Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Qual é a melhor hora do dia para caminhar com o cachorro?

O que os cães amam mais do que qualquer outra coisa? A maioria dos donos de cães responderá sem hesitação. Claro, que é uma passeio! Caminhar com o cachorro é essencial para uma rotina diária ideal e manter a saúde do animal.

Em uma caminhada, o cão respira ar puro, usa a energia corretamente, alivia a tensão e treina os músculos do corpo. Você precisa caminhar com todos os cães, mas existem algumas diferenças no modo de caminhada para as diferentes raças. Além disso existe um melhor horário para caminhar com o cachorro.

Por que os cães devem ser levados para passear? 

caminhada com cachorro

caminhada com cachorro – Foto: Freepik

Além de atender às necessidades, as caminhadas diárias ajudam a resolver várias outras tarefas importantes. Essas incluem:

  • Comunicação com outros cães e pessoas;
  • Satisfação do instinto de caça;
  • Manter uma boa forma física;
  • Capacidade de jogar fora a energia acumulada.

Negligenciar caminhadas pode trazer ataques de agressão repentina, desobediência e ganho de peso.

Animais que raramente saem de casa têm maior probabilidade do que outros de atacar estranhos e estragar as coisas de seus donos.

Caminhar com o cachorro pela manhã

caminhada com cachorro

Cachorro querendo correr – Foto: Freepik

As caminhadas matinais são recomendadas para cachorros e cães mais velhos, pois precisam ir ao banheiro pela manhã para evitar acidentes.

As caminhadas matinais também permitem que os cães liberem sua energia no início do dia; isso geralmente significa melhor comportamento e mais receptividade ao aprendizado.

Se você mora em climas frios, as caminhadas matinais podem não ser adequadas para cães mais velhos.

O tempo frio pode agravar a artrite e a rigidez das articulações, além de dificultar o andar do cão. Nesse caso, você pode esperar o sol esquentar antes de passear com seu amigo.

Caminhar com o cachorro à tarde

A tarde é uma ótima hora para passear com o cachorro mais velho no inverno, pois geralmente é a parte mais quente do dia.

Por outro lado, essa hora do dia pode ser arriscada no verão. Evite caminhadas durante o dia quente se você tiver cães de pelo comprido ou sujeitos a insolações, como os buldogues.

Caminhar com o cachorro à noite

A noite é a melhor hora para passear, pois é a hora em que a maioria das pessoas leva seus cachorros para passear depois do trabalho. Os cachorros sociais adoram ver tudo o que acontece na cidade.

Se você mora perto de uma estrada movimentada, a noite pode não ser a melhor hora para caminhar, pois geralmente é a hora de pior tráfego. O barulho alto associado ao tráfego pesado pode assustar cães rebeldes.

As temperaturas do verão geralmente caem ao anoitecer, tornando esta a época ideal para as raças de pelo comprido ou braquicefálico darem sua última caminhada durante o dia.

As caminhadas noturnas são geralmente muito mais silenciosas e relaxantes do que as caminhadas ao meio-dia, pois há menos carros e pedestres.

Quantas vezes por dia devo caminhar com o cachorro?

caminhada com cachorro 3

Cachorro com tutores – Foto: Freepik

A idade afeta diretamente a frequência com que você precisa passear com o cachorro. Quanto mais jovem ele é, mais energia e força ele tem.

Assim, depende da idade e da raça do cão, bem como da sua habilidade. Eu gostaria, claro, de dizer que a caminhada mínima é de uma hora por dia, com a oportunidade de correr bem. Mas as situações são diferentes.

Cachorro adulto: qual o tempo de caminhada?

Deve-se caminhar com cães adultos 2-3 vezes ao dia, dependendo de suas capacidades. Abexiga de um cão adulto pode facilmente resistir a uma pausa de 10-12 horas.

Isso significa que, se você caminhar duas vezes por dia, deverá manter esse intervalo (é melhor levar o cachorro para passear às 7h e 19h do que às 7h e 22h).

Filhote: qual o tempo de caminhada?

O ideal é caminhar com os filhotes 4-6 vezes ao dia por 10-15 minutos. Esse número é explicado pelo fato dos pequenos animais de estimação ainda não saberem como controlar a bexiga.

A caminhada frequente facilita o treinamento do banheiro. A melhor hora para sair é logo após e antes de uma noite de sono, bem como após cada refeição.

Se você tiver tempo livre suficiente, leve seu animal para uma caminhada a cada 2-3 horas. Isso o ajudará a se acostumar ao banheiro mais rápido. Depois disso, os intervalos são aumentados, reduzindo o número de caminhadas para 3-4 vezes.

Situações especiais de caminhar com o cachorro

caminhada com cachorro

Cachorro com a dona – Foto: Freepik

Além da idade, raça e condições climáticas, vários outros fatores devem ser considerados: gravidez, lactação, estro e presença de doenças.

Cadelas grávidas e lactantes

Durante a gravidez, é recomendável reduzir a atividade física e sair de casa com mais frequência (3-4 vezes ao dia). O útero pressionando a bexiga aumenta a vontade de urinar.

Cadelas no cio

As cadelas no cio são atraídas por machos, então tente caminhar em lugares isolados. Saia uma hora mais cedo ou mais tarde do que o resto dos amantes de cães para manter o contato indesejado a um mínimo.

Certifique-se de monitorar o bem-estar de seu animal de estimação. Se ela parecer cansada e recusar o caminho normal, volte para casa.

Animais com doenças podem passear?

Cachorro caminhando na mata – Foto: Freepik

As recomendações dependem do diagnóstico. Cada doença tem suas próprias limitações:

  • Infecções. Proibição estrita de contato com outros animais. O tempo de caminhada depende do bem-estar do cão infectado.
  • Patologia do sistema musculoesquelético. A limitação é imposta aos saltos, corridas e quaisquer cargas intensas.
  • Doenças do trato gastrointestinal e do sistema geniturinário. Em caso de incontinência, os animais devem passear 4-6 vezes ao dia.
  • Doenças cardiovasculares. O ar fresco é bom para o coração, portanto, passeios relaxantes são bem-vindos. Um pouco de atividade também é permitida, mas ao primeiro sinal de sintomas graves deve ser reduzida.

Os benefícios de caminhar com o cachorro

Cachorro no parque com a dona – Foto: Freepik

Caminhar é útil não apenas para animais, mas também para seus donos. Ao negligenciar a caminhada você está perdendo muitas oportunidades.

Para animal de estimação

Os principais benefícios para o cão foram descritos anteriormente. A caminhada regular socializa, satisfaz os instintos inatos, fortalece o sistema imunológico e tem um efeito benéfico na aptidão física.

Para o dono

O fortalecimento da imunidade e atividade física também são relevantes para os proprietários. Andar em diferentes condições climáticas ajuda o corpo, tem um efeito benéfico no sistema musculoesquelético e no coração, e também reduz o risco de desenvolver veias varicosas e obesidade.

É igualmente importante que seja mais fácil para os amantes de cães fazerem novos conhecidos, e o contato frequente com um cão de quatro patas fortalece sua afeição. O último ponto facilita o processo de treinamento.

Que tipo de cachorro não precisa ser levado para caminhar todos os dias?

Pug preto – Foto: Freepik

Sim, você leu corretamente. Existem raças de cães que não requerem caminhadas diárias. Não é difícil imaginar que isso inclua representantes de raças pequenas ou mesmo de raças mini como:

  • Chihuahuas
  • Pomeranian
  • Shih Tzu
  • Pug.

Todos eles conseguem fazer as suas necessidades na caixa de areia.

Os pugs são tão preguiçosos que saem da cama apenas duas vezes: para comer e para se livrar do que comeram.

Alguns círculos ao redor da sala esgotarão um spitz de 5 quilos e não é necessário sair com ele todos os dias. A caminhada dessas raças é opcional.

Por que alguns proprietários não levam animais para passear

Existem várias razões para isso, mas na maioria das vezes o problema está na falta de tempo livre.

Ao contrário dos gatos, os cães não apenas podem, mas precisam passear. A falta de atividade física é prejudicial à sua saúde física e mental.

O post Qual é a melhor hora do dia para caminhar com o cachorro? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
09 de Julho de 2021

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos