

Antes de tudo, os filhotes precisam dormir até 20 horas por dia para recuperar as energias. Pois seu corpo gasta um grande número de calorias no crescimento e desenvolvimento do corpo.

Assim, aos três meses de idade, os animais não respondem a estímulos externos, como ruídos altos ou luz forte, de modo que os recém-nascidos não dormem interrompidos. Mas nesse caso, o cão não deve estar com fome.

Na idade de 1 a 2 meses, os cães frequentemente acordam e choramingam, exigindo comida.

Os filhotes começam a adolescência a partir dos 4 meses de idade. Assim, neste momento, o desenvolvimento de todos os sistemas do corpo está quase completo, de modo que os animais dormem até 18 horas por dia.

Ajudar o cachorro a dormir

Cão dormindo – Foto: Freepik

Assim, aos 4-5 meses, o sistema nervoso reage mais ativamente aos estímulos externos, de modo que o filhote pode acordar à noite.

Desse modo, quando um cão envelhece, chegando aos 7 a 10 anos, as mudanças em seu corpo relacionadas à idade desencadeiam o processo de degeneração celular. O metabolismo fica mais lento, razão pela qual o cão não recebe a quantidade necessária de energia.

Para compensar os custos de energia, um cão idoso deve dormir pelo menos 20 horas por dia. Ao mesmo tempo, em comparação com o filhote, seu sono é facilmente interrompido por fatores externos:

  • cheiros;
  • ruído leve;
  • toque;
  • luz.

Quanto tempo os cães dormem por dia de acordo com o tamanho

As raças de cães variam em tamanho e peso corporal, então cada tipo de animal precisa de uma quantidade diferente de sono.

Assim, animais de estimação com um corpo pequeno como o Yorkshire Terrier, não precisam de descanso prolongado. Seu corpo se distingue por uma alta taxa metabólica, devido à qual as células se regeneram mais rapidamente e passam a produzir energia.

Cães com um corpo grande precisam de 15 a 18 horas de descanso. Mas isso se deve ao fato de que, para manter o trabalho dos músculos esqueléticos, eles precisam de atividade física constante.

Quanto tempo os cães dormem por dia de acordo com o estado de saúde

Quanto tempo os cães dormem

Cachorro de barriga para cima – Foto: Freepik

Na ausência de doenças crônicas, o cão deve dormir de 14 a 16 horas por dia, mas se aos 3 a 7 anos o animal não dorme o suficiente, isso indica o desenvolvimento de um processo patológico em seu corpo.

Uma série de doenças geralmente leva à redução do tempo de sono.

Obesidade

Acúmulos de gordura visceral comprimem os órgãos internos, causando falta de ar e comprometimento da microcirculação do tecido.

Mas o tecido adiposo tem um efeito negativo no sistema circulatório, devido ao qual o cérebro não recebe a quantidade necessária de oxigênio e nutrientes.

Como resultado, o hormônio do sono, ou melatonina, para de ser produzido no volume certo, o metabolismo fica mais lento, o que leva a distúrbios do sono.

Patologia do sistema cardiovascular

Problemas com o coração, vasos sanguíneos e pressão pioram o estado geral do corpo.

Doenças infecciosas que causam aumento da temperatura corporal

No período agudo, a hipertermia interrompe o sono. O cão não dorme o suficiente.

Artrite

Quanto tempo os cães dormem

Cachorros dormindo abraçados – Foto: Freepik

Antes de tudo, problemas nas articulações causam dores que dificultam o sono do cão. Se, em um sonho, o animal fizer um movimento repentino ou assumir a posição errada, a síndrome da dor pode se intensificar e o cão provavelmente acordará.

Insuficiência renal

Danos ao sistema urinário interrompem o equilíbrio de água e eletrólitos no corpo, o que leva a distúrbios metabólicos e hormonais. Como resultado, a produção de melatonina é reduzida, o que causa insônia.

O combate a doenças consome muita energia, o que leva ao desenvolvimento de estresse. Um animal de estimação doente começa a sofrer de um sono agitado. A falta de descanso apenas aumenta o estresse e leva a uma violação do estado psicoemocional. O cão fica agressivo, irritado e desobediente.

Quanto tempo os cães dormem por dia de acordo com o meio ambiente

A qualidade e a duração do sono são influenciadas pela atmosfera geral da casa.

Se você não der atenção ao seu cão, ele começará a ficar entediado. Assim, ele vai matar o tempo com a ajuda do sono e normalmente o animal dorme constantemente ao longo do dia. Como resultado, o cão não dorme à noite.

Mas esse comportamento é normal apenas para filhotes de uma semana, cujos olhos e ouvidos não abrem até os 14 dias de idade. Os filhotes não sabem a hora do dia e requerem cuidados regulares.

Em outros casos, é necessário acostumar o cão a dormir à noite, bem como prestar atenção à sua atividade física. Assim, um animal de estimação cansado adormece mais rápido e não incomodará seu dono com atividades noturnas.

Durante o sono, principalmente com 1 mês de idade, o cão não deve acordar com estímulos externos. O sono agitado pode perturbar a psique do cão e arruinar a amizade com a pessoa.

Fases do sono do cachorro

Quanto tempo os cães dormem

Cachorro Springer Spaniel dormindo deitado no chão. Foto: Freepik

O sono em cães é dividido em vários períodos, cada um deles desempenhando uma tarefa específica.

Quanto tempo os cães dormem – Soneca

O animal relaxa os músculos esqueléticos, dando descanso ao sistema nervoso e aos órgãos sensoriais. Mas nesse caso, o cão permanece consciente, controlando o estado do ambiente. Assim, a soneca é caracterizada como repouso temporário e intermitente, que pode levar a um sono reparador.

Quanto tempo os cães dormem – Sono superficial

Este período é a transição limítrofe da sonolência para o sono profundo. O cão continua a ouvir e ver, retém uma reação natural ao barulho e à luz, mas ao mesmo tempo a atividade de seu sistema nervoso diminui. O metabolismo começa a diminuir, o tônus ​​muscular diminui.

Sonho profundo

Descanso completo para os sistemas musculoesquelético, nervoso, endócrino e digestivo do animal. Mas nesse momento, o cão pode sonhar e fazer alguns movimentos com as patas, focinho ou boca.

Assim, não é incomum que os cães dormem por dia fazendo sons choramingando ou rosnando. Isso não significa o aparecimento de uma reação negativa dirigida ao hospedeiro. O animal não responde a estímulos externos.

Quanto tempo os cães dormem – O sono REM

Apenas os globos oculares se movem, o que indica a continuação dos sonhos. Assim, os músculos permanecem relaxados e imóveis. Graças a esta fase do sono, o cão recupera o controle psicoemocional e alivia o estresse.

Além disso, após o sono REM, antes de acordar, o animal retorna ao estado de sono superficial.
A duração de cada fase difere dependendo da idade e da raça do animal.

O post Quanto tempo os cães dormem por dia e o que influencia isso? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
25 de Julho de 2021

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos