Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Cachorro estrábico – Conheça as causas, diagnósticos e tratamentos

O cachorro estrábico é um cachorro com uma condição nos olhos. Ela é mais comum em gatos. Principalmente da raça siameses.

Assim sendo, esse é um desvio que altera a direção dos olhos. Ele direciona para o mesmo ponto como a parte interna do rosto.

Algumas raças de cães podem ser propensas a este tipo de condição. Desta forma, este um distúrbio que muitas vezes não afeta a qualidade de vida do doguinho.

Mas ele pode apresentar dificuldades de locomoção com o tempo.

O estrabismo em cães apresenta diversas causas predispostas por fatores genéticos. Além dos problemas neurológicos e acidentes ao longo da vida do cachorro.

Continue lendo. Afinal, neste artigo do Portal do Dog você vai entender tudo sobre cachorro estrábico.

cachorro estrábico

Cachorro observando – Foto: Freepik

Cachorro estrábico – Entenda por que isso acontece

O estrabismo (cachorro vesgo), em termos gerais, é uma condição que afeta os olhos. Assim sendo, ela é caracterizada pelo desvio atípico de um único olho ou ambos. 

Isto é, ao invés de o cachorro estrábico estar direcionando os olhos para frente, eles apontam para a parte interna do rosto. Desta forma, eles ficam olhando para o focinho ou para a parte de fora do rosto.

Por que o cachorro fica estrábico?

Os movimentos dos olhos são feitos a partir de nervos conectados. Assim sendo, esses nervos levam o comando para o sistema nervoso central.

No caso do cachorro estrábico, uma das causas do problema é o desenvolvimento da musculatura da região do músculo reto medial. Isto é, impedindo o movimento para frente dos olhos.

Assim sendo, os músculos do globo ocular são classificados por três grupos. Desta forma, confira cada um deles logo abaixo:

  • Músculos retos: localizados na parte branca do olho. São formados por quatro músculos: dorsal, ventral, medial e lateral. Eles ajudam a movimentar os olhos de um lado para o outro e de cima para baixo;
  • Músculos oblíquos: fazem o movimento rotativo anti-horário e sentido horário através dos músculos ventral e dorsal; 
  • Músculo retrator dos olhos: forma um cone muscular atrás do globo ocular. Mais precisamente sobre o nervo óptico.

Assim sendo, com a dificuldade desses músculos oculares se moverem de forma alternada, o resultado é a condição estrábica do cachorro.

Mas dependendo da posição dos olhos e quais dos dois olhos são afetados existem quatro tipos de estrabismos.

  • O estrabismo divergente: quando o olho é direcionado para o exterior do olho.
  • Convergente: direcionando o olho para o focinho do animal.
  • Estrabismo dorsal: quando o olho é direcionado para cima.
  • Estrabismo ventral: quando a pupila é direcionada para o chão.
cachorro estrábico

Cão de lacinho – Foto: Freepik

Problemas neurológicos e demais condições

Em outros casos, o problema de estrabismo em cães é decorrente de problemas neurológicos. Além de doenças imunomediadas ou até mesmo condições de hereditariedade. Isto é, que passa dos pais para os filhotes.

Desta forma, entre essas condições do cachorro estrábico estão relacionadas às disfunções no sistema nervoso central. Além da síndrome vestibular canina (cabeça inclinada), miosite (causada por trauma, acidente ou infecção) e tumores na região dos olhos.

A miosite é uma doença imunológica que causa uma inflamação nos músculos oculares. Por causa da infiltração de células inflamatórias na região, o cão pode contrair esse problema.

No entanto, quando hereditário, o estrabismo em cães pode estar sendo proporcionado pela má formação do músculo retal medial. Isto é, através do crescimento de um tecido fibroso que afeta os movimentos dos olhos. 

Os acidentes domésticos e durante as brincadeiras também podem causar estrabismo em cães. Principalmente quando ocorrem traumas na cabeça e nos olhos afetando o funcionamento dos músculos.

Sintomas do cachorro estrábico

Os sintomas do cachorro estrábico estão relacionados a sua forma de locomoção. Isto é, você pode verificar essas condições durante a observação das brincadeiras. Além disso, observe também quando o doguinho fica frente a frente com você.

Desta forma, perceba se o movimento dos olhos são em diferentes direções. Isto é, veja se eles estão acompanhando ou não os objetos no ambiente. 

Mas outro ponto importante que pode indicar estrabismo em cães é a forma de ele se relacionar. Isto é, como comportamentos desastrados durante as brincadeiras ou atividades diárias.

Os cães vesguinhos podem ser considerados “desastrados”. Afinal, eles vivem esbarrando em objetos e móveis no ambiente.

Diagnóstico para cachorro estrábico

O diagnóstico para cães estrábicos é importante para tratar possíveis desconfortos que o estrabismo possa causar no pet. 

Sendo assim, o primeiro passo é agendar uma consulta ao médico veterinário ao perceber alguma anormalidade nos olhos do cachorro.

Mas lembrando que o estrabismo pode ser percebido desde a fase do cão filhote. Isto é, podendo ou não ser um fator genético.

Desta forma, para entender melhor o quadro de saúde e bem-estar do animal, o veterinário precisa agir. Isto é, fazer um exame clínico ou um exame mais detalhado no cachorro. 

Nesse exame completo do cachorro é possível identificar doenças oftalmológicas e neurológicas associadas. Além de fatores que indicam a probabilidade genética do estrabismo.

cachorro de roupinha

Cão com roupinha – Foto: Freepik

Tratamento para cachorro estrábico

O tratamento para cachorro estrábico está relacionado ao bem-estar animal. Isto é, no caso de doenças, o veterinário irá recomendar tratamentos que vão aliviar ou tratar sintomas desagradáveis no pet.

Assim sendo, para quem deseja saber como corrigir estrabismo em cachorro, muitos veterinários não recomendam a cirurgia de correção por conta dos riscos que pode trazer ao doguinho. 

No entanto, quando o estrabismo afeta a locomoção do cachorro, é possível agir. Isto é, com alguns treinamentos e terapias é possível adaptar o animal à sua condição. Assim sendo, ele não precisa de cirurgia para finalidade estética.

Existe a cura de algumas doenças. Mas depende do período do diagnóstico. Consequentemente, os olhos do cão voltam ao normal.

Assim sendo, você também poderá ver a condição com um olhar mais carinhoso. Afinal, o cachorro vesgo é um charminho do seu pet!

Estrabismo em cachorro e bem-estar

O estrabismo em cachorro e o bem-estar estão relacionados de forma individual a cada quadro clínico do cachorro. Isto é, dependendo da causa do problema, o cãozinho levará uma vida tranquila.

No entanto, diferente dos humanos, na maioria dos casos o estrabismo causa desconfortos. Como por exemplo, a diplopia.

A diplopia é a visão dupla, cansaço nos olhos, dor de cabeça e entre outros problemas.

Mas quando o estrabismo afeta os cães peplo músculo reto medial, os quadros clínicos são mais tranquilos.

Afinal, o doguinho consegue fazer suas atividades normalmente.

Por via estética, o estrabismo em cães pode ser considerado um charme. Afinal, é um detalhe fofo para o pet. 

cão deitado no chão

Cão deitado no chão – Foto: Freepik

Dificuldades do cachorro estrábico

Em alguns casos, o cachorro estrábico apresenta dificuldades no campo visual. Isto é, afeta suas atividades ao longo da vida.

Assim sendo, pode-se corrigir o estrabismo ao longo da vida do cachorro. Melhorando a visão ou tornando o pet adaptado à sua condição no campo visual.

Entre as dificuldades do cachorro estrábico estão a visão binocular. Isto é, o cãozinho não consegue usar um dos olhos para focar em um objeto. O que dificulta a sua visão tridimensional comum.

Por exemplo, no caso de brincadeiras o cachorro vesgo pode apresentar dificuldades de identificação de espaço. Além da dificuldade de avaliação de distância e, consequentemente, esbarrando em objetos no caminho.

Raças que são propensas ao estrabismo

Não existe uma regra quando o assunto é estrabismo em cachorro. Porém, algumas raças são propensas a esta condição.

Os cachorros de raças braquicefálicas como Shih Tzu, Pugs, Bulldogue Francês e Boston Terrier, tem um focinho mais achatado. Isto é, esse focinho poderá favorecer a condição de estrabismo no cachorro.

Mas saiba que nem todo cão dessa raça irá apresentar essa condição. Afinal, qualquer cachorro pode ter estrabismo. Essa é uma condição hereditária causada por doenças oftalmológicas e também acidentes.

Além disso, em qualquer período da vida o cachorro, ele poderá apresentar esse desvio. Há vários graus diferentes, conforme sua condição de saúde. Como por exemplo, as lesões no nervo ocular.

O post Cachorro estrábico – Conheça as causas, diagnósticos e tratamentos apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
13 de Maio de 2022

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos