Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Como distrair o cachorro? Veja ideias de atividades

Translator

 

Aprender a distrair o cachorro é essencial para oferecer a ele momentos de diversão e descontração no dia a dia. Assim, além de o pet gastar mais energia, ele também tem a oportunidade de desenvolver melhor o seu cognitivo, o que é ótimo para a sua saúde mental.

Pensando nisso, a equipe do Portal do Dog reuniu uma série de ideias neste post, com o intuito de que você possa se inspirar com as possibilidades e oferecer o que há de melhor para o seu doguinho. Não deixe de conferir!

distrair o cachorro

Crianças e cachorro no sofá. Foto: Canva.

Como distrair o cachorro?

Existem muitas formas de distrair o cachorro. Devemos ter em mente que cada pet pode se adaptar melhor a alguns tipos de brincadeiras, por isso, além de escolher opções na listinha abaixo, é importante analisar o que realmente chama a atenção do seu amigo de quatro patas. Dessa maneira será mais fácil incluir boas atividades na rotina dele.

Pensamos em algumas opções diferentes que podem ser bem legais no dia a dia:

  1. Brincar de buscar;
  2. Esconder petiscos;
  3. Passeios diários;
  4. Treinamento de comandos;
  5. Brinquedos interativos;
  6. Brinquedos de mastigar;
  7. Corrida no quintal;
  8. Socialização com outros cães;
  9. Massagem canina;
  10. Brincadeira de cabo de guerra;
  11. Escolher um brinquedo novo;
  12. Visitar um parque para cães;
  13. Jogos de esconde-esconde;
  14. Explorar diferentes texturas;
  15. Música relaxante;
  16. Sessões de escovação;
  17. Criar um playground;
  18. Jogar frisbee;
  19. Passeio de bicicleta.

Vamos agora saber um pouco mais sobre essas atividades, a fim de incluí-las na rotina do nosso amigo de quatro patas da melhor maneira possível. Acompanhe e inspire-se!

1. Brincar de buscar para distrair o cachorro

Muitos cães amam a brincadeira de buscar um objeto. Além do mais, essa atividade é super simples de ser introduzida na rotina, e pode, ainda, ser ótima para aqueles momentos que você não quer correr com o pet por conta do cansaço. Afinal, basta arremessar a bolinha ou o graveto e esperar que o seu amigo vá atrás para buscar e trazer de volta.

Veja também: Cães que gostam de brincar: Confira as 8 Raças

2. Esconder petiscos

A maioria dos cães ama comer um petisco saboroso, não é? Isso é algo quase unânime. E uma forma de distrair o cachorro é justamente escondendo alguns petiscos pelo ambiente. O pet, interessado em comer a sua guloseima, poderá se aventurar em uma busca pela “comida perdida”.

Essa brincadeira é ótima para aguçar o faro e os instintos do cachorro, além de entretê-lo bastante. No entanto, lembre-se de sempre seguir as recomendações dos especialistas quanto à quantidade de petisco que pode ser dada diariamente, combinado?

distrair o cachorro

Cachorro fofo olhando para a câmera. Foto: Canva.

3. Passeios diários para distrair o cachorro

Os cachorros precisam de passeios diários para se distraírem e, também, para exercitarem o corpinho. Portanto, é crucial que os tutores separem alguns minutos – ou até horas – do dia para caminhar com os pets. Além do mais, essa caminhada também proporciona benefícios para o próprio tutor, que também estará se exercitando durante os passeios.

Lembrando que se você não tem tempo de fazer esse tipo de passeio com o seu cachorro, pode considerar o serviço de um dog walker para sanar essa necessidade.

Veja também: Importância de farejar no passeio – Por que os cães precisam disso?

4. Treinamento de comandos

Treinar os pets também é uma boa forma de manter a mente ativa e saudável. Além disso, durante os treinos, o cachorro se entretém e se distrai, aprendendo os comandos pouco a pouco. Dependendo da forma como você ensinar, pode ser ainda um bom momento para interagir e se conectar ainda mais com o seu amigo de quatro patas.

5. Brinquedos interativos para distrair o cachorro

Os brinquedos interativos também são boas opções para os seus amigos de quatro patas. Hoje em dia, é possível encontrar muitos tipos de brinquedos que podem ser usados para distrair o cachorro. Você pode encontrar opções com sons, texturas e funções diversas, ótimos para os cães brincarem de diversas maneiras.

Veja também: Brinquedos para cachorros que ficam sozinhos: Confira as dicas!

6. Brinquedos de mastigar

Os cães amam mastigar as coisas e têm muita energia para isso. Não é à toa que, eventualmente, ouvimos a história de um cachorro que acabou roendo um sapato ou um móvel dentro de casa. Infelizmente, muitos tutores ainda não sabem que esse comportamento pode estar associado ao tédio, ao estresse e à ansiedade, e acabam apenas brigando com o pet.

Mas como você está aqui para aprender a distrair o cachorro e combater esse tipo de coisa, considere oferecer os brinquedos de mastigar para o seu cão. Ele poderá fortalecer os dentes, manter seu instinto em dia e ainda se divertir, entretido. Tudo isso reduzindo as chances de ele querer comer um móvel…

7. Corrida no quintal para distrair o cachorro

Você tem um quintal espaçoso na sua casa? Então pode aproveitar esse ambiente para brincar de corrida com o seu cachorro! Às vezes, pode apenas instigar que o próprio pet corra e explore o ambiente. Porém, se você quiser participar ainda mais ativamente, pode brincar de pega-pega com ele, bem como correr ao lado, fortalecendo o vínculo e criando momentos memoráveis com o seu amigo.

Veja também: Quintal de terra para o cachorro: Cuidados que você precisa ter!

distrair o cachorro

Família feliz com o seu cachorro. Foto: Canva.

8. Socialização com outros cães

A socialização dos cães também é um ponto interessante que podemos considerar na hora de distrair o cachorro. Além do mais, ela ajuda a evitar aqueles comportamentos enciumados e até agressivos que alguns cães podem ter por ficarem muito tempo isolados.

Outro ponto importante é que esse tipo de socialização também combate a ansiedade que alguns cães sentem quando o tutor sai de casa, pois, para eles, o tutor é a única referência social.

Entretanto, lembre-se sempre de que esse tipo de interação deve acontecer de modo saudável, respeitando os limites do pet e sempre com supervisão. E, ah! Não esquece de manter as vacinas do cachorro sempre em dia, ok?

9. Massagem canina

A massagem canina pode criar um momento super relaxante e agradável para o seu pet e até mesmo para você. A conexão entre ambos pode ser fortalecida, o que é ótimo para uma relação saudável entre tutor e cachorro. Você pode usar produtos específicos para massagear o seu amigo de quatro patas, sempre atento à embalagem, para nunca usar nada que seja produto para seres humanos, ok?

Veja mais: Massagem Canina: O que é? Como fazer? Vale a pena? Quais os benefícios?

10. Brincadeira de cabo de guerra

Se você quer distrair o cachorro de uma forma muito divertida, certamente vai amar brincar de cabo de guerra. Apesar de ainda existir muitos tabus relacionados a essa brincadeira, que dão a entender que o pet não deve brincar com a corda, a verdade é que essa atividade pode ser bem interessante. O pet pode se exercitar, se fortalecer e ainda se distrair.

Apenas cuide na hora de fazer força puxando a corda, para não forçar demais, ok?

distrair o cachorro

Pessoa fazendo carinho no cachorro. Foto: Canva.

11. Escolher um brinquedo novo para distrair o cachorro

Que tal levar o seu cachorro no pet shop e escolher, com ele, um novo brinquedo? A experiência pode ser bem engraçada e divertida. Entretanto, só deve ser feita se o local aceita a visita de animais e, claro, se o seu pet está adaptado a esse tipo de passeio.

Caso tudo esteja dentro dos conformes, vocês poderão escolher um brinquedo e você poderá oferecer esse brinquedo ao pet eventualmente, de modo que seja sempre algo interessante e chamativo. É o que chamamos de revezar os brinquedos, evitando que o pet se acostume a ponto de ser algo tedioso para ele.

Veja também: O que não pode dar para cachorro? Comida, brinquedos e outras coisas

12. Visitar um parque para cães

Na sua cidade ou região existem parques para cães? Essa atividade também pode ajudar na hora de distrair o cachorro. Você pode reservar um dia da semana ou da quinzena para levar o seu amigo de quatro patas nesse local. Se ele for bem socializado, tem chances de amar esse tipo de ambiente.

Entretanto, só leve o seu pet a locais como esse se ele estiver devidamente vacinado.

13. Jogos de esconde-esconde

Muitos cães amam brincar de esconde-esconde, e você pode fazer isso dentro de casa ou no quintal da sua casa. Além de ser uma forma de distraí-lo, esse tipo de atividade também ajuda a estimular o cognitivo e os instintos caninos, sendo super divertida e saudável.

Veja também: Seu cachorro morde quando recebe carinho? Veja o que pode estar de errado

14. Explorar diferentes texturas

Disponibilizar brinquedos e materiais para os cães desfrutarem de diferentes texturas também é uma boa ideia. Permita que ele sinta, morda e aperte com os dentes os brinquedos diferentes, vivendo sensações únicas. Essas atividades também são ótimas para o desenvolvimento cognitivo do pet.

Apenas fique bem atento ao tipo de material oferecido, para que o cachorro não mastigue ou engula algo que possa ser prejudicial a ele. Use apenas produtos para pets.

distrair o cachorro

Família fazendo piquenique com o cachorro. Foto: Canva.

15. Música relaxante para distrair o cachorro

Alguns cães também gostam de ouvir músicas relaxantes na hora de se distrair e de aproveitar um momento com o tutor. Inclusive, existem muitos vídeos na internet que têm músicas específicas para relaxar o pet. Aproveite para pesquisar e viver esse tipo de momento com o seu amigo.

Inclusive, você pode, ainda, criar toda uma atmosfera relaxante para o pet, com massagem, escovação dos pelos, entre outras atividades que podem ser agradáveis. É uma boa opção para fazer no momento em que o pet precisa reduzir a agitação para dormir, por exemplo.

Veja também: Músicas de cachorro – Estilos, playlist e benefícios das músicas

16. Sessões de escovação

As sessões de escovação também são boas opções para os nossos amigos de quatro patas. Além de distrair e relaxar, essa atividade também garante a remoção de pelos que já estão prestes a cair, mantendo a pelagem mais bonitinha e limpa. E ainda, é uma forma de reduzir os nós dos pelos.

17. Criar um playground

Se houver possibilidade de fazer isso na sua casa, experimente montar um playground ou circuito para o cachorro. Você pode apostar em diferentes possibilidades e itens que talvez você até tenha sobrando em sua casa, como:

  • Plataformas elevadas feitas de madeira ou papelão;
  • Túneis com tubos ou panos;
  • Passarelas elevadas;
  • Barras para salto;
  • Pneus suspensos para o cachorro saltar;
  • Caixas de areia diversas;
  • Escadas de tamanhos diferentes e seguros;
  • Entre outras possibilidades que você achar interessante e que for seguro para o pet.

Veja também: 5 coisas que seu cachorro adora roer mas não deveria

18. Jogar frisbee para distrair o cachorro

Com certeza você já deve ter visto pelo menos uma foto de um cachorro se divertindo com frisbee, não é? E não é para menos, afinal, essa é mais uma das atividades favoritas para distrair o cachorro. Muitos deles são completamente apaixonados por essa brincadeira, que pode render muita diversão e conexão com o tutor.

Se houver bastante espaço seguro para o cachorro correr, experimente colocar isso em prática. Assim, o pet irá se distrair e, ao mesmo tempo, gastar muita energia.

distrair o cachorro

Mulher interagindo com o seu cachorro. Foto: Canva.

19. Passeio de bicicleta

Por fim, outra forma de distrair o cachorro é passeando de bicicleta. Você pode ir pedalando em uma velocidade tranquila enquanto o pet caminha ao seu lado. Assim, vocês poderão explorar diferentes locais da sua cidade, exercitando-se.

No entanto, cuidado com a velocidade e a distância percorrida, ok? Fique sempre atento aos sinais de sede e cansaço do cachorro. E, ah! Também observe o terreno que ele está caminhando, para proteger as patinhas em locais perigosos.

Dessa forma, será possível distrair o seu amigo de maneira mais efetiva e segura. Boa diversão para você!

Veja mais:

O post Como distrair o cachorro? Veja ideias de atividades apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
01 de Dezembro de 2023

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos