Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Tumor adiposo em cães

O tumor adiposo, ou também conhecido como lipoma, é um tumor que, de acordo com a medicina veterinária, normalmente é benigno, já que não tem o risco de haver metástase (Quando a neoplasia se espalha para outros órgãos). Para uma melhor compreensão por parte dos tutores de cães, o tumor adiposo é normalmente o acúmulo de gordura concentrado numa determinada região, assemelhando-se com um caroço. Ao ser tocado, o lipoma pode ser firme e apresentar pouca mobilidade. Esse tumor é comumente encontrado na forma subcutânea, ou seja, debaixo da pele, porém podendo ser localizado em qualquer parte do corpo do cão. Não se preocupe, pois o lipoma não prejudica a saúde do seu animal.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A causa para o aparecimento do lipoma ainda é desconhecida. Estudiosos afirmam que esse acontecimento é de origem genética, já que descendentes de portadores de lipoma também apresentaram esse tumor. Mesmo o lipoma se tratando de um nódulo de gordura, não há nenhuma influência com a obesidade dos animais. Tanto os cães magros, quanto os obesos têm a mesma probabilidade do aparecimento.

O sinal clínico que o animal portador de um lipoma irá apresentar se baseia unicamente no aparecimento do tumor, podendo ele ser bem pequeno ou até bem volumoso. Não é encontrada nenhuma outra sintomatologia, como: Vômito, diarréia, febre e etc. Caso o tumor seja grande, poderá incomodar o animal no seu dia a dia.

Quando um animal apresentar um nódulo, é importante que o pet seja levado a um médico veterinário para uma avaliação do quadro, porém o tutor deve sempre continuar atento à evolução que o tumor irá ter. Em caso de crescimento rápido, mudança de cor na região, dor ou aumento na temperatura na região, retorne com o pet ao médico veterinário.

O diagnóstico do lipoma é feito primeiramente pelo histórico do cão e, consequentemente, seguido pelo exame clínico minucioso. A palpação do tumor pelo médico veterinário é bastante importante nessas horas. Exames laboratoriais, como a aspiração com agulha no tumor são fundamentais para o diagnóstico definitivo, já que nesse exame são observadas no microscópio as células tumorais.

O tratamento normalmente é feito pela extirpação cirúrgica do lipoma. Não necessariamente o médico veterinário irá indicar a intervenção cirúrgica nesse caso. Normalmente os profissionais só retiram o tumor em casos de crescimento exagerado, dificultando o bem estar do pet. Animais idosos com lipomas bem pequenos não são comumente indicados à retirada, devido ao risco anestésico existente para cães com mais idade. Quem irá definir a necessidade cirúrgica ou não é o médico veterinário de sua confiança.

Não existe prevenção para o lipoma, já que as causas ainda não foram descobertas. A única prevenção que pode ser feita por parte dos tutores de cães é que, em casos de aparecimento de nódulos pelo corpo do animal, esse tumor seja assistido e examinado por um profissional da área, o médico veterinário. O exame semanalmente do cão, feito  pelo tutor, principalmente na hora do banho, faz com que possa ser observada qualquer anormalidade no pet.

 

Por: George Augusto von Schmalz Portella de Macedo

Ocupação: Acadêmico de Medicina Veterinária

Contato: george_medvet@hotmail.com

Data: 
25 de Fevereiro de 2015

Autor

Autor: 
George Augusto
Classifique: 
Ainda sem votos