Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Comedouro elevado faz bem para o cachorro?

Um comedouro elevado pode, literalmente, elevar a qualidade de vida e saúde do seu melhor amigo. No entanto, é preciso considerar alguns aspectos importantes relacionados ao bem-estar do pet.

Não é qualquer comedouro elevado que vai ajudar o cão a se sentir mais confortável e, por isso, você deve entender sobre cada um dos modelos.

No entanto, pelo simples fato de você oferecer a ração de maneira elevada para o seu pet, uma série de problemas passam a deixar de existir. Entre eles, a má digestão em cachorro.

Para entender tudo sobre o assunto, continue lendo este artigo do Portal do Dog.

Comedouro elevado faz bem para o cachorro?

Comedouro elevado faz bem para o cachorro

Comedouro elevado – Foto: Freepik

Sim, o comedouro elevado faz bem para o cachorro.

No entanto, é preciso entender mais sobre esse tipo de recipiente, uma vez que o comedouro elevado pode prejudicar a alimentação do pet, caso a altura e o modelo não sejam os indicados.

Ou seja, não adianta simplesmente colocar um comedouro elevado para o cachorro se, no fim das contas, ele não consegue comer direito. Um comedouro muito raso, muito fundo, muito alto ou muito baixo podem prejudicar a alimentação do pet.

Mas quando você acerta na altura e no modelo, muitos benefícios podem ser percebidos a partir de um comedouro elevado.

Veja alguns deles:

  • Movimentos articulares mais seguros.
  • Evita sujeira e bagunça.
  • Mais higiene para a comida.
  • Ideal para cães idosos.
  • Conforto para o cão comer.
  • Eles não movimentam o comedouro.
  • É mais fácil para engolir a comida.

A seguir, veja na prática como cada um desses benefícios vai impactar positivamente a vida do seu melhor amigo.

Movimentos articulares mais seguros

Antes de mais nada, precisamos considerar os movimentos articulares do seu cão. Para animais mais velhos ou que tenham qualquer tipo de dificuldade nas articulações, se abaixar para comer pode ser algo bem dolorido.

Isso é algo que a gente, as vezes, nem percebe. Afinal, não imaginamos que o cão possa ter dores para fazer algo natural, que é comer, não é mesmo?

No entanto, saiba que sim, os cães podem sentir essa dificuldade. Um cão com artrite, por exemplo, vai ter muita dor ao ter que se abaixar para comer. Logo, a alimentação se torna algo dolorido e muitas vezes o cão deixa de comer por causa disso.

Resultado: falta de nutrientes e vitaminas e, por isso, o cão pode desenvolver doenças ao longo do tempo.

Evita sujeira e bagunça

Você tem um cão que faz muita sujeira ou bagunça na hora de comer? Se isso acontece, pode ser que o tipo de comedouro ajuda nesse processo de bagunça.

Comedouros muito frágeis, simples e leves, podem ser facilmente carregados por aí. Além disso, eles podem virar enquanto o cão está comendo e aí a bagunça está feita. Além de dificultar a alimentação do dog, claro.

Mesmo em momentos que o cão não está comendo, ele pode acidentalmente fazer sujeira. Durante uma brincadeira ou algo do tipo, ele poderá tropeçar na tigela e ela poderá virar. E se você não ver na hora, a sujeira pode ser grande.

Comedouro elevado faz bem para o cachorro

Cão comendo no sofá – Foto: Freepik

Mais higiene para a comida

Você sabia que as tigelas muito baixas podem facilmente trazer fungos e bactérias para dentro da comida do cão? Sim, isso é uma realidade. Afinal, a comida está ali, próxima ao chão e em contato com umidade e calor o tempo inteiro.

Como resultado, a comida pode ser uma excelente residência para fungos e bactérias. Esse tipo de parasita pode se alojar dentro da ração ou do alimento umedecido e o seu cão pode até mesmo ficar doente.

Além disso, um comedouro no chão pode ser um ambiente de “tráfego” para parasitas, como baratas, ratos e até animais peçonhentos. Se você mantém a comida do dog mais elevada, as chances de ela ficar mais limpa e segura são maiores.

Além disso, a comida fica com gosto bom por mais tempo.

Ideal para cães idosos

Os cães idosos geralmente vão ter mais dificuldades para se movimentar. Inclusive, para processos naturais, como é o caso da alimentação. Tigelas muito baixas podem gerar desconforto e o cachorro idoso pode sentir dor para comer.

Se você tem um cão com artrite, por exemplo, esse simples movimento de se abaixar para pegar a comida pode ser algo terrível para ele. Talvez você nem perceba, mas ele pode estar sofrendo muito para fazer algo simples, que é se alimentar.

O recipiente elevado para o cão idoso ajuda ele a se manter com postura ereta e tudo fica mais fácil: pegar a comida, mastigar, sentir o sabor e se saciar de maneira saudável.

Comedouros elevados para cães idosos ajudam demais a dar mais qualidade de vida ao dog.

Conforto para o cão comer

Um comedouro elevado, de maneira geral, traz muito mais conforto para o cão comer. Afinal, o comedouro elevado fica na altura da boca do cachorro e, por isso, se alimentar é um processo muito mais natural e fácil.

O conforto físico que o cão sente na hora de se alimentar é muito maior. Afinal, quando o cão está abaixado para comer, ele precisa fazer força para engolir a ração. Afinal, ele precisa empurrá-la para cima, visto que seu pescoço está abaixado.

Agora, se ele está comendo com o pescoço reto e sem ângulos difíceis, engolir a comida se torna algo muito mais simples e natural. É fácil para engolir a comida e ela chega mais fácil no estômago.

cão comendo

Comedouro baixo – Foto: Freepik

Comedouro elevado – Eles não movimentam o comedouro

O seu cão movimenta o comedouro para comer a ração? Se isso acontece, é porque o comedouro não está bem fixo no chão. No entanto, pode ser que o cão esteja com alguma dificuldade para alcançar a comida.

Ou seja, o cão pode estar empurrando o comedouro com o focinho pois, talvez, ele não consegue chegar até todos os grãos de ração. Ou seja, ele está tendo dificuldades para se alimentar a esse pode ser um processo desconfortável para ele.

Ao movimentar o comedouro, muitas vezes, o cão começa a comer aqui e termina lá longe. Em pisos lisos e não emborrachados na parte inferior, isso pode acontecer.

Já em um comedouro elevado, isso não acontece.

Comedouro elevado – É mais fácil para engolir a comida

O comedouro elevado é bom em inúmeras características diferentes. Além de deixar a comida mais apetitosa por mais tempo para o cachorro, um pote de ração elevado ajuda a cão a engolir a comida.

Você já parou para pensar que o cachorro, quando está comendo abaixado, precisa engolir a comida para cima? Sim, ele precisa empurrar a comida pra cima, pois o seu pescoço está abaixado.

Isso traz muita dificuldade para o animal e o momento de alimentação dele pode ser bastante dificultoso. Principalmente quando o cão já é mais velhinho.

Qual a melhor elevação do comedouro para cachorro

Existem inúmeras elevações para você controlar o comedouro do seu pet. Por isso, a melhor elevação de todas é aquela que fica na altura exata do seu melhor amigo.

Preferencialmente, deixe o comedouro bem na altura do focinho do pet. Ou seja, de modo que ele não precise se abaixar e nem levantar o focinho para comer. Essa é a altura ideal.

Alguns tipos de comedouros têm uma regulagem de altura, o que ajuda muito a deixar o recipiente ainda mais adequado para a altura do dog.

cão comendo

Tigela de ração – Foto: Freepik

Melhores comedouros para cachorro

Até aqui, já entendemos que um comedouro elevado é realmente uma ótima alternativa para o seu cão. No entanto, como escolher o melhor modelo de todos?

Veja alguns modelos:

  • Profundo – para cães com nariz longo.
  • Raso – para cães com nariz curto.
  • Alimentação controlada.

A seguir, entenda sobre cada um dos modelos.

Comedouro elevado – Profundo – para cães com nariz longo

O comedouro profundo é um tipo de recipiente indicado para cães com nariz longo. Ou seja, cães com nariz pontudo e que precisam de mais espaço para comer.

Esse tipo de comedouro permite que o cachorro coloque o focinho inteiro dentro do recipiente para pegar os últimos grãos de ração no fundo da tigela.

Raso – para cães com nariz curto

O comedouro raso é um dos mais interessantes de todos. Ele pode ser uma boa ideia para várias raças de cães, mas principalmente aquelas com nariz curto.

Os cães conseguem pegar a ração que fica praticamente na superfície do comedouro. É simples e fácil para que eles comam de maneira saudável.

Cães de nariz alongado também podem comer em recipientes rasos.

Comedouro elevado – Alimentação controlada

E por fim, há o modelo de comedouro elevado que ajuda a controlar a quantidade de ração que o cão pode comer. Eles têm um sistema automático que deixa a ração em quantidades exatas no recipiente.

Além disso, há modelos que vão liberando a ração aos poucos. Esses são indicados para cachorros que comem rápido demais. Afinal, o comedouro vai liberando a comida aos poucos para o cão mastigar e engolir aos poucos.

Comedouros mais altos são realmente bem interessantes para a saúde do seu dog. Escolha um modelo adequado e cuide do seu pet.

O post Comedouro elevado faz bem para o cachorro? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
08 de Fevereiro de 2022

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos