Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Curiosidades sobre o Pug: Esse é o cão certo pra você?

As melhores curiosidades sobre o Pug vão deixar você encantando – e entendido – sobre o cão. Afinal, o Pug é um cão muito especial e que precisa de determinados cuidados com algumas coisas sobre a sua saúde.

Ele pode ter alguns problemas de respiração, mas ao mesmo tempo precisa se divertir e se mexer para não ficar completamente sedentário.

Encontrar um bom balanço na rotina e dia a dia do dog é muito importante.

Por isso, neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender um pouco mais sobre algumas curiosidades sobre o Pug.

Continue lendo!

curiosidades sobre o pug

Adora ficar perto do seu tutor – Foto: Freepik

Conheça 10 curiosidades sobre o Pug

O Pug é um dos cachorros que os tutores mais gostam por inúmeras razões. Ele é lindo, fofo, muito próximo do tutor e não abre mão de uma companhia.

No entanto, antes de adotar um Pug, é preciso se preparar e ajustar a rotina para que o cão seja bem recebido e não tenha problemas de relacionamento e saúde.

Assim sendo, veja 10 curiosidades sobre o cachorro da raça Pug e como ele pode se adaptar na sua casa:

  1. Tem problemas respiratórios.
  2. Não pode fazer esforço agudo.
  3. É um cão muito preguiçoso.
  4. Tem mania de perseguição dentro de casa.
  5. Tem dobrinhas que precisam de cuidados.
  6. Pode ser um cão muito teimoso.
  7. O Pug é um cão que solta muitos pelos.
  8. Ele tem tendência a ficar obeso se o tutor não cuidar.
  9. Apesar de preguiçoso, precisa de exercícios.
  10. Trata-se de uma das raças mais antigas do mundo.

A seguir, entenda mais detalhes e ideias sobre o tema. Continue lendo!

Tem problemas respiratórios

Assim como todos os cães, de qualquer raça, o Pug também apresenta determinadas condições de saúde que precisam de um cuidado especial. Afinal, cada raça de cachorro é diferente da outra.

O Pug, nesse caso, precisa de cuidados com a sua respiração, já que essa é uma curiosidade que nem todos os tutores conhecem a respeito desse doguinho.

Ele é um cão que pode se cansar facilmente em qualquer situação, justamente porque é um cão braquicefálico. Isto é, ele tem a respiração comprometida por conta da sua anatomia canina.

Assim sendo, o tutor precisa considerar os cuidados básicos necessários para manter o Pug sempre saudável e confortável. Longe de problemas respiratórios por conta de excessos.

Calor excessivo, exercícios excessivos ou qualquer coisa excessiva, pode deixar o cão com mal estar devido a condição braquicefálica.

Inclusive, temos um artigo sobre o assunto. Veja depois: Cachorros Braquicefálicos ou focinho achatado.

curiosidades sobre o pug

Ele não pode fazer exercícios pesados – Foto: Freepik

Não pode fazer esforço agudo

Se você pensa em adotar um Pug para lhe fazer companhia nas longas e demoradas caminhadas matinais ou de fim de tarde, saiba que ele não é o melhor cãozinho pra isso.

Afinal de contas, o Pug não aguenta esforços agudos e não pode ser considerado como um cão para esse tipo de companhia.

Ele até pode passear, caminhar e ir ao parque. No entanto, é preciso dosar muito bem o tanto de exercícios que ele vai fazer e como ele vai fazer.

Tudo que for esforço repetitivo e pesado, o cachorro vai sofrer. Inclusive, ele pode até mesmo vir a óbito por conta do esforço agudo que ele faz.

Pela configuração braquicefálica, conforme você já entendeu, o Pug tem dificuldades para respirar e por isso pode sofrer muito. Principalmente em dias mais quentes ou muito gelados.

Se você quer adotar um Pug, é muito importante entender que ele precisa de cuidados especiais do ponto de vista de prática de exercícios.

Nunca leve o seu Pug para passeios longos, pesados, cansativos e exaustivos, ok?

É um cão muito preguiçoso

Pelo fato de ser um cão braquicefálico e que não deve se esforçar demais, uma das curiosidades sobre o Pug é que ele é um cão muito preguiçoso. Não só por característica, mas também pode necessidade.

Se você vai adotar um Pug, saiba que ele pode ficar um bom tempo sem fazer nada e isso é igualmente ruim para o dog, tanto como o esforço pesado.

Por isso, você deve estimular o seu cão a brincar sozinho e criar um bom enriquecimento ambiental para ele.

Deixe brinquedos pela casa e situações que possam deixá-lo entretido. Como por exemplo, o tapete de enriquecimento ambiental.

Ele é ótimo para fazer o cão se distrair com os petiscos e brinquedos que estão no tapete. Assim ele não fica preguiçoso, pois tem estímulos para se mover.

Além disso, se você brincar com o Pug dentro de casa, ele vai corresponder, pois ele adora o seu tutor. 

O mais importante é sempre buscar as brincadeiras e movimentos mais suaves e tranquilos, sem forçar a respiração do dog.

olho do pug

O olho do Pug também precisa de cuidados – Foto: Freepik

Tem mania de perseguição dentro de casa

Sabe aquele cão que não larga do pé do tutor dentro de casa e que adora ficar por perto o tempo inteiro? Pois é, essa é mais uma das curiosidades sobre o Pug!

Afinal, ele adora ficar perseguindo o tutor dentro de casa e isso faz dele um cão muito próximo e o melhor amigo do seu tutor.

Mas, assim como todo exagero não é saudável, essa perseguição também não é. Afinal, ele pode ficar muito ansioso por causa disso.

A síndrome por separação pode aparecer e o seu cão pode ficar muito desmotivado quando o tutor não está em casa.

Por isso, é muito importante acostumar o cachorro sozinho e em espaços que ele geralmente se sinta bem. E não 100% do tempo perto do tutor.

Inclusive, nós temos um artigo sobre o assunto. Veja: Síndrome da Ansiedade da Separação – O que é?

Curiosidades sobre o pug – Tem dobrinhas que precisam de cuidados

Você certamente já se apaixonou pelas dobrinhas do Pug e elas são motivos de sobra para ver que o cachorro é realmente muito fofo, não é mesmo?

No entanto, é preciso tomar cuidado com as dobrinhas do Pug. Afinal de contas, as dobrinhas podem ser bastante prejudiciais caso você não limpe-as direito.

Embaixo das dobrinhas, pode ficar sujeira e resíduos de suor. Isso, com o tempo, pode trazer alergias e dermatites na pele do seu dog.

Além disso, embaixo das dobrinhas pode ficar água parada depois do banho e isso também é maléfico. Afinal, água parada traz fungos e a consequência não é boa.

Por isso, se você vai adotar um Pug, lembre-se sempre de cuidar bem das dobrinhas fofas dele. Lá embaixo pode ter sujeira e fungos que devem ser limpos com frequência.

Caso contrário, o cão pode desenvolver alergias e dermatites na pele.

cão deitado

Um pug deitado – Foto: Freepik

Pode ser um cão muito teimoso

Sim, o Pug não é um dos cães mais respeitadores do mundo. Ele respeita e entende comandos e adestramentos, sem dúvidas. No entanto, se o tutor não cuidar, ele pode ficar muito teimoso.

Por isso, você precisa acostumar o seu Pug com a rotina que você quer para ele desde cedo. Além disso, ensinar comandos básicos e adestramentos é importantíssimo.

Nunca deixe o seu Pug fazer exatamente o que ele quer, quando ele quer. Afinal, cães precisam de rotinas. A rotina os deixa confortáveis.

Portanto, adeque a rotina do seu cão desde cedo e assim ele pode ter uma vida mais tranquila e muito menos ansiosa.

Curiosidades sobre o pug – O Pug é um cão que solta muitos pelos

Por mais que o Pug tenha pelos curtinhos, ainda assim, ele é um dos cães que mais soltam pelos dentro de casa.

Essa é uma das curiosidades sobre o Pug que você precisa saber.

Afinal de contas, a sua casa, sofá, poltronas e cadeiras podem ficar bastante sujos se o Pug dormir por lá.

No entanto, tem como evitar. Basta que você escove os pelos do seu dog com frequência. Assim, os pelos ainda vão cair. Mas com muito menos intensidade e a sua casa ficará limpinha.

Não há como ter um cachorro em casa e esperar que não tenha nenhum pelo no sofá, não é mesmo?

Afinal, cães têm pelos!

Ele tem tendência a ficar obeso se o tutor não cuidar

O Pug é um dos cachorros que tem tendência a obesidade, infelizmente. Afinal de contas, é um cão preguiçoso e que, por conta da sua condição, não pode fazer muitos exercícios.

No entanto, o tutor não pode confundir isso com a ausência total de exercícios e uma alimentação desequilibrada.

Basta que você ajuste as refeições, quantidades e calorias para que o seu cão não seja obeso. E ainda, você pode enriquecer o ambiente para ele brincar no ritmo dele.

Isso vai garantir que ele seja um cão em forma!

Curiosidades sobre o pug – Apesar de preguiçoso, precisa de exercícios

Sim, o Pug precisa se movimentar. Apesar de ser um cão braquicefálico, ele não pode ficar 100% parado pois isso também não é saudável.

Por isso, crie brincadeiras leves e sob medida para o seu cão. Ele precisa se divertir e gastar energia, assim como qualquer outro cão.

Trata-se de uma das raças mais antigas do mundo

Sim, os primeiros fósseis de Pug foram datados de 1.700 a.C! É muito tempo que os Pugs estão entre nós, não é mesmo?

Cuide do seu dog!

O post Curiosidades sobre o Pug: Esse é o cão certo pra você? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
14 de Setembro de 2022

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos