Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Como cuidar das unhas do cachorro? Dicas e orientações!

Aprender a cuidar das unhas do cachorro é imprescindível para evitar que ele sinta desconfortos, dores e até mesmo tenha que lidar com problemas na coluna.

Por conta disso, a equipe do Portal do Dog desenvolveu este conteúdo com uma série de informações, considerações e dicas. Não deixe de conferir!

Dicas e orientações de como cuidar das unhas do cachorro

como cuidar das unhas do cachorro

Cão dando a pata – Foto: Canva

Para cuidar das unhas do cachorro, algumas ações devem ser colocadas em prática de forma periódica. São elas:

  1. Examine as unhas para avaliar tamanho e curvatura.
  2. Corte as unhas do cão de acordo com as recomendações do veterinário.
  3. Se for cortar as unhas, use cortadores específicos para cães.
  4. Proporcione passeios para desgastar as unhas do pet.
  5. Mantenha as unhas limpas.
  6. Fique atento a situações em que as unhas ficam “prendendo em tudo”.
  7. Não utilize produtos humanos para tratar as unhas do cachorro.
  8. Inspecione se há sinais de infecções e doenças nas unhas.
  9. Fique atento à forma como o cão caminha e se movimenta.
  10. Mantenha visitas regulares ao veterinário.

Abaixo, apresentamos mais detalhes sobre cada um desses cuidados importantes. Não deixe de conferir!

Veja também se pode cortar unha de cachorro.

1. Examine as unhas para avaliar tamanho e curvatura

Mantenha uma “vistoria” periódica nas unhas do seu cachorro. Assim, você poderá avaliar, com certa periodicidade, o tamanho e a curvatura das unhas.

Se as unhas estiverem muito compridas e curvadas, isso pode atrapalhar o cachorro, além de causar lesões nas patinhas.

Por isso, de tempos em tempos, verifique como está a situação do seu pet. Assim, será possível evitar que as unhas longas acabem machucando o seu amigo de quatro patas.

a patinha do cachorro

Patinha fofa do cachorro – Foto: Canva

2. Corte as unhas do cão de acordo com as recomendações do veterinário

Nunca corte as unhas do cachorro sem antes conversar com o veterinário e/ou fazer um treinamento qualificado. Isso porque, as unhas dos cachorros não são iguais às dos humanos. Ou seja, uma parte delas ainda é “viva”, o que faz com que o cachorro sinta dor e desconforto se você cortar nessa determinada região.

Isso decorre do fato de que há irrigação sanguínea até determinada parte das unhas. Saber detectar esse limite é imprescindível para não machucar o cachorro e muito menos causar sangramentos.

Por isso, lembre-se de aprender, corretamente, a cortar as unhas do cachorro, antes de se “aventurar” nessa missão, ok? Não coloque o bem-estar do pet em risco!

3. Se for cortar as unhas, use cortadores específicos para cães

Caso você já tenha feito o treinamento necessário e já sabe exatamente até que limite pode cortar as unhas do seu cachorro, lembre-se de outro cuidado importante: a escolha de um cortador que seja adequado para o seu cão.

Isto é, nada de querer usar cortadores de unhas de humanos para fazer isso no seu animalzinho, ok? Lembre-se de que eles têm as unhas diferentes das nossas, portanto, precisam de dispositivos próprios para que o corte seja feito de maneira eficiente.

Caso contrário, o cortador de unhas de humanos pode acabar apenas “mastigando” a unha do pet, deixando-a frágil e causando desconfortos no seu amigo de quatro patas. E sabemos que não é isso que você busca ao cuidar das unhas do cachorro, não é mesmo?

como cuidar das unhas do cachorro

É preciso muita atenção para cuidar das patinhas do cachorro – Foto: Canva

4. Proporcione passeios para desgastar as unhas do pet

Os passeios com o cachorro proporcionam uma série de benefícios para o pet. Muitos desses benefícios se relacionam com a importância da prática de exercícios físicos. Porém, você sabia que os passeios também ajudam a cuidar das unhas do cachorro?

Isso porque, quando o cão caminha em determinadas superfícies, como em uma calçada, por exemplo, ele acaba desgastando um pouco as suas unhas. É como se ele lixasse as pontinhas, mantendo-as mais aparadas e bem cortadinhas.

Assim, evita-se aquele problema de as unhas crescerem além da conta, a ponto de machucar as patinhas do cão.

No entanto, é válido destacar que esse tipo de passeio não necessariamente irá substituir o corte das unhas. Se o seu cachorro continua com as unhas muito grandes, mesmo com os passeios ao ar livre sendo feitos com frequência, o ideal é conversar com o veterinário e aprender a aparar as unhas.

Veja também: Pintar unha de cachorro: Pode fazer? Traz malefícios?

Como cuidar das unhas do cachorro – 5. Mantenha as unhas limpas

As unhas do cachorro, assim como as dos seres humanos, precisam ser mantidas limpas. Dessa maneira, evita-se o acúmulo de sujidades que possam ocasionar a proliferação de fungos e bactérias, por exemplo.

Portanto, se você fez um passeio com o seu cão em um local que estava relativamente sujo, ao chegar em casa faça aquela limpeza nas patinhas do pet.

Além do mais, esse cuidado também ajuda a manter a nossa casa limpa, não é mesmo? Esse tipo de cuidado com a higiene não só possibilita que as unhas fiquem saudáveis, como também é uma forma de promover mais bem-estar para o cachorro. De quebra, você ainda vive um momento de interação com o seu amigo.

6. Fique atento a situações em que as unhas ficam “prendendo em tudo”

Se porventura você perceber que o seu cachorro está com as patinhas prendendo em tudo, como em cobertinhas, no sofá e/ou em tapetes, verifique o que pode estar acontecendo.

Em alguns casos, as unhas podem estar muito pontiagudas, tornando-se um problema para o cachorro. Em outras situações, pode ser que ele tenha quebrado uma unha, deixando-a muito desnivelada e com aspereza, sendo esses efeitos responsáveis pelo engate das unhas nas mais diversas peças de tecido espalhadas pela casa.

Além disso, até mesmo a forma como é feito o corte pode causar esse tipo de situação. Pois pare e pense: quando você corta as suas próprias unhas e não lixa adequadamente, o que costuma acontecer? Isso mesmo! As unhas ficam mais ásperas e podem se prender nas coisas com mais facilidade.

Por isso, inclusive, que lixar as unhas do cachorro, depois do corte e da higienização, também pode ser válido, especialmente quando elas engatam em tudo.

cão com sua bolinha

Cachorro com as patas sujas brincando com a sua bolinha – Foto: Canva

7. Não utilize produtos humanos para tratar as unhas do cachorro

Nós, seres humanos, temos tolerância a alguns tipos de substâncias químicas, que os cães não têm. Isso quer dizer que por mais que tenhamos muitos produtos de cuidados com as unhas, nós não podemos usar isso para cuidar das unhas do cachorro.

Cada organismo é diferente, portanto, se quiser realmente usar algum tipo de produto com foco em cuidados cosméticos, converse com o veterinário e procure por opções do universo pet.

Assim, além de deixar as unhas dos cães sempre bonitinhas e bem cuidadas, você também não cometerá nenhum equívoco que possa causar danos na saúde do seu cachorro. Pelo contrário! Estará sempre cuidando da beleza e da saúde do cão.

8. Inspecione se há sinais de infecções e doenças nas unhas

As unhas dos cães também precisam ser inspecionadas quanto à presença de sinais de infecção e inflamação.

Isso porque, além de observar se a curvatura e o tamanho estão prejudicando o cão, veja a coloração das unhas, se há algum tipo de lesão no entorno da unha, ou se há qualquer indício de que o pet possa estar sofrendo com algum fungo ou bactéria.

Caso detecte esse tipo de problema, é imprescindível buscar a ajuda de um veterinário. Afinal, apenas o profissional qualificado é quem poderá prescrever algum tipo de pomada ou medicamento para combater a doença.

Nunca dê medicamentos ao seu cão sem esse tipo de orientação, pois lembre-se que assim como a automedicação faz mal para nós, humanos, esse tipo de comportamento também pode colocar a saúde do cachorro em risco.

9. Fique atento à forma como o cão caminha e se movimenta

Você tem observado a maneira como o seu pet costuma se movimentar e caminhar nos mais diversos terrenos? Esse tipo de análise também faz parte do processo de cuidar das unhas do cachorro, sabia disso?

Afinal, a maneira como o cachorro anda e brinca pode dar sinais de que as unhas estão incomodando ele. E caso realmente estejam, é importante tomar as medidas cabíveis, como por exemplo, cortar as unhas ou tratar qualquer tipo de infecção ou doença.

Lembre-se de que a maneira como o cachorro pisa no chão pode impactar diretamente no bem-estar dele, afinal, a coluna pode sofrer por conta disso. Se ele tenta pisar de uma forma diferente, para não sentir dor por conta das unhas compridas, por exemplo, ele poderá ter problemas quanto à postura e, posteriormente, desalinhamentos na sua coluna.

Por isso, sempre observe os comportamentos do seu amigo, a fim de se certificar de que ele está bem e que não há nada impactando a sua maneira de caminhar e brincar no dia a dia.

Veja também: Unha de cachorro inflamada: Por que acontece e o que fazer?

patinha do cachorro

Dicas de como cuidar das unhas do cachorro – Foto: Canva

Como cuidar das unhas do cachorro – 10. Mantenha visitas regulares ao veterinário

Por fim, e igualmente importante, nunca negligencie a necessidade de manter as visitas regulares ao veterinário.

Esse tipo de visita periódica é importante para que o profissional também coloque em prática ações para cuidar das unhas do cachorro, e também de outras partes do corpinho do pet.

Dessa maneira, você o protege, pode investir em tratamentos precoces quando necessário e aumenta a qualidade de vida do seu melhor amigo.

Esperamos que este conteúdo possa ter ajudado de alguma forma. Na dúvida, converse com um veterinário!

O post Como cuidar das unhas do cachorro? Dicas e orientações! apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
04 de Junho de 2023

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos