Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Cachorros precisam de privacidade? Qual a importância?

Será que os cachorros precisam de privacidade? Existe algum tipo de espaço pessoal que deve ser respeitado? Essas são dúvidas genuínas de muitos tutores, que ficam se perguntando se estão passando dos limites quando tocam excessivamente o cão, ou quando não o deixam ficar sozinho em nenhum momento.

Pensando nisso, a equipe do Portal do Dog preparou este conteúdo com uma série de informações relevantes sobre o assunto. Não deixe de conferir e tirar as suas dúvidas!

cachorros precisam de privacidade

Cachorro fofo passeando sozinho na praia. Foto: Canva.

Cachorros precisam de privacidade?

Imagine um mundo no qual ninguém respeite o seu espaço. Você está almoçando e, do nada, tocam nos seus talheres ou no seu prato, conversando com você e não dando atenção para as suas reações. Depois, do nada, durante o seu banho, alguém entra no banheiro para escovar os dentes, sem se preocupar com o seu constrangimento.

Ou ainda, quando você está completamente irritado com algo, chega alguém com um chocalho e fica chacoalhando no seu ouvido.

Parecem cenários bem estressantes, concorda?

Basicamente, muitos cães vivem essas situações sem que nos demos conta de que, sim, de fato os cachorros precisam de privacidade para se manterem bem e felizes. Quando essa privacidade é constantemente infringida, os pets podem começar a se sentir mais estressados, irritados e tristes.

Por isso, evitar tocar, mexer, conversar, fazer barulho e chamar a atenção do animal de estimação o tempo todo é bem importante. Quer entender melhor os motivos por trás disso? No próximo tópico conversaremos sobre esse assunto. Continue lendo.

Veja mais: Agressividade canina depende da raça?

Qual a importância e os benefícios da privacidade canina?

Os cachorros precisam de privacidade para manter a saúde mental em dia. Se eles forem frequentemente chamados, tocados e incomodados, como poderão ter momentos de tranquilidade, paz e descanso? Pois é.

Na lista abaixo, fica mais claro os principais motivos pelos quais essa privacidade é tão importante. Você perceberá que dar espaço para o cachorro é uma forma de oferecer benefícios para a saúde mental e o bem-estar dele. Por isso, é uma boa prática que todos os tutores deveriam aderir.

Vamos entender melhor?

1. Cachorros precisam de privacidade para descansar

Uma boa forma de sempre pensarmos nos motivos pelos quais cachorros precisam de privacidade é trazendo determinadas situações para a nossa realidade.

Por exemplo, se você toma a decisão de tirar um cochilo em um domingo à tarde, por estar cansado depois de um passeio, e assim decide arrumar a sua cama para isso, você espera que tenha um momento silencioso para descansar e relaxar, certo?

Porém, se você se deitar na cama e de repente toda a sua família aparecer querendo conversar, tocar em você e interagir, há chances de isso ser bem ruim, concorda?

Com os animais não é muito diferente. Eles podem se sentir extremamente desgastados e irritados se nunca tiverem a oportunidade de descansar sem ser incomodado. Por isso, a privacidade é importante para o momento de descanso e relaxamento.

Veja mais: O que você sabe sobre o sono do cachorro?

cachorros precisam de privacidade

Cachorro dormindo tranquilamente no chão. Foto: Canva.

2. Cachorros precisam de privacidade para se recuperar

Cachorros doentes ou feridos também podem querer um pouco de privacidade para se sentirem mais seguros durante a recuperação. Respeitar o tempo e o espaço deles é importante para que fiquem tranquilos e consigam, aos poucos, restabelecer a rotina e o bem-estar.

Em contrapartida, ficar cutucando o cachorro o tempo todo pode causar efeitos negativos, que até prejudicam a recuperação do animal.

Claro que teremos que interromper essa privacidade, às vezes, especialmente se precisarmos administrar medicamentos. O que queremos dizer, com esse ponto, é que é muito importante evitar os excessos e a invasão desnecessária de privacidade.

3. Precisam desse espaço para se alimentar com segurança

Ninguém gosta de se alimentar sendo interrompido, tocado e incomodado o tempo todo. Por que os cães iriam gostar disso?

Por mais que você queira encher o seu pet de carinho durante esse momento, lembre-se de que ele precisa se sentir seguro e tranquilo para se alimentar bem.

Se você atrapalhar esse momento, poderá gerar estresse no cachorro, causando efeitos colaterais nada interessantes, como agressividade, por exemplo.

Portanto, se você deu a ração para o seu amiguinho comer, foque em deixá-lo sozinho e tranquilo nesse momento, sem querer uma proximidade que invada o espaço dele.

Veja mais: Cachorro pode comer pepino? Dicas para alimentação canina saudável

4. Cachorros precisam de privacidade para fugir do estresse

Cães estressados também precisam de privacidade para acalmar as emoções e sentir maior segurança frente aos desafios que estão sendo vividos por ele.

Por isso, inclusive, que muitos cachorros podem tentar se esconder quando estão diante de um gatilho emocional muito forte.

Respeitar esse espaço é uma peça-chave para garantir o bem-estar do pet. Inclusive, fazer um cantinho de fuga e descanso pode ser bem válido. Assim, o pet terá o seu refúgio para se acalmar quando precisar.

cachorros precisam de privacidade

Cachorro com preguiça deitado no sofá. Foto: Canva.

5. Privacidade na hora de fazer suas necessidades

O cães também podem querer um pouco mais de privacidade na hora de fazer as suas necessidades, sem que as pessoas ou outros animais fiquem incomodando e atrapalhando esse momento.

Assim, ele se sentirá mais tranquilo para esse momento, sem aquela necessidade de se manter extremamente alerta porque existem pessoas e animais por perto que podem “atrapalhar”.

Veja mais: Dicas para o cachorro fazer as necessidades no lugar certo

6. Cachorros precisam de privacidade para prevenir a ansiedade de separação

Imagine um cenário no qual você interage com o seu cachorro o tempo todo, enquanto está em casa. Além de você todas as outras pessoas que moram no mesmo lar também fazem a mesma coisa.

Isso quer dizer que sempre terá alguém acariciando, brincando, conversando e interagindo com o cachorro.

Por mais que isso possa parecer bom e fofo no começo, é importante ficar alerta, pois os cachorros precisam de privacidade para prevenir a ansiedade de separação.

Afinal, se ele sempre for o centro das atenções na sua casa, mas de uma hora para outra vocês saem para algum compromisso e deixam ele completamente sozinho, as chances de o pet sentir ansiedade são bem grandes.

Por isso, respeitar o espaço do cachorro e deixá-lo, entre muitas aspas, “de lado”, eventualmente, é um caminho interessante para que ele se sinta bem na própria companhia e não seja completamente dependente da interação com humanos.

cachorros precisam de privacidade

Cachorro atento no meio da mata. Foto: Canva.

7. Cachorros precisam de privacidade  para evitar a superexcitação

Se o tempo todo uma pessoa ou outro animal estiver interagindo com o seu cachorro, ele estará sendo estimulado constantemente. Esse estímulo excessivo pode levá-lo a uma superexcitação que, consequentemente, pode causar estresse.

O cachorro pode ficar com fadiga, irritação, ansiedade, enfim! São muitos efeitos negativos desse excesso de estímulo.

É possível, inclusive, compararmos isso com nós mesmos. Quando interagimos com muitas pessoas o tempo todo, ao mesmo tempo em que o ambiente é repleto de ruídos e sons, estamos superestimulando o nosso cérebro.

A consequência pode ser uma sensação de sobrecarga e estresse, que dificulta o descanso e a concentração, além de causar efeitos negativos na nossa saúde mental.

Os pets também precisam de momentos de calma, tranquilidade e relaxamento. E isso só poderá acontecer quando começarmos a respeitar a ideia de que os cachorros precisam de privacidade nesse sentido.

Os benefícios desse espaço serão: mais qualidade de vida; bem-estar; descanso adequado; menos estímulo para o cérebro; entre outros.

Veja mais: Saúde mental dos cães – O que considerar? Como deixar em dia?

8. Eles precisam de momentos de liberdade

Um momento de liberdade para os pets é aquele momento que ele pode descansar, roer um ossinho de pet shop, desbravar o quintal de casa, ou fazer qualquer outra atividade – ou simplesmente descansar – que lhe dê na telha.

Essa liberdade também faz bem ao cachorro. Se ele viver apenas regrado, ou seja, sempre fazendo exatamente o que é imposto a ele, como poderá se sentir plenamente feliz?

É claro que não estamos falando de uma liberdade para fazer algo errado. Estamos falando de uma liberdade para, simplesmente, viver bons momentos sozinho. Isso pode fazer toda a diferença na saúde mental do animal.

Por isso, não se sinta culpado se em alguns momentos do dia o seu cachorro precisa ficar sozinho e desbravar os ambientes sem a interação humana. Esses momentos, quando ocorrem em espaços enriquecidos com estímulos saudáveis, são essenciais para o desenvolvimento cognitivo e para a autonomia do cachorro.

cachorros precisam de privacidade

Cachorro com semblante feliz. Foto: Canva.

9. Precisam de espaço para brincadeiras independentes

As brincadeiras para cachorros, que são feitas de modo independente, estão interligadas com o momento de liberdade que comentamos logo acima, e elas podem ajudar nossos pets a se sentirem mais felizes no seu dia a dia.

Permitir que o cachorro escolha o brinquedo que quer brincar e fique, sozinho, interagindo com o objeto, é um modo de dar mais autonomia a ele. Esse momento é muito rico, e estimula emoções e sentimentos saudáveis no animal.

Além do mais, ele aprende a se exercitar e exercitar a mente sem ter que ficar, o tempo todo, dependendo dos seus tutores. Isso é ótimo, especialmente quando estamos tentando combater o sedentarismo na vida do cachorro.

Afinal, se ele só brinca e só se mexe quando alguém está interagindo com ele, nos dias mais corridos e que os tutores não podem dar atenção ao pet, ele poderá sofrer com isso e ficar muito apático e paradinho, prejudicando a saúde física e mental.

Por esses motivos e benefícios desse espaço para os cães é que os cachorros precisam de privacidade para viverem bem e felizes. Ofereça esse tipo de realidade ao seu amigo de quatro patas!

Veja mais:

O post Cachorros precisam de privacidade? Qual a importância? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
09 de Dezembro de 2023

Autor

Autor: 
Rodrigo Amar
Classifique: 
Ainda sem votos