Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Cães entendem a linguagem humana?

Para nós, que vivemos e amamos nossos cães, isso já é uma certeza. Mas uma pesquisa científica confirma: os cães entendem as palavras! De acordo com um estudo recente, os cães analisam a linguagem do homem usando os dois hemisférios como nós: o esquerdo para o tom, o direito para as palavras.

Os cães são então muito mais parecidos com os humanos do que você pode imaginar? Bem, de acordo com este estudo, poderíamos dizer com certeza que esse é o caso. Se até agora tínhamos algumas dúvidas sobre a capacidade dos cães de entender a linguagem humana, agora não há mais dúvida alguma!

Cães e a linguagem humana: os cães entendem as palavras?

cachorro e a linguagem humana

Foto: Freepik

Em 2016, um estudo publicado na Science ilustrou os resultados de um experimento realizado na Hungria, durante o qual 13 cães foram submetidos a ressonância magnética para monitorar a maneira como o cérebro reagiu às palavras proferidas por pesquisadores.

A descoberta, confirmando o que já foi demonstrado no experimento anterior, é que cada hemisfério é ativado de acordo com as palavras e o tom usado. Então os cães entendem as palavras?

Os exames mostraram que o lado esquerdo é ativado quando os cães ouvem as palavras que têm significado para eles. Já o hemisfério direito, por outro lado, reagiu à entonação, como os humanos.

Em particular, o sistema de recompensa (as estruturas cerebrais que, além do aprendizado associativo e da motivação administram emoções que envolvem prazer), foi ativado apenas quando os amigos de quatro patas ouviram palavras de aprovação em tom de louvor.

Os cães, portanto, não são apenas capazes de entender o que dizemos e o modo como dizemos, mas podem combinar os dois aspectos para uma interpretação correta do que as palavras realmente significam.

Ajustando seu tom: os cães entendem as palavras?

cachorro

Foto: Freepik

Junto com os sons, os cães também aprendem tons. Quando seu cão está comportado, você fala com ele com uma voz doce e gentil, é assim que ele sabe que você está fazendo algo certo. Se o seu cão se comporta mal, você usa um tom mais sério.

Mas recompensar o bom comportamento é muito mais eficaz do que punir o mau comportamento quando se trata de treinamento.

Cães e linguagem corporal

cães e linguagem corporal

Foto: Freepik

Embora os cães não possam entender a linguagem humana, eles são especialistas em interpretar a linguagem corporal humana. Se você estiver deitado no chão, seu cão pode perceber que é um convite para ele aparecer e lamber seu rosto ou abraçar você. Ele também saberá o que significa quando você aponta para algo.

É sempre bom entender sobre a linguagem corporal que é considerada agressiva para os cães. Por exemplo, você não deve ir a um parque e olhar um cachorro estranho bem nos olhos; ele pode ver isso como um sinal de que você está desafiando-o e começar a latir ou atacar você.

Os cães também podem dizer como os humanos estão se sentindo com base em seus rostos. De acordo com um estudo, depois de serem mostradas fotos de pessoas que tinham expressões de raiva, medo ou felicidade no rosto, os batimentos cardíacos dos cães participantes aumentaram.

Cães e cheiro

cachorro e homem usando celular

Foto: Freepik

Você pode pensar que seu cão entende como está se sentindo, mesmo que você não esteja dizendo nenhuma palavra que ele saiba ou esteja interagindo muito com ele.

Se você acha que seu cão sabe quando está triste ou com medo, não está tão enganado. Segundo um estudo, os cães podem sentir o cheiro de algumas emoções, e eles assumem um estado emocional semelhante. Em resumo, se você está com medo, seu cão também pode começar a agir com medo.

Mas resumindo, os cães entendem as palavras? Bem, embora seu cão não consiga entender português ou qualquer outra língua humana, ele ainda tem muitas maneiras inteligentes de se comunicar com você e de interpretar o que você está tentando dizer.

O post Cães entendem a linguagem humana? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
24 de Dezembro de 2019

Autor

Autor: 
Handreza Hayran