Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Tenho um cão possessivo: o que fazer?

Ter um cão possessivo é algo que pode trazer uma série de problemas para o dia a dia dos tutores.

Esses animais se mostram extremamente protetores e ciumentos em relação a objetos, pessoas e, também com o próprio território.

Isso é bastante comum no reino animal, uma vez que os cães se tornam possessivos facilmente e, quando o tutor percebe, o animal já está com o comportamento bem definido.

Sendo assim, é importante conhecer bem o comportamento de um cão possessivo para evitar que o seu animalzinho de estimação fique assim. Fique ligado que neste post falaremos mais sobre esse tema.

Como reconhecer um cão possessivo?

Cachorro latindo pro nada

Cachorro latindo – Foto: Freepik

Um cão possessivo pode parecer inicialmente inofensivo, mas com o tempo ele pode se tornar cada vez mais agressivo para tentar defender todas as suas coisas.

Inclusive, dependendo do animal e da própria situação, essa possessão leva a casos graves de agressão, seja às pessoas da família ou aos outros animais.

Geralmente é possível identificar um cão possessivo porque ele se mostra dominante e possessivo em relação a objetos e pessoas.

Muitas pessoas chamam esses animais de “líder da matilha” e, essa é uma denominação que faz bastante sentido aqui.

Um cão possessivo tem os seus comportamentos porque não quer perder nada o que é seu, seja um brinquedo, ambiente ou a atenção de uma pessoa.

Ou seja, qualquer coisa que seja sua deve ser protegida para evitar a perda. Mas tudo isso leva a um nível elevado de insegurança e, também de ansiedade.

Mas o que se pode fazer para auxiliar um cão possessivo? Essa é a dúvida de muitas pessoas e, é preciso analisar a situação.

Primeiramente, é preciso ver a forma como o tutor reage a essa situação e, em relação a isso existem duas situações que são bem comuns: ou o tutor fica com raiva do cão ou ele simplesmente não faz nada.

O tutor as vezes tem raiva do cão possessivo

Relaxamento para cães estressados

Cachorro Latindo Bravo Foto: Freepik

Uma das situações mais comuns quando se tem um cão possessivo é o tutor ficar com raiva, uma vez que ele faz tudo pelo animalzinho e ele responde sendo agressivo e mal educado.

Todo o esforço de comprar uma ótima ração, levar o animalzinho para tomar banho, comprar todos os mimos possíveis e encher o pet de amor e carinho parece não fazer efeito.

Nada é suficiente. Pelo contrário, parece que quanto mais coisas o animal tem, mais ele se mostra agressivo e possessivo.

Tudo para proteger um brinquedo ou ossinho, por exemplo. Então, o que fazer? Punir o animal parece ser uma excelente opção.

Então, o que o tutor costuma fazer nesse caso é tirar os objetos do animalzinho, deixando-o em uma espécie de castigo.

Mas a verdade é que isso só vai piorar ainda mais toda a situação. O cachorro não aprende nada com esse tipo de atitude por parte do tutor.

Isso porque o animal percebe que tudo o que ele faz não é suficiente para evitar que alguém pegue os seus objetos. Sendo assim, ele precisa intensificar ainda mais as suas ações.

Basicamente, ao tirar os objetos que o cão possessivo protegia, a única coisa que se consegue é mostrar a ele que realmente pode perder os seus objetos a qualquer momento. Isso leva a mais ansiedade e medo.

O tutor que não faz nada

cachorro latindo

Cachorro latindo Foto: Freepik

É bastante comum também ver tutores que simplesmente não fazem nada diante de um cão possessivo.

Inicialmente as reações do animal podem ser mais leves e, por isso existem pessoas que acham isso “fofo”.

Além disso, muitas vezes, quando o cachorro rosna para o tutor, ele tem a reação de tirar a mão imediatamente ou sair de perto.

Se o cachorro rosna porque o tutor se aproximou de um brinquedo ou objeto de qualquer e, nesse momento o tutor simplesmente se afasta, o cão tende a pensar que fez a coisa certa.

Afinal de contas, ele conseguiu exatamente o que ele queria. Ou seja, rosnar funciona muito bem para proteger aquilo que é dele.

Além disso, o animalzinho pensa que se o tutor se afastou é porque ele realmente tinha alguma intenção de roubar os objetos.

Assim, além de o cão se tornar cada vez mais possessivo, ele ainda cria uma insegurança bem grande em relação ao tutor.

Erros ao lidar com um cão possessivo

cão possessivo

Cachorro descansando na perna do tutor – Foto: Freepik

Lidar com um cão possessivo não é nada simples, mas punir o animal ou não fazer nada para corrigir o comportamento não são boas opções.

De qualquer uma das duas maneiras, o que o tutor consegue é apenas deixar o pet mais inseguro e acabar com qualquer resquício de confiança que o animal tenha nele.

Nesses casos, o cachorro tende a entender que sempre que alguém chega perto dele acontece algo de ruim.

Mas este é apenas o começo. Com o tempo, começam a surgir vários outros problemas. Para começar, o cachorro não vem quando o chamam.

Há também uma tendência à agressividade todas as vezes que alguém toca o animalzinho ou chega perto.

É comum também ver o cachorro segurar os seus objetos e não soltar de jeito nenhum porque pensa que vai perder se fizer isso.

Algumas pessoas pensam que para lidar com um cão agressivo é necessário mostrar a ele quem manda.

Mas na verdade, o certo aqui é fazer o animal confiar muito mais nas pessoas e perder o medo de ficar sem as suas coisas.

O cão deve se tornar confiante

o segredo para lidar com um cão possessivo é mostrar a ele que não precisa ter medo de perder nada.

O mais importante nesse caso é que o pet aprenda a confiar novamente nas pessoas. Ou seja, nada de ruim vai acontecer se as pessoas se aproximarem dele.

Pelo contrário, o que deve acontecer é o animalzinho entender que quando ele se próxima das pessoas acontecem coisas maravilhosas.

A partir do momento em que o animalzinho aprender a ressignificar todas essas coisas, ele vai saber como amar as pessoas e, vai se sentir bem melhor quando alguém se aproximar enquanto ele rói um osso, por exemplo.

Identifique o que o cão possessivo está protegendo

cão possessivo

Cão brincando – Foto: Freepik

Antes de mais nada, você deve identificar o que exatamente um cão possessivo está encarando como sendo seu.

Tente perceber quais são os principais objetos que o animalzinho enxerga como sendo seus. Então, é preciso controlar a maneira e frequência com que o pet tem acesso a esses itens, pelo menos no início do treinamento.

A ideia aqui não é tirar essas coisas do bichinho, mas sim controlar a forma como ele tem acesso a eles.

Se o animal tem o hábito de defender demais os seus brinquedos, por exemplo, eles não devem ficar completamente à disposição o tempo todo.

Caso o problema seja em relação ao alimento, o acesso também deve ser limitado. Inclusive, especialistas concordam que os cães não devem ficar com comida à vontade por vários motivos.

Nesses casos, a ideia é criar uma espécie de escala, definindo quais são os objetos de que o pet gosta mais ou menos.

Aprendendo a lidar com um cão possessivo

Depois de identificar quais são os objetos de que o animalzinho gosta mais e, que costuma proteger de maneira mais intensa, é a hora de começar a pensar em como fazer trocas com ele.

A ideia é deixar algumas coisas com ele e, a maioria ficar guardada com você. Para que a troca funcione inicialmente, pense em deixar com o cão algo de que ele não goste muito.

Os objetos de que ele mais gosta devem ficar em sua posse. Assim será bem mais fácil e natural realizar essa troca.

Assim, com certeza o seu animalzinho vai se sentir bem confortável em trocar algo de menor valor por uma coisa que seja bem mais interessante para ele.

Suponhamos que você vá fazer isso enquanto o animal come. Ele está lá com o pote de ração e você tem alguns pedaços de carne.

Enquanto ele come a ração você chega pertinho e oferece a ele um pedaço de carne. É claro que ele vai querer, não é mesmo?

Com o passar do tempo vai focando cada vez mais obvio para o pet que a sua aproximação é algo bom.

Você pode fazer o mesmo com brinquedos. Enquanto ele está mexendo em algo que não gosta tanto, você pode chegar e chama-lo para brincar com um objeto que ele aprecie bem mais.

A tendencia é que a postura do animalzinho se torne completamente diferente. A agressividade e indiferença que ocorriam quando alguém se aproximava dão lugar a reações muito mais alegres e de interesse.

Desafie o animalzinho

Conforme você for percebendo que o cachorro começa a mudar para melhor, pode começar a aumentar o nível de dificuldade do treinamento.

No caso da comida, por exemplo, ao invés de apenas oferecer a troca para o seu cão, experimente também fazer carinho nele enquanto ele come na sua mão.

Quando perceber que está tudo bem, você pode tocar o pote de ração aos poucos. Mas é importante que tudo seja feito com tranquilidade e confiança, evitando assim reações desagradáveis e insegurança do animal.

Se você perceber que o animal está relaxado e descontraído, pode tentar tocar no pote antes mesmo de fazer a troca oferecendo a carne.

Mas é importantíssimo que tudo seja feito de maneira bem tranquila, sem atropelar nenhuma parte do treinamento.

Deve-se aumentar o nível de dificuldade somente quando o animal der a entender que está mesmo relaxado.

É importante mostrar que ele pode confiar em você e, por isso, é importante evitar sustos e reações desagradáveis.

Esse tipo de treinamento será uma prova de confiança e parceria entre você e o seu animal de estimação.

Se você perceber que ele rosnou, ficou com medo, acuado, tentou morder ou se agitou, provavelmente você exagerou.

Pular etapas e avançar rápido demais pode acabar piorando as coisas ao invés de melhorar, uma vez que o pet pode acabar tendo um retrocesso.

A facilidade pode valer a pena

Ao treinar um animal, vale muito apena começar com exercícios bem simples, uma vez que isso vai fazê-lo ter um reforço positivo.

Se o animal perceber que conseguiu fazer aquilo que deveria e agradou ao tutor, então ele ficará bem mais contente e satisfeito com tudo.

No caso dos brinquedos, por exemplo, uma coisa bem inteligente a se fazer é iniciar o treinamento por um a que o animal não seja tão apegado. Assim será mais simples ele se controlar e aprender que não deve reagir agressivamente.

Os mesmos exercícios valem com o treinamento com brinquedos e comida. Procure estabelecer algumas dificuldades com o tempo apenas.

Todas as pessoas que convivem com o cão devem realizar o treinamento

cão possessivo

Tutora ensinando seu cão – Foto: Freepik

Um cão possessivo vai ser possessivo com várias pessoas e animais. Sendo assim, ao fazer um treinamento é importante envolver todas as pessoas que convivem com o pet.

À princípio, o treinamento deve ser realizado com a pessoa na qual o animalzinho mais confia, mas quando ele se mostrar bem, deve-se envolver as outras pessoas.

Além disso, mesmo depois que o treinamento estiver bem estabelecido, é importante levar todos os ensinamentos para o dia a dia do animalzinho.

É bom ter em mente que é preciso evitar que o animal fique com aquela sensação de perda de algo.

Sendo assim, evite tirar objetos da boca dele. Quando estiver brincando com algo, verifique se oferece riscos.

Se não for perigoso, você pode deixar o pet com o objeto. E, se por acaso ele não puder mesmo ficar com aquilo, procure fazer uma troca por algo que ele goste muito.

Isso vai ajudar o animal a deixar aquele item ir sem que se sinta prejudicado e inseguro. A ideia para lidar com um cão possessivo é conseguir oferecer a ele sempre alguma vantagem.

Caso ele tenha que deixar alguma coisa para trás, deverá se sentir bem com isso.

Conclusão

Lidar com um cão possessivo não é nada simples, mas existem maneiras de melhorar a convivência.

Mas se você tiver dificuldade, a melhor opção é contratar um profissional que possa auxiliar no processo.

O post Tenho um cão possessivo: o que fazer? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
15 de Dezembro de 2022

Autor

Autor: 
Handreza Hayran