Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Cachorro sempre cansado, o que pode ser?

Afinal, o que pode ser quando o cachorro está sempre cansado? Quais as possíveis causas para esse tipo de condição?

Apesar de não haver uma resposta única e generalizada para esse questionamento, a equipe do Portal do Dog foi atrás de informações que possam ajudar você a compreender melhor essa situação.

Descubra quais podem ser as possíveis causas do cansaço excessivo e frequente no seu cãozinho. Acompanhe e saiba mais!

Cachorro está sempre cansado

Cão com olhar triste – Foto: Canva

Cachorro está sempre cansado: O que pode ser?

Se o cachorro está sempre cansado, significa que alguma coisa pode estar acontecendo. Por isso, além de considerar os fatores que apresentamos no decorrer deste conteúdo, também sugerimos que você procure um veterinário para que ele faça os exames necessários no seu pet.

Afinal, se for algo relacionado à saúde e que necessita de intervenção medicamentosa ou mudanças no estilo de vida, o veterinário poderá dizer com mais precisão.

Vejamos agora as possíveis causas que podem estar por trás do cansaço excessivo na rotina do cachorro:

  1. Avanço da idade.
  2. Má alimentação.
  3. Desidratação.
  4. Falta de rotina.
  5. Falta de rotina de sono.
  6. Atividades físicas excessivas.
  7. Ansiedade.
  8. Depressão.
  9. Doenças cardíacas.
  10. Uso de medicamentos.
  11. Diabetes.
  12. Calor excessivo.
  13. Sedentarismo e falta de atividades interessantes.
  14. Problemas respiratórios.
  15. Problemas nas articulações, ossos ou músculos.

Além de ter essa visão geral, sugerimos que você veja mais detalhes sobre cada um dos pontos que elencamos logo acima. Continue lendo!

Veja também por que o cachorro está deitado na porta?

Cachorro está sempre cansado

Cachorro deitado na cama – Foto: Canva

1. Avanço da idade

À medida que o tempo vai passando, os cães vão envelhecendo e perdendo aquela vitalidade que possuíam quando ainda eram filhotes. Por isso, em casos específicos, o cansaço do cachorro pode estar relacionado ao seu envelhecimento, ou seja, é algo normal.

Porém, se o cansaço surge de maneira abrupta, fazendo com que o cão mude os comportamentos repentinamente, mesmo que ele seja mais velho é importante buscar auxílio veterinário para investigar o que pode estar acontecendo.

2. Má alimentação

A alimentação dos cães é fonte de energia, nutrientes e vitaminas essenciais para o fortalecimento de todas as funções do corpo.

Se ele não comer adequadamente, considerando idade, porte e raça, poderá sofrer de déficit de nutrientes, o que pode causar o cansaço excessivo que ele vem sentindo.

Por isso, verifique se a alimentação do cachorro está de acordo com as recomendações de especialistas.

Veja também: Alimentação natural para cães: o que levar em consideração?

3. Desidratação

A desidratação também pode causar efeitos colaterais que fazem com que o cachorro esteja sempre cansado. Afinal, a água é fundamental para uma série de funções do corpo do pet e, sem ela, ele pode ter dificuldades circulatórias. Essas dificuldades na circulação sanguínea inibem que o sangue leve nutrientes e oxigênio para todos os órgãos e tecidos.

Consequentemente, essa “entrega” ruim pode acabar causando a fadiga excessiva, fazendo com que o pet apresente sinais de que está sempre cansado.

Portanto, nesses casos, é importante verificar se o pote de água do cachorro está sempre limpo e se há água o suficiente para ele beber ao longo do dia.

4. Falta de rotina

Se o cachorro está sempre cansado, é interessante observar se ele tem tido alguma rotina ao longo do dia. Se todos os dias ele precisa fazer coisas diferentes, tendo horários distintos para comer, brincar e descansar, ele pode ter dificuldades para dormir adequadamente.

Isso pode fazer com que o cachorro comece a se sentir mais fatigado, prejudicando a sua qualidade de vida.

Pois pare e pense: imagine se todos os dias você tivesse que dormir, acordar, beber água, comer e praticar exercícios sempre em horários diferentes, que você só descobriria na hora de fazer… Parece algo bem difícil e cansativo, concorda? 

O mesmo pode estar acontecendo com o cão. Por conta disso, é importante avaliar se o seu doguinho tem tido alguma rotina ou não, analisando como instaurar uma que seja saudável.

cão deitado

Cão deitado desanimado – Foto: Canva

5. Falta de rotina de sono

Assim como a falta de rotina, de maneira geral, pode ser o que esteja fazendo o cachorro estar sempre cansado, a falta de rotina de sono, isoladamente, também pode ser um grande problema.

Sendo assim, comece a analisar: será que o seu cachorro tem um horário mais ou menos parecido de sono, todos os dias? Ou será que a casa é tão agitada a ponto de ele ter que dormir em horários alternativos todos os dias? Ou ainda, será que não estão acordando o pet muitas vezes enquanto ele descansa?

Tudo isso pode estar atrapalhando a rotina de sono, fazendo com que o doguinho acabe apresentando um cansaço além da conta. 

Cachorro sempre cansado – 6. Atividades físicas excessivas

Sabemos que as atividades físicas são extremamente importantes para a saúde do cachorro. Sem elas, ele pode acabar ficando sedentário e desenvolvendo doenças que podem, inclusive, levar à morte.

Porém, isso não quer dizer que ele deva praticar exercícios excessivamente. Até porque, nesse caso, o excesso não será algo bom e não compensará a falta de atividades em alguns dias da semana.

Portanto, comece a avaliar: será que você não está fazendo com que o pet pratique atividades exageradamente? Veja como ele tem se comportado durante os passeios e as brincadeiras ao ar livre. Pode ser que ele comece a dar sinais de cansaço justamente por estar, de fato, cansado, devido à carga excessiva de brincadeiras.

7. Ansiedade

Cachorros ansiosos também podem começar a demonstrar um cansaço excessivo, além da conta. Esse cansaço pode ser causado pela sensação de medo que ele sente ao se deparar com situações como falta de rotina, ruídos elevados, novo pet em casa, etc.

É como se ele permanecesse sempre em alerta, pronto para fugir de algo perigoso. Consequentemente, isso pode consumir muita energia física e mental do seu amigo de quatro patas, fazendo com que os sintomas de exaustão comecem a aparecer.

cão deitado

Cão deitado em meio as cobertas – Foto: Canva

8. Depressão

Assim como a ansiedade é um problema de saúde mental canina que pode causar cansaço excessivo, a depressão também pode ter esse efeito.

O cachorro deprimido pode começar a ter desinteresse por diversas atividades, mostrando-se sempre cansado e sempre pronto para dormir.

Às vezes, ele pode nem dormir, mas preferir ficar deitado, quietinho, devido à depressão.

Se você tem observado esse tipo de sinal, não hesite na hora de buscar ajuda profissional. Afinal, os pets também merecem cuidados com a saúde mental para ter mais qualidade de vida!

9. Doenças cardíacas

Algumas doenças cardíacas também podem ser um dos motivos pelos quais o cachorro está sempre cansado. Como a circulação sanguínea pode ser mais difícil, por exemplo, o coração do pet pode ter que “trabalhar mais” para compensar isso, a fadiga diária pode aparecer.

Além desse tipo de quadro cardíaco, existem outras doenças que podem ser detectadas em cães. Para descartar essa possibilidade, é fundamental fazer os exames recomendados pelo veterinário.

10. Uso de medicamentos

O uso de medicamentos é outro problema que pode estar envolvido com o cachorro estar sempre cansado. Alguns medicamentos podem alterar algumas funções do organismo ou provocar verdadeiro efeitos sedativos.

Se você percebe que o cão fica muito cansado todas as vezes que toma algum medicamento, converse com o veterinário para avaliar a possibilidade de pensar em alternativas que minimizem esse problema.

Cachorro sempre cansado – 11. Diabetes

Se o cachorro apresenta sede excessiva, aumento do apetite e cansaço frequente, fique de olho, pois pode ser que ele esteja sofrendo de diabetes canina!

Outro sinal muito evidente é o aparecimento de formigas quando o pet urina no quintal. Elas aparecem porque na urina do cachorro pode haver excesso de açúcar, devido ao quadro diabético.

Se esses sintomas estão presentes na rotina do seu cachorro, procure um veterinário imediatamente!

Cachorro sempre cansado – 12. Calor excessivo

Dias muito quentes podem ser difíceis para os cães, e até para nós, humanos. Afinal, quem nunca se sentiu um pouco indisposto em um dia mais quente, não é mesmo?

Por isso, se o cachorro está sempre cansado, comece a observar se o ambiente onde ele está não é muito quente, a ponto de causar mal-estar e fazer com que o pet fique mais desanimado.

Se essa for a realidade, considere pensar em formas de minimizar o calor, e nunca se esqueça de manter o cachorro hidratado, para evitar a piora.

13. Sedentarismo e falta de atividades interessantes

Assim como o excesso de atividades físicas podem causar o cansaço excessivo em cães, o sedentarismo também pode ser a mola propulsora por trás do problema.

O sedentarismo prejudica uma série de funções do organismo e pode fazer com que o corpo tenha que trabalhar mais em algumas tarefas, como os batimentos cardíacos, para manter tudo funcionando.

Como consequência disso, podem aparecer os sinais de fadiga e cansaço excessivo, mesmo quando o pet passa o dia todo dormindo.

cão com o rostinho apoiado

Cachorro com o rostinho apoiado – Foto: Canva

Cachorro sempre cansado – 14. Problemas respiratórios

Alguns problemas respiratórios também podem estar fazendo com que o cachorro esteja sempre cansado. Pois se ele tem dificuldades para respirar, falta oxigenação no seu corpo e até mesmo no cérebro, causando sintomas de cansaço e falta de fôlego.

Se você tem percebido que o seu pet está com dificuldades para respirar normalmente, procure imediatamente um médico veterinário para avaliar o quadro e tomar medidas cabíveis.

Pode ser do seu interesse saber mais sobre por que o cachorro respira rápido enquanto dorme?

15. Problemas nas articulações, ossos ou músculos

Por fim, um dos motivos pelos quais o cachorro está sempre cansado pode ser os problemas em articulações, ossos ou músculos. Esses problemas podem estar associados à dieta, ao descanso, prática de exercícios, doenças, infecções e genética.

Por isso, é difícil dizer uma única causa para esse cansaço e o melhor caminho é buscar suporte de um profissional para investigar tudo de pertinho e assim implementar o melhor tratamento.

O que fazer quando o cachorro está sempre cansado?

Se você percebeu que o cachorro está sempre cansado, mudou algumas coisas para tentar minimizar esse sintoma, mas ainda assim a fadiga está presente, não espere o tempo passar e busque o suporte de um veterinário.

O profissional qualificado poderá analisar a situação com mais precisão, o que é fundamental na hora de seguir com o tratamento ou com a mudança de hábito mais adequada. 

Além disso, em caso de dúvidas, não hesite em conversar com um profissional de sua confiança.

Lembre-se de que o cansaço excessivo pode ser algo relacionado à rotina, mas também pode ser um sintoma de doença que deve ser tratada. Proteja o seu amigo de quatro patas mantendo as visitas regulares ao veterinário.

É importante lembrar também que, quanto mais você conhecer o seu cachorro no dia a dia, mais fácil será para identificar eventuais problemas de saúde. Afinal, você já sabe como ele age ou reage a situações e assim terá mais sensibilidade para entender quando ele está passando mal ou com qualquer probleminha.

Cuide do seu melhor amigo!

O post Cachorro sempre cansado, o que pode ser? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
07 de Julho de 2023

Autor

Autor: 
Camila Bonatti