Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Como ajudar o cão a dormir melhor?

Algumas mudanças ambientais e na rotina podem ajudar o cão a dormir melhor, aumentando a qualidade de vida do pet e protegendo a sua saúde.

Nessa missão, os tutores devem ser bem ativos, a fim de proporcionar o que é necessário para o cachorro realmente repôr as energias durante o seu descanso.

Pensando nisso, a equipe do Portal do Dog desenvolveu este conteúdo com uma série de dicas e sugestões. Não deixe de conferir!

como ajudar o cão a dormir melhor

Cão deitado dormindo no tapete – Foto: Canva

Dicas para ajudar o cão a dormir melhor

Nós, tutores, podemos ajudar o cão a dormir melhor de diversas maneiras diferentes. O modo como brincamos com ele, a maneira como arrumamos o cantinho de descanso e até mesmo o horário das refeições podem fazer toda a diferença. A seguir, listamos, brevemente, esses principais pontos:

  1. Crie uma rotina regular de sono e acorde para o seu cão.
  2. Gaste mais energia do cão ao longo do dia.
  3. Proporcione atividades cognitivas durante o dia.
  4. Faça com que o local de descanso do seu cão seja confortável.
  5. Garanta que a temperatura ambiente seja confortável para o seu cão.
  6. Proporcione um ambiente seguro e tranquilo para o seu cão.
  7. Mantenha uma dieta saudável e equilibrada para o seu cão.
  8. Cuidado com os estímulos antes de dormir.
  9. Prepare um espaço apenas para o cão dormir.
  10. Mantenha visitas regulares ao veterinário.

Agora que você já tem uma visão geral de como ajudar o cão a dormir melhor, sigamos com mais detalhes sobre cada um desses fatores!

Veja também o que você sabe sobre o sono do cachorro.

1. Crie uma rotina regular de sono e acorde para o seu cão

Assim como os seres humanos precisam de um horário relativamente equilibrado para dormir, os cães também têm essa necessidade.

Eles precisam acordar e dormir mais ou menos na mesma hora, para que o corpinho do cão se acostume com os horários e, dessa maneira, consiga relaxar melhor na caminha.

Se a sua família não possui rotina, ou se sempre há alguém acordado em casa, a ponto de agitar o cão, é importante criar um ambiente mais reservado para ele poder ter uma rotina de sono.

Caso contrário, isso poderá dificultar o descanso, aumentar os níveis de estresse e ansiedade e impactar, até mesmo, a imunidade canina. Fique de olho!

2. Gaste mais energia do cão ao longo do dia

Gastar a energia do cachorro ao longo do dia é fundamental. Se ele passar o dia inteiro dentro de casa, sem grandes estímulos e brincadeiras, como ele poderá se sentir cansado, à noite, a ponto de dormir durante horas seguidas? É impossível, concorda?

Pois assim como nós não conseguimos dormir direito se passamos muitas horas em repouso, sem fazer nada, os animais também passam por esse problema.

Por isso, incluir passeios e brincadeiras estimulantes durante o dia é fundamental. Leve o seu cachorro para passear, experimente montar circuitos no quintal ou, caso seja necessário, cogite a possibilidade de contratar um dog walker para cumprir essa função de caminhar com o pet e ajudá-lo a gastar mais energia.

como ajudar o cão a dormir melhor

O sono do cachorro é fundamental para a sua saúde – Foto: Canva

3. Proporcione atividades cognitivas durante o dia

Além de fazer com que o cachorro tenha a oportunidade de gastar energia corporal durante as atividades diárias, propicie a ele algumas brincadeiras que sejam mais cognitivas. Eles precisam de estímulos mentais para desenvolverem habilidades e também para ficarem mais ativos no cotidiano.

Caso contrário, as atividades podem começar a se tornar mais tediosas, o que aumenta a ansiedade e o estresse do cão. Mais tarde, esses aumentos podem prejudicar o sono e o descanso de maneira geral, criando uma bola de neve de problemas. 

Pense nisso e comece a estabelecer brincadeiras divertidas e interessantes. Inclusive, existem muitos brinquedos para cães que cumprem esse papel. Vale a pena pesquisar e conhecer!

4. Faça com que o local de descanso do seu cão seja confortável

Para ajudar o cão a dormir melhor, é necessário oferecer o que ele realmente precisa para um bom descanso. Isso significa que a caminha e os acessórios oferecidos precisam ser de qualidade, limpinhos e confortáveis, para criar um cantinho bem agradável ao pet.

Se a cama estiver muito suja, rasgada ou velha, como o pet se sentirá completamente confortável para dormir? Pois é!

Embora nem todo cão seja exigente nesse sentido, é dever do tutor oferecer a ele um local de descanso que seja realmente seguro e confortável. Caso contrário, se o ambiente for bagunçado, por exemplo, poderá oferecer muitos estímulos ao cachorro, o que o impede de dormir bem.

cão fofo dormindo

Cachorro deitado em meio aos tecidos – Foto: Canva

5. Garanta que a temperatura ambiente seja confortável para o seu cão

A temperatura do ambiente também impacta no descanso do cãozinho. Se o espaço for muito frio ou muito quente, isso poderá atrapalhar o relaxamento do pet, causando, inclusive, estresse.

No caso de ambientes gelados, o frio excessivo pode resultar em problemas de saúde, o que pioraria o descanso e a qualidade de vida do seu amigo de quatro patas.

É claro que você não precisa instalar um ar condicionado no canil ou na casinha do cachorro (embora há quem faça isso, e tudo bem), mas ficar atento aos tipos de materiais e à localização da caminha para evitar frio ou calor em excesso é muito importante.

Embora estejamos falando de um pet, lembre-se de que ele também sofre, também se irrita e também sente desconfortos. Ofereça a ele um ambiente agradável para dormir bem.

Como ajudar o cão a dormir melhor – 6. Proporcione um ambiente seguro e tranquilo para o seu cão

O cachorro precisa estar se sentindo seguro e confiante para conseguir dormir bem. Se houver estímulos que causam medo, como ruídos ou outros cães que brigam com o seu cachorro, é interessante pensar em estratégias para minimizar esses gatilhos de medo.

Afinal, enquanto o animal não se sentir seguro e tranquilo na sua cama, ele poderá ficar em um verdadeiro estado de alerta. E como ele poderá descansar se permanecer dessa maneira?

Por isso, verifique se há alguma coisa que possa estar roubando a tranquilidade do cão, e posicione a cama em um espaço e ambiente que sejam tranquilos, protegidos contra ruídos elevados, etc.

7. Mantenha uma dieta saudável e equilibrada para o seu cão

A alimentação canina tem relação direta com a saúde do animal, e isso não é novidade alguma. Só que além de impactar no peso e nas mais diversas funções do corpo, a alimentação – e a rotina de horários para comer – também pode impactar o sono do cão.

Por conta desses fatores, evite dar muitos alimentos perto da hora de dormir, pois isso pode deixar o cachorro com maiores dificuldades para ficar com sono e adormecer. Afinal, é semelhante ao que ocorre com nós: quando comemos demais e vamos dormir, podemos ter indigestão e dificuldades para realmente descansar bem, não é mesmo?

Além disso, a alimentação do cachorro precisa ser saudável e equilibrada, de acordo com o porte, a raça e a idade do cão. O veterinário pode ajudá-lo a encontrar as melhores alternativas nesse sentido.

Pois, dessa forma, o pet manterá a sua nutrição em dia, em horários equilibrados, o que propiciará um maior equilíbrio de diversas funções do corpo, inclusive do sono.

cão deitado

Cão deitado – Foto: Canva

Como ajudar o cão a dormir melhor – 8. Cuidado com os estímulos antes de dormir

Sabemos que muitas pessoas só tem tempo de brincar e de se divertir com o cão à noite, quando chegam em casa do trabalho e têm alguns minutinhos para isso.

Porém, o tipo de estímulo que é oferecido pode atrapalhar na hora de ajudar o cão a dormir melhor. Pois pare e pense: se você começa a brincar intensamente com o cão, dando a ele estímulos por meio de brinquedos e brincadeiras, isso poderá deixá-lo mais ativo do que o esperado. Essa ativação pode dificultar o descanso, fazendo com que o cachorro fique bem acordado e com dificuldades para adormecer.

Além disso, pode fazer com que alguns cachorros, especialmente os mais novinhos, fiquem choramingando e latindo quando são colocados para dormir logo após as brincadeiras.

Portanto, evitar esses estímulos excessivos é importante – e fará bem até mesmo ao tutor.

9. Prepare um espaço apenas para o cão dormir

Não fique colocando o cachorro no sofá, depois na cama, depois em um tapete da lavanderia, desejando que, a cada dia, ele venha a dormir bem e sem grandes dificuldades.

Pois pare e pense: você gostaria de dormir, todos os dias, em um lugar completamente diferente? Parece algo um pouco ruim de imaginar, concorda? Com o cachorro é mais ou menos assim.

Se você quer realmente ajudar o cão a dormir melhor, prepare um espaço para que ele possa adormecer todos os dias no mesmo ambiente. Arrume uma caminha, um cantinho aconchegante, seguro e limpo, para que ele associe o espaço com os momentos de descanso.

Isso poderá ajudá-lo a relaxar melhor, diferentemente do que aconteceria caso ele fosse posto em um local diferente a cada dia, pois, nesse caso, o estresse e a ansiedade canina poderiam aparecer.

cão fofo dormindo

Cão deitado com a língua de fora – Foto: Canva

Como ajudar o cão a dormir melhor – 10. Mantenha visitas regulares ao veterinário

As visitas regulares ao veterinário também fazem parte do processo de ajudar o cão a dormir melhor. Isso porque, o profissional poderá manter o check-up do pet sempre em dia, analisando se há algo que possa estar atrapalhando o sono e o descanso.

Caso detecte alguma alteração, o tratamento mais adequado poderá ser prescrito, o que resultará em uma melhora da qualidade de vida do seu amigo de quatro patas. Até porque, às vezes, o pet pode até ter algum problema de saúde assintomático que apenas o veterinário poderá detectar.

Pense nisso e mantenha essas visitas sempre em dia. Dessa forma, além de cuidar do sono do cachorro, você também oferece a ele mais saúde de maneira geral, prolongando a sua vida e aumentando o seu bem-estar.

O post Como ajudar o cão a dormir melhor? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
06 de Julho de 2023

Autor

Autor: 
Camila Bonatti