Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Será que cachorro pode comer grama?

Afinal, cachorro pode comer grama, ou não? Esta dúvida é muito recorrente e certamente faz parte da vida de tutores de primeira viagem e até mesmo daqueles tutores mais experientes e com alguma bagagem no assunto.

E a resposta para esta pergunta não é tão simples quando você imaginou que seria.

Por isso, neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender melhor todas as diretrizes e critérios para entendermos melhor a relação dos cães com os famosos matinhos ou graminhas em casa ou na rua. Continue lendo e saiba tudo sobre o tema!

Cachorro pode comer grama ou a grama faz mal para eles?

Cachorro pode comer grama

Grama verde – Foto: Freepik

De maneira geral, cachorro pode comer grama. Mal, não faz. No entanto, é preciso tomar muito cuidado para que esta ingestão seja segura e feita de maneiras que você possa controlar.

Muitos cachorros não abrem mão de ingerir uma graminha aqui e outra ali. Durante os passeios, então, este desejo pode falar ainda mais alto. Afinal, várias coisas chamam a atenção dos dogs durante uma aventura fora de casa. Só que é justamente aí que pode morar o perigo.

Cachorro pode comer grama em casa ou em locais seguros. Mas fora de casa, isto pode se tornar um problema bem grave. E nós vamos entender o porquê disso no decorrer do texto. Mas antes, vamos esclarecer o motivo pelo qual os cães gostam tanto de uma graminha verde. Portanto, continue lendo.

Por que um cachorro gosta de comer grama ou capim?

Alguns tutores afirmam que os cães gostam de comer grama quando estão com dor de barriga. Outros dizem que a grama serve para limpar o trato digestivo.

Mas a verdade é que os motivos podem variar muito. Afinal, a grama é um aperitivo que pode chamar a atenção do dog a partir de várias necessidades, como:

  • Indigestão ou cólicas;
  • Vermes ou desidratação;
  • Falta de nutrientes no corpo;
  • Eles apenas podem gostar do sabor;

Vamos entender mais sobre cada item da lista a partir de agora. Caso você queria esclarecer detalhadamente os motivos que fazem um cão comer grama, continue lendo.

Indigestão ou cólicas

É muito comum que os cachorros tenham cólicas e indigestão por vários motivos diferentes. Só que o grande problema disso é que muitas vezes o tutor sequer imagina que o cão está passando mal. Salvo as vezes em que o animal vomita ou tem diarréia, é bem difícil desconfiar de que algo está errado.

Mas é aí que a graminha verde pode fazer com que nós, tutores, liguemos o sinal de alerta: quando um cachorro come grama, principalmente de maneira muito acentuada, pode ser que ele está com algum desconforto estomacal. A grama acaba sendo uma maneira instintiva que o dog encontra para fazer a dor passar.

Leia mais sobre dores de barriga em cães neste artigo aqui: Cachorro com dor de barriga – Causas e sintomas.

Vermes ou desidratação

Cachorro pode comer grama

Cão observando – Foto: Freepik

Outro desconforto que pode fazer o cachorro procurar grama ou capim verde para comer, é o fato de haver vermes em seu organismo. Ou seja, mais uma vez o cão busca um tipo de alimento que, instintivamente, ajudaria a fazer o desconforto passar. A grama tem este tipo de atributo para os cães.

Além disso, caso o cachorro esteja sentindo muita sede, pode ser que ele também busque comer grama ou capim. Neste caso, ele estará procurando por alimentos aguados e que possam satisfazer sua sede. A sensação de algo natural, leve e úmido faz com que o cachorro imagine que sua desidratação vai passar.

Dependendo do tipo de grama, o cão até vai se hidratar. Só que isto não será suficiente. É preciso oferecer água fresca em abundância para seu dog – principalmente durante os passeios em dias quentes. Lembre-se disso!

Leia mais sobre hidratação canina.

Falta de nutrientes no corpo

Os cães não possuem conhecimento técnico em veterinária.

No entanto, eles sabem muito bem quando o corpo deles está estranho. E uma destas sensações de estranheza é justamente quando o corpo apresenta alguma diminuição em nutrientes. Neste caso, a fraqueza ou sensação de fome vão, sim, fazer o cão comer grama.

O cachorro pode comer grama. Só que é preciso entender se ele realmente está consumindo pelo fato de que faltam nutrientes em sua dieta. Se for por isso, você precisa agir.

Ofereça sempre uma alimentação natural, rica e balanceada para seu dog. Não deixe ele comer demais, nem de menos. E se notar que ele está comendo grama de maneira muito exagerada, questione o veterinário.

Eles apenas podem gostar do sabor

Além de todos os fatores relacionados a saúde, dores e sensações do dog, ele ainda pode comer grama por um motivo muito simples: gostar do sabor!

A grama, muitas vezes, vai trazer sabores bem diferentes e acabam tendo uma função muito parecida com os petiscos caninos – o cão gosta muito mais porque é novidade, do que por outra coisa.

Se o seu cão gosta de comer grama apenas por gostar do sabor, você poderá oferecer gramas específicas para ele. Evite deixar que ele coma qualquer grama, pois podem haver muitos perigos nesta ingestão. Mas não se preocupe, vamos entender mais sobre isso a partir de agora.

Já entendemos que cachorro pode comer grama. Mas, é preciso controlar. Veja como, logo abaixo.

Posso deixar meu cachorro comer grama a vontade?

Cachorro pode comer grama

Capim verde – Foto: Freepik

Quando o cachorro está comendo grama é porque ele está com algum problema ou porque ele simplesmente gosta do sabor e do cheiro.

Só que quando ele faz isso de maneira exagerada, precisamos ligar um sinal de alerta muito grande. Isto pode ser um indicativo claro de que o cão precisa de uma avaliação mais completa.

Muitas vezes o cão está com verme, algo que pode ser resolvido rapidamente com a vermifugação adequada. No entanto, as vezes, o cão pode estar com alguma dor de barriga que pode estar ligada a outro problema. E por isso, investigar nunca é demais, não é mesmo?

Veja algumas dicas de como controlar a ingestão de grama do seu dog:

  • Não deixe o cão comer grama de parques;
  • Compre grama para cachorro em pet-shop;
  • Observe os comportamentos do cão ao comer a grama;

Entenda os detalhes a seguir.

Não deixe o cão comer grama de parques

Comer grama de parques deve estar fora de cogitação. Por mais que o cachorro pode comer grama, a dos parques é a menos indicada, pois ela pode estar contaminada e seu cão pode se contaminar também.

Pense que a grama do parque é pisoteada por inúmeras pessoas e outros animais. Ou seja, qualquer animal que tenha passado por ali com alguma doença infecciosa, pode facilmente transmitir para o seu cão saudável. Então, não hesite: não deixe o cão comer grama de parques.

Compre grama para cachorro em pet-shop

gramado

Gramado – Foto: Freepik

Hoje em dia o mercado de pet-shops já oferece diversas alternativas para quem quer oferecer mimos alternativos para os dogs. E as graminhas, claro, também são um tipo de mimo, visto que os cães adoram comê-las.

Compre gramas específicas para cachorros em pet-shops. Esta é sua chance de oferecer um produto seguro e viável para o organismo do cachorro. Assim, você poderá controlar a quantidade e a qualidade do que o cachorro ingere – e ele também ficará feliz, pois não vai recusar uma grama fresquinha.

Observe os comportamentos do cão ao comer a grama

E por fim, não podemos esquecer de sempre verificar os comportamentos do dog. Se ele não tem o hábito de comer grama e passa a comer do dia para a noite e em grandes quantidades, significa que algo está errado por ali, no organismo dele.

Além disso, sintomas como vômitos, diarréia ou dores ao apalpar o dog, precisam ser observados e relatados ao veterinário. Tudo isso pode estar relacionado a vermes, dores de barriga ou outros problemas gastrointestinais.

Cuide do seu dog!

O post Será que cachorro pode comer grama? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
04 de Junho de 2021

Autor

Autor: 
Camila Da Silva
Classifique: 
Ainda sem votos