Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

O que acontece se o cachorro não tiver rotina?

Saber o que acontece se o cachorro não tiver rotina pode, de uma vez por todas, ajudá-lo a estabelecer algum tipo de organização no cotidiano do seu pet. Afinal, quando sabemos as consequências negativas de um hábito ou atitude ruim, fica mais fácil estabelecer a força de vontade para as mudanças necessárias, concorda?

Por isso, neste texto do Portal do Dog, nós trouxemos alguns pontos de reflexão bem relevantes. Acompanhe para saber mais!

cão deitado olhando foto

Cão deitado olhando foto – Foto: Canva

O que acontece se o cachorro não tiver rotina?

Os cães, assim como os seres humanos, precisam de uma rotina relativamente estruturada para manter a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida.

Sem esse tipo de rotina, fica difícil manter uma alimentação equilibrada, bem como a prática de exercícios pode ser negligenciada.

Pois imagine o seguinte cenário: você, acordando pela manhã, sem ter a menor ideia do que fará nas próximas horas, quando poderá comer, etc… Parece algo muito angustiante, concorda? E realmente é!

Para os cães, os efeitos dessa situação podem ser os seguintes:

  1. Ansiedade e estresse.
  2. Dificuldades para dormir bem.
  3. Dificuldades para se alimentar adequadamente.
  4. Comportamentos destrutivos.
  5. Dificuldades para lidar com determinadas situações.
  6. Comportamentos agressivos.
  7. Cansaço excessivo ao praticar exercícios.
  8. Dificuldade para lidar com a ausência dos tutores.
  9. Aumento do risco de fugas.
  10. Problemas digestivos devido à falta de rotina alimentar.
  11. Diminuição da imunidade.
  12. Comportamentos autodestrutivos.
  13. Hiperatividade.
  14. Problemas de sociabilidade com os tutores, outras pessoas e animais.

No decorrer deste texto, apresentamos mais detalhes sobre cada um desses fatores, a fim de esclarecer, com mais profundidade, os motivos pelos quais os cães precisam de rotina. Continue lendo para saber mais!

foto de cachorro em preto e branco

A rotina é fundamental para qualquer cachorro – Foto: Canva

1. ​​Ansiedade e estresse

A ansiedade é um dos principais problemas que podem ser enfrentados pelo cachorro quando ele não tem rotina alguma.

Pois pare e retorne à nossa reflexão anterior: se acordássemos, pela manhã, sem a menor ideia do que aconteceria nas próximas horas, poderíamos começar a nos sentir ansiosos, com medo do desconhecido, etc.

Com os cães é semelhante. Eles podem se sentir ansiosos por estarem entediados, sem saber o que fazer e sem nem ter acesso à comida ou a brincadeiras, caso esse fosse o desejo dele naquele momento.

Essas privações de organização da rotina podem aumentar os níveis de estresse, fomentando comportamentos mais irritadiços, por exemplo.

Veja também: Seu cachorro está meio estranho? Pode ser ansiedade canina!

2. Dificuldades para dormir bem

Recorde as suas últimas férias: você, possivelmente, ia dormir mais tarde do que o habitual, alternando entre acordar determinada hora ou outra, ao longo dos dias.

Isso foi resultando uma verdadeira “bagunça” no seu sono. Quanto mais tarde você acordava, mais dificuldades começavam a surgir para dormir à noite.

Esse cenário é muito comum quando saímos da nossa rotina. Passamos a ter um aumento na sensação de sonolência e cansaço ao longo do dia, mas, na hora de dormir, parece que o sono vai embora.

Isso se deve ao fato de que o sono precisa ser regulado por meio de uma rotina relativamente equilibrada. Quando não há rotina, o sono pode ficar bagunçado, causando noites mal dormidas. 

Com os cães é a mesma coisa. Quando pensamos no que acontece se o cachorro não tiver rotina, podemos ter em mente esse exemplo das férias que citamos acima: o cão terá dificuldades para dormir bem, pois nunca terá um horário adequado para esse descanso.

Consequentemente, isso pode afetar o humor do pet, a saúde física, a produção de hormônios, o crescimento, o apetite, e muitas outras coisas.

Por isso, a rotina de sono do cachorro é fundamental para a sua qualidade de vida e saúde.

cão magoado

Cão deitado triste – Foto: Canva

3. Dificuldades para se alimentar adequadamente

A fome do cachorro e o seu apetite também podem ser impactados pela falta de rotina. Se o cão não tem hora para comer, ele pode querer comer o tempo todo, como também pode ficar sem fome facilmente.

Isso pode acarretar consequências como o aumento de peso (ao comer sem parar, por nunca ter um momento para se alimentar com determinados tipos de rações – como as úmidas, por exemplo -), como também pode fazer com que o cachorro comece a perder muito peso, devido à falta de apetite ao ter uma alimentação tão bagunçada.

E como é por meio da alimentação que os pets obtêm vitaminas, minerais e nutrientes no geral, que são essenciais para diversas funções do organismo, as chances de adoecimento podem aumentar por conta da falta de rotina.

4. Comportamentos destrutivos

O comportamento destrutivo também é algo que acontece se o cachorro não tiver rotina, especialmente se ele não puder gastar energia com atividades interessantes.

Se o doguinho ficar dentro de casa o tempo inteiro, sem a possibilidade de passear ou brincar ao ar livre, ele começará a acumular muita energia.

Ao mesmo tempo, os níveis de estresse e ansiedade também podem aumentar, o que faz com que, aos poucos, os comportamentos destrutivos possam aparecer.

É o caso de o cachorro destruir o sofá, roer um chinelo, ou fazer qualquer outro tipo de atitude, nesse sentido, por conta da energia acumulada.

Portanto, uma rotina de atividades interessantes e que gastem a energia do cachorro fomentará uma redução nesses comportamentos, aumentando a qualidade de vida do pet e protegendo, inclusive, os pertences dos tutores, é claro.

Veja também: Cachorro Destruidor: Como melhorar o comportamento e por que eles são assim.

que acontece se o cachorro não tiver rotina

Cão deitado triste – Foto: Canva

O que acontece se o cachorro não tiver rotina – 5. Dificuldades para lidar com determinadas situações

O simples fato de não acostumar o pet com passeios, alimentação em horários adequados e com um sono equilibrado, poderá resultar em muita dificuldade para lidar com algumas situações.

Vamos supor que, a partir de agora, você quer que o seu cachorro brinque ao ar livre, no fim do dia, de uma hora para outra. Como ele não tinha uma rotina nesse sentido, poderá se sentir extremamente ansioso, estressado e até mesmo assustado com essa ideia.

Portanto, implementar uma rotina ou qualquer mudança, no cotidiano do cão, pode ser muito difícil, pois, até agora, ele fazia coisas aleatórias, e qualquer “nova coisa” torna tudo ainda mais complicado.

O que acontece se o cachorro não tiver rotina: 6. Comportamentos agressivos

Além de haver a possibilidade de o cachorro apresentar comportamentos destrutivos, como mencionamos anteriormente, ele também pode ficar um pouco mais agressivo.

Essa agressividade pode aparecer entre ele e outros pets, ou mesmo entre ele e o seu tutor. A interação com a família passa a ser um pouco mais complicada nesse sentido.

O cachorro, que anda muito irritado e estressado, por não ter rotina alguma, poderá morder alguém por conta desses sentimentos e emoções.

É como se ele estivesse sempre à flor da pele, tentando reequilibrar o que há dentro de si, mas, sem sucesso, afinal, tudo é sempre novo e diferente, a cada dia, o que impede que ele encontre uma estabilidade na rotina e consequentemente no seu emocional.

Por isso, se o cachorro tem comportamentos agressivos, nesse tipo de situação, não necessariamente é ele que é violento, mas, sim, a sua rotina pode estar sendo uma verdadeira ameaça emocional para o cão. Pense nisso!

que acontece se o cachorro não tiver rotina

Cachorro deitado apoiando a cabeça – Foto: Canva

7. Cansaço excessivo ao praticar exercícios

Na grande maioria das vezes, os cães que não têm rotina costumam ser sedentários. Afinal, não há momento para praticar exercícios com regularidade, o que faz com que o pet passe a maior parte do tempo em repouso, sem fazer nada.

Consequentemente, quando o cão precisa fazer algum tipo de exercício, por recomendação do veterinário, por exemplo, ele poderá apresentar sinais de cansaço excessivo.

Isso porque ele não está acostumado com o gasto energético e com a força que precisa ter para conseguir executar movimentos de forma segura e eficiente.

Em contrapartida, é claro que isso não quer dizer que o cachorro nunca mais poderá praticar exercícios, mas, se ele não tem rotina, essa prática deverá acontecer aos poucos, evoluindo a cada dia, formando uma rotina de verdade, que priorize a sua saúde e evite o cansaço excessivo durante os treinos.

8. Dificuldade para lidar com a ausência dos tutores

Um cachorro sem rotina também pode apresentar sinais de ansiedade de separação. Como não existe um cotidiano no qual ele possa se acostumar com a ausência dos tutores, qualquer “saidinha” pode se transformar em um verdadeiro pesadelo.

O cachorro pode começar a apresentar sinais de dependência emocional que causam danos na sua saúde mental, prejudicando a qualidade de vida.

Além disso, essa dependência toda também pode acarretar em efeitos no emocional dos tutores. Afinal, quem é que gosta de ver o próprio pet sofrendo, não é mesmo?

O que acontece se o cachorro não tiver rotina – 9. Aumento do risco de fugas

O aumento do risco de fugas também é algo que deve ser considerado quando pensamos no que acontece se o cachorro não tiver rotina. 

Se o cachorro não tem nenhum tipo de entretenimento, não pode brincar, não sabe a que horas vai comer, e tem sentimentos de estresse e ansiedade, ele poderá tentar “fugir” dessa situação, a fim de encontrar algo interessante para fazer do lado de fora de casa.

Sendo assim, cuidar para que o cão tenha uma rotina equilibrada, com direito a enriquecimento ambiental e atividades interessantes, é importante para que ele não tente encontrar, fora de casa, alguma oportunidade de se divertir e gastar energia.

10. Problemas digestivos devido à falta de rotina alimentar

Os problemas digestivos também é algo que acontece se o cachorro não tiver rotina. O cão, que sempre se alimenta de forma diferente, podendo comer demais em um momento e ficar com muita fome em outros, poderá ter dificuldades para processar bem os alimentos.

Isso pode causar o aparecimento de sintomas como diarreia e vômito.

Especialmente se a ração também é trocada com frequência, sem adaptação prévia, o sistema digestivo do cachorro poderá sofrer impactos bem profundos.

Por isso, cuidado com a forma como você vem alimentando o seu amigo de quatro patas. Além da rotina alimentar em si, ele também precisa de alimentos relativamente “iguais” todos os dias, de acordo com as recomendações do veterinário, para se adaptar bem à ração e assim ter uma boa digestão.

11. Diminuição da imunidade

O estresse e a ansiedade em cães, bem como o sedentarismo e a má alimentação, podem causar impactos na imunidade do pet. Somar isso com a má qualidade do sono, então… a situação fica ainda pior!

Consequentemente, o seu amigo de quatro patas pode começar a ficar muito mais suscetível ao aparecimento de enfermidades, inclusive de casos mais graves.

Portanto, se você quer proteger a saúde do cão, mantendo a imunidade dele sempre em dia, considere oferecer uma rotina a ele. Isso fará com que o sistema imunológico, assim como outros sistemas do organismo, se equilibre de forma saudável, fortalecendo a saúde do pet.

O que acontece se o cachorro não tiver rotina: 12. Comportamentos autodestrutivos

Até aqui, já vimos o que acontece se o cachorro não tiver rotina, no sentido de ele ficar violento com outras pessoas e animais, bem como violento com objetos, tendo comportamentos destrutivos. Só que esses comportamentos podem evoluir para algo ainda pior, que é quando o cachorro começa a “destruir” a si mesmo, por meio da automutilação.

A falta de rotina causa muita ansiedade e estresse, levando o pet a se morder, se arranhar e ficar se esfregando excessivamente em superfícies que podem acabar machucando.

Isso coloca a saúde e até mesmo a vida do cachorro em risco. Pense nisso!

13. Hiperatividade

Pelo simples fato de não ter nada de interessante para fazer e os exercícios serem escassos na rotina, o cachorro pode começar a apresentar comportamentos hiperativos.

Afinal, imagine o tanto de energia que um cão pode ter ao ficar o dia inteiro dentro de casa, sem fazer nada de interessante? Pois é!

Essa hiperatividade pode provocar comportamentos nocivos que já mencionamos no decorrer deste conteúdo. Pois pare e pense: o pet tentará, à sua maneira, resolver esse problema, gastando energia ao se morder, ao destruir um calçado do tutor, e assim por diante. No fim, todo mundo pode sofrer por conta disso.

14. Problemas de sociabilidade com os tutores, outras pessoas e animais

Por fim, há ainda o risco de aparecerem problemas de sociabilidade, seja com outros pets, com os tutores ou com pessoas desconhecidas.

Como não há exercícios de sociabilidade, em doses equilibradas, na rotina do cão, ele poderá ter muita dificuldade para lidar com qualquer outra pessoa ou pet.

Isso pode resultar nos comportamentos violentos, que mencionamos no decorrer deste texto.

Por isso, a rotina de socialização é tão importante para a saúde dos cães e para o bem-estar de todo mundo que se aproxima deles.

O que acontece se o cachorro não tiver rotina: Como montar a rotina perfeita?

A questão é que não existe rotina perfeita, mas, sim, adaptável para cada tipo de cão. Inclusive, recomendamos que você converse com o veterinário para que ele dê algumas orientações sobre o que pode ser feito para criar uma rotina saudável para o seu pet.

Apenas lembre-se do que deve ter dentro de uma rotina:

  • Alimentação.
  • Passeio.
  • Higiene.
  • Brincadeiras.
  • Socialização.
  • Sono e descanso.
  • Momento sozinho.

Esses pontos, quando bem administrados, já começam a proporcionar muitos benefícios para o seu grande amigo.

Pense nisso e, em caso de dúvidas, não hesite na hora de conversar com um profissional. Pois ele poderá orientar você quanto ao que é ideal e esperado para o seu cão, de acordo com a idade, porte e raça.

Boa sorte na construção da rotina para o seu amigo! Temos certeza de que ele ficará muito mais feliz por conta dessa oportunidade de viver uma rotina equilibrada e saudável!

O post O que acontece se o cachorro não tiver rotina? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
05 de Julho de 2023

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos