Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

16 Curiosidades sobre a raça Beagle!

Encontre 16 curiosidades sobre a raça Beagle, um cãozinho reconhecido pela sua simpatia, personalidade extrovertida e características bastante fofas.

O Beagle é um cãozinho para divertir toda a família. Afinal, ele se dá bem com crianças e gosta de ficar sempre pertinho do seu tutor.

Sua pelagem tricolor é a que mais chama atenção. Inclusive, uma raça bem próxima aos Beagles é o Foxhound.

Se você quer um cãozinho para trazer alegria para a sua casa, os cães dessa raça tendem a atender bem esse quesito.

Portanto, neste artigo do Portal do Dog, conheça as principais curiosidades sobre a raça Beagle, antes de comprar ou adotar um cachorrinho dessa raça tão incrível.

curiosidades sobre a raça beagle

Beagle fofo posando para a foto – Foto: Freepik

Curiosidades sobre a raça Beagle – Confira aqui

Entre as curiosidades sobre a raça Beagle, estão os destaques acerca do seu temperamento, necessidades da raça e, claro, a popularidade desse cachorro tão querido. Assim sendo, conheça a seguir os fatos mais curiosos do Beagle.

1- Raça Beagle é uma das mais antigas que existem

Um dos fatos mais curiosidades sobre a raça Beagle é que eles podem ser uma das raças de cachorros mais antigas que existem.

No entanto, não se sabe ao certo qual a origem do Beagle. Mas o que tudo indica é que o cachorro já existia em terras inglesas no império romano.

O que se sabe é que a raça foi localizada na Grã-Bretanha, onde os cãezinhos eram usados para caça de lebres e veados em território rural.

2- Considerado um excelente cachorro farejador

A raça faz parte do grupo 6 da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), reunindo os cachorros sabujos e farejadores. Portanto, o Beagle é considerado um excelente cachorro farejador, como o Basset Hound.

Assim sendo, os Beagles têm a tendência de farejar melhor que outros cães. Por isso, é comum ver esse tipo de raça trabalhando com a polícia e bombeiros.

Vale salientar que a raça é bastante usada em trabalhos nos aeroportos, principalmente em ações para identificar drogas, passageiros com armas e outros produtos ilícitos.

3- Cães da raça Beagle eram considerados “minis”

Entre as curiosidades da raça Beagle é que esses cães eram considerados de tamanho mini, diferente do que conhecemos hoje.

Desta forma, os primeiros registros de cães dessa raça apontavam que o Beagle tinha uma altura entre 20 e 33 centímetros.

Hoje, o que conhecemos é uma raça de cachorro de porte pequeno e médio, medindo até 39 centímetros de altura.

4- Curiosidades sobre a raça Beagle: É teimoso!

Uma das características da personalidade do Beagle é que ele é um cachorro teimoso. No ranking de inteligência (que apresenta atributos acerca de obediência), a raça ocupa a 72º colocação de cachorros mais inteligentes.

Sendo assim, é necessário o adestramento da raça desde filhote, pois os Beagles costumam querer fazer o que desejam, sem o devido adestramento.

Além disso, sua curiosidade é notória, podendo agir com travessuras, destruindo móveis, cavando buracos no quintal e tudo mais.

Até mesmo na velhice, o Beagle é um cachorro independente, necessitando de paciência, amor e persistência durante os treinamentos.

5- Personagem Snoopy é da raça Beagle

Um dos desenhos mais famosos é a Turma do Charlie Brown, criado pelo cartunista Charles Schulz. Com isso, uma das curiosidades sobre a raça Beagle é que o personagem Snoopy é dessa raça de cachorro.

Assim sendo, talvez você nem fazia ideia, mas um dos cachorros mais famosos do mundo pertence à raça devido aos seus comportamentos e personalidade.

Apesar de ser em coloração toda branca, que sugere a não pureza do Beagle, o Snoopy tem semelhanças físicas como o focinho e orelhas, bem como comportamentos de preocupação com sua comida.

curiosidades sobre a raça beagle

Beagle fofo no parque – Foto: Freepik

6- Presidentes americanos gostam dessa raça de cão

Mais um fato curioso sobre os Beagles é que os presidentes americanos gostam dessa raça de cão.

Afinal, no ano de 1963, a Casa Branca decidiu mudar as características das casinhas dos cachorros Him e Her, ambos da raça Beagle.

Para se ter uma ideia, a casinha dos pets chegou a ser comparada com um palácio devido às mudanças significativas no local.

O atual presidente da época, Lyndon Baines Johnson, era o tutor dos dois cãezinhos, chegando a adotar um terceiro Beagle, chamado Edgar.

7- Cães puros da raça Beagle tem a ponta do rabo branca

Bem sabemos que existem canis clandestinos e ilegais, infelizmente, onde alguns cães sofrem maus tratos. Mas saiba que para considerar um Beagle puro, é pela ponta do rabo branca que se detecta a mistura.

De acordo com a American Kennel Club (AKC), os cães puros da raça Beagle têm a ponta do rabo branca. Além de serem, geralmente, em uma pelagem com três cores.

8- São considerados cães com energia de sobra

Outra curiosidade sobre a raça Beagle é que eles são considerados cães com energia de sobra. Além de um faro apurado para sapequices.

Portanto, é importante colocar na sua rotina as atividades como exercícios físicos com o cachorro, passeios e brincadeiras para gastar energia.

Talvez essa não seja a melhor raça de cachorro para apartamento devido à agitação e tendência a latir muito.

Assim sendo, as melhores opções de raça de cães para apartamento, são: o Chihuahua, Yorkshire e o queridinho Poodle.

9- Cachorro da raça Beagle tem predisposição a sobrepeso

Além de ser bastante brincalhão, o cachorro da raça Beagle tem predisposição a sobrepeso, visto que ele adora comer.

Por isso, não caia na tentação de a todo momento alimentar seu cãozinho, mesmo ele fazendo uma carinha de “pidão” fofinha.

Desta forma, use a comida a favor da saúde do Beagle, estimulando brincadeiras que gastam energia e brinquedos para entreter.

Como os Beagles têm um faro bastante apurado, eles querem comer o tempo inteiro, podendo caçar comida aonde for para encher sua barriguinha.

cão foto

Beagle fofo – Foto: Freepik

10- Curiosidades sobre a raça Beagle: Preço para comprar!

Aqui no Brasil, o cãozinho dessa raça não é muito popular, por isso, uma das curiosidades sobre a raça Beagle é o preço elevado para comprar.

Em um canil regularizado e com Beagles de raça pura, os filhotes podem custar entre R$1.000 a R$ 13.000.

Lembre-se de sempre verificar a regularidade do canil, bem como, as características como a ponta do rabo branco do Beagle para evitar misturas.

11- Cachorros da raça Beagle são companheiros das crianças

Mais um fato curioso sobre a raça é que os cachorros Beagles são companheiros das crianças. Inclusive, das pequenas.

Afinal, eles são cães carinhosos e brincalhões, adoram brincadeiras divertidas ao ar livre, com ou sem brinquedos.

Mas além disso, a raça se dá bem com visitas. Eles amam os humanos e se socializam muito bem com eles.

Já com outros cães e animais, tendem a ser mais territorialistas, mas nada que uma socialização desde filhote não resolva.

12- Essa pode ser uma raça de cachorro ciumento

Os Beagles são raças de cães bastante dóceis, adoram um carinho e podem ser considerados uma raça de cachorro ciumento.

Afinal, o seu estilo aventureiro e espírito protetor é perfeito para passar mais tempo com seu tutor. Porém, quando existem mais pets será preciso dividir a atenção do tutor com os demais.

Aqui a socialização canina também se faz extremamente necessária para obter um lar de carinho e harmonia.

13- O nome “Beagle” tem dois significados

Agora vamos falar da curiosidade do nome da raça, frisando que o nome Beagle tem dois significados possíveis.

O primeiro significado do nome Beagle é de origem celta, significando pequeno, relacionado ao tamanho do pet.

Já o segundo significado da palavra Beagle é para “bica alta” ou “boca aberta”, relacionado ao fato de o Beagle latir muito. Mais um ponto negativo para criar a raça em apartamentos.

14- Uma das raças de cães mais populares nos EUA e Europa

Acredita-se que esta é uma das raças de cães mais populares nos Estados Unidos e na Europa.

Assim sendo, na região da Europa a raça de cão já era popular no século 19 e depois migrou para solos americanos, se tornou ainda mais popular.

Seu reconhecimento foi em 1884, pela American Kennel Club (AKC), sendo o Beagle um animal de estimação popular entre as famílias da época.

cão sentado

Beagle fofo sentado – Foto: Freepik

15- Queda de pelo do Beagle é frequente

Além de latir bastante, a queda de pelo do Beagle é frequente, acontecendo o ano todo. Porém, em pequenas quantidades.

Sua pelagem, geralmente tricolor, seca com facilidade. E com os produtos certos durante a lavagem fica com um brilho incrível.

Para evitar pelos soltos no ambiente, recomendamos fazer a escovação dos pelos todos os dias, e realizar a lavagem a cada 45 dias. Salvo exceções, devido ao seu comportamento enérgico.

16- Uma das raças de cachorro mais carismáticas que existe

Sem dúvidas uma das curiosidades sobre a raça Beagle mais marcantes, é que essa é uma das raças de cachorro mais carismáticas que existe.

Afinal, é um cachorrinho que tem um jeitinho animado de ser. Ele é carinhoso e topa brincadeiras com crianças e seus tutores.

Mas como dissemos acima, essa é uma raça de cachorro que precisa gastar energia todos os dias para não ficar entediado e começar a aprontar em casa ou no quintal.

Um dos sinais de um cachorro entediado são os latidos frequentes, podendo ser observados nos cães da raça Beagle.

Por isso, é muito importante considerar os cuidados básicos e rotineiros com o cachorro da raça Beagle.

Se você deseja adotar um cão dessa raça, procure por um canil regularizado para obter uma raça pura, saudável e com todas as informações que você precisa para criar o Beagle corretamente.

Essas foram as curiosidades sobre a raça Beagle. Se gostou deste post, compartilhe com aquele amigo que também ama essa raça de cão.

Cuide do seu dog!

O post 16 Curiosidades sobre a raça Beagle! apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
09 de Janeiro de 2023

Autor

Autor: 
Camila Bonatti