Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Cuidados com os olhos do cachorro: Veja dicas!

Os cuidados com os olhos do cachorro devem ser colocados em prática constantemente, a fim de manter o bem-estar do pet sempre em dia.

Pensando nisso, a equipe do Portal do Dog elaborou um conjunto de dicas que podem ajudá-lo a cumprir essa missão! Acompanhe e saiba mais!

Dicas de cuidados com os olhos do cachorro

cuidados com os dentes do cachorro

Cão observando atentamente a câmera – Foto: Canva

São diversos os cuidados com os olhos do cachorro que devem ser colocados em prática. A seguir, você pode visualizar uma lista resumida de recomendações:

  1. Proteja os olhos durante o banho do cão.
  2. Verifique o aspecto dos olhos regularmente.
  3. Fique atento aos pelos ao redor dos olhos.
  4. Só use colírio com prescrição do médico veterinário.
  5. Não deixe objetos pontiagudos perto do cão.
  6. Não deixe produtos de limpeza perto do pet.
  7. Nunca deixe o cão pôr a cabeça para fora do carro em movimento.
  8. Higienize a sua mão antes de limpar os olhos do cachorro.
  9. Mantenha a hidratação do pet em dia.
  10. Mantenha o seu cão em um ambiente limpo.
  11. Não compartilhe objetos pessoais do seu pet, com toalhas.
  12. Mantenha as vacinas em dia.
  13. Visite o veterinário regularmente.

Basicamente, esses são os pontos cruciais. Abaixo, você verá mais detalhes sobre cada um desses fatores. Continue lendo!

Veja também: se o cão tiver os olhos inchados, o que fazer?

Cuidados com os olhos do cachorro – 1. Proteja os olhos durante o banho do cão

Não deixe com que a água ou o produto de higiene do cachorro entre em contato com os olhos dele durante o banho. Esse tipo de situação pode causar irritação ocular, gerando sofrimento ao pet.

Da mesma forma, jamais use produtos de higiene para humanos no seu cachorro, pois mesmo que eles não entrem em contato com os olhos do pet, a composição química poderá causar irritações também.

Além disso, use a sua mão limpa levemente umedecida para lavar em torno dos olhinhos do cão, de forma bem delicada, apenas para remover o excesso de sujidades, ok?

2. Verifique o aspecto dos olhos regularmente

Procure sempre fazer verdadeiras “inspeções” nos olhos do seu cachorro. Verifique fatores como:

  • Se há manchas ou algum tipo de corte.
  • Avalie se existem sinais de vermelhidão.
  • Fique atento às remelas constantes que podem aparecer.
  • Analise se o olho está muito seco ou lacrimejando demais.
  • Entre outros fatores semelhantes.

Essa inspeção diária pode ajudá-lo a perceber quando algo está saindo da normalidade, oferecendo um cuidado a mais para o seu cachorro.

Cuidados com os olhos do cachorro

Dicas de como cuidar dos olhos do cachorro – Foto: Canva

Cuidados com os olhos do cachorro – 3. Fique atento aos pelos ao redor dos olhos

Alguns cachorros podem sofrer com o incômodo de haver pelos que ficam entrando nos olhos. Sendo assim, um dos cuidados com os olhos do cachorro é justamente esse de avaliar se os pelos estão bem aparados/penteados e não estão incomodando a visão do pet.

Caso você perceba que a pelagem é um problema para o seu amigo de quatro patas, leve-o a um pet shop para que um especialista possa remover o excesso de pelo da região ao redor dos olhos, diminuindo irritações e proporcionando mais qualidade de vida para o seu amigo.

4. Só use colírio com prescrição do médico veterinário

Nunca, em hipótese alguma, aplique algum tipo de colírio nos olhos do cachorro se ele não for prescrito pelo veterinário.

Nunca pratique esse ato de medicar o cão sem que um profissional tenha recomendado tal ação. Caso contrário, ao invés de ajudar o cachorro, você pode acabar colocando a saúde dele em risco.

Portanto, se você perceber que o olho do pet está muito seco e precisando de algum tipo de colírio, leve-o ao veterinário para que seja feita uma avaliação minuciosa, ok?

Cuidados com os olhos do cachorro – 5. Não deixe objetos pontiagudos perto do cão

Sempre fique atento aos objetos pontiagudos, pois eles podem perfurar os olhos do cachorro. Portanto, avalie se não há nada no ambiente onde o pet vive que tenha alguma pontinha muito perigosa.

É o caso de talheres: se eles ficam muito acessíveis para o seu cachorro de grande porte, talvez seja o momento ideal de mudar a forma de guardar esse tipo de objeto, não acha?

Não se esqueça de que o cachorro não tem noção do que é perigoso para ele, tanto quanto nós humanos. Por isso, é seu dever protegê-lo desse tipo de situação.

Faça sempre uma análise do que ele tem à altura dele, tirando do alcance do cachorro qualquer objeto que possa prejudicar a sua saúde.

6. Não deixe produtos de limpeza perto do pet

Mesmo que você acredite que os seus produtos de limpeza estão bem armazenados, é sempre um bom caminho dar aquela checada se isso é realmente verdade.

Afinal, alguns tipos de produtos podem causar irritação nos olhos do cachorro, caso derrame no pet ou ele, simplesmente, passe perto do frasco aberto com uma concentração muito elevada.

Por conta desse fator, inclusive, que não se deve higienizar a área da casinha do cachorro e os seus objetos “pessoais” com produtos de limpeza inadequados para pets. Isso porque os malefícios podem não ser sentidos apenas na saúde dos olhos, mas também da pele e de outras partes do corpinho do cão.

Cuidados com os olhos do cachorro

Cão dando uma olhadinha de canto – Foto: Canva

7. Nunca deixe o cão pôr a cabeça para fora do carro em movimento

Apesar de parecer uma brincadeira divertida, ela pode afetar o bem-estar do seu pet.

Portanto, se você quer realmente investir em cuidados com os olhos do cachorro, não permita que ele fique com a cabeça de fora da janela do carro em movimento.

Isso porque uma série de resíduos podem acabar entrando no olho do cão, além de que ele pode se machucar caso você passe com o carro muito perto de uma placa de trânsito, por exemplo.

Outro risco envolvido com esse tipo de situação é o de o cão acabar pulando da janela do carro em movimento. Isso pode causar acidente de trânsito e até mesmo ser fatal para o seu amigo de quatro patas! Lembre-se sempre disso!

8. Higienize a sua mão antes de limpar os olhos do cachorro

Nunca toque na região dos olhos do cachorro sem antes limpar bem as suas mãos. Pois pare e pense: você passa o dia tocando em objetos, como celular, teclado do computador, maçaneta da porta, entre outros, que estão repletos de bactérias e sujidades.

Agora imagine levar tudo isso para os olhos do seu cachorro quando você for passar um lencinho na região? Pois é!

Por conta dessa “ponte de contaminação” que pode haver nesses momentos, é crucial que você lave bem as suas mãos antes de limpar os olhos do cachorro.

O mesmo vale para a aplicação de colírios, para não correr o risco de contaminar o seu amigo.

9. Mantenha a hidratação do pet em dia

Assim como nós, seres humanos, precisamos de água para manter a saúde ocular em dia, os cães também precisam. Por isso, manter a hidratação do pet é um dos principais cuidados com os olhos do cachorro.

Certifique-se de oferecer bastante água para o cão, especialmente em dias mais quentes. A água também precisa ser limpa e fresca, para que o pet realmente beba e consuma a quantidade ideal.

Sem hidratação, o olho do cachorro pode ressecar com mais facilidade, o que prejudica a sua saúde ocular.

10. Mantenha o seu cão em um ambiente limpo

O espaço onde o cachorro vive também pode impulsionar ou atrapalhar a manutenção da sua saúde. Se ele ficar em um ambiente muito sujo e desorganizado, poderá ter problemas com a saúde não só ocular, como de todo o corpo.

Por isso, mantenha o cantinho do cachorro sempre bem limpo, livre de umidade e sujeira. Além disso, mantenha a organização, para que nenhum tipo de objeto acumule bactérias ou qualquer tipo de sujeira que possa prejudicar a saúde do cão.

Lembre-se de construir uma rotina de limpeza periódica para que nunca haja um acúmulo de sujeira no cantinho do cachorro. Afinal de contas, esse tipo de situação insalubre pode reduzir o bem-estar do pet, e sabemos que não é isso que você deseja para ele, não é mesmo?

Cuidados com os olhos do cachorro

Cachorro dando uma piscadinha – Foto: Canva

11. Não compartilhe objetos “pessoais” do seu pet, com toalhas

O seu cachorro pode até ter um monte de amiguinhos de quatro patas, mas isso não quer dizer que ele pode compartilhar os objetos dele com os outros, ok?

O ideal é sempre reservar uma toalha e itens “pessoais” para cada cachorro, evitando o compartilhamento que pode fazer com que as bactérias de um contaminem o outro.

Afinal, imagina se um cachorro começa a manifestar alguma doença ocular do nada? E depois, todos os outros terão o mesmo problema por conta disso? Pois é!

Por conta desse fator, um dos principais cuidados com os olhos do cachorro é manter cada pet com as suas coisinhas.

12. Mantenha as vacinas em dia

As vacinas também precisam estar em dia para manter os cuidados com os olhos do cachorro. Até porque, muitas doenças que afetam o bem-estar do pet podem ser evitadas com boas doses de vacina.

Por isso, verifique se a caderneta do seu cachorro está em dia e, caso não esteja, já agende a próxima sessão de vacinação, ok?

Assim, seu amiguinho ficará mais protegido e poderá ter uma vida muito mais feliz e saudável.

Veja também: Vacinas para o Cachorro: Quais tomar? Aprenda!

13. Visite o veterinário regularmente

Por fim, tão importante quanto a vacinação, temos a visita regular ao veterinário. Seu pet precisa desses checkups ao menos uma vez ao ano, para analisar se está tudo bem não só com os olhos, como com o organismo inteiro.

Dessa maneira, torna-se possível detectar doenças de uma forma precoce, garantindo mais sucesso para os tratamentos.

Além disso, o veterinário pode indicar tratamentos preventivos para alguns pets, como para os idosos, fornecendo informações muito importantes para você aumentar o bem-estar do seu amigo.

Lembre-se de sempre buscar ajuda veterinária para qualquer situação de saúde física ou mental do seu dog. Não faça auto-diagnósticos e nem auto-medicações.

Oferecer saúde e bem-estar ao seu dog é também prestar atenção e cumprir com uma rotina rigorosa de atividades e idas ao veterinário.

Portanto, mantenha essas visitas anuais e pratique os bons cuidados com os olhos do cachorro para que ele esteja sempre saudável.

Cuide do seu dog!

O post Cuidados com os olhos do cachorro: Veja dicas! apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
02 de Junho de 2023

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos