Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Desobediência canina – Por que acontece?

A desobediência canina tem o poder de deixar o cãozinho bastante desconfortável no ambiente. Ou seja, se ele está agindo de maneira desobediente, saiba que ele não está fazendo isso pra “te provocar”.

Na verdade, o cão está ansioso, angustiado e geralmente com energia para gastar.

Entender por que a desobediência canina se faz presente no dia a dia vai te ajudar a construir um ambiente muito mais calmo e tranquilo para o seu cão. Afinal, você conseguirá controlar algumas situações e evitar outras.

Neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender um pouco mais sobre as principais desobediências dos cães, por que eles fazem isso e o que fazer para o cão se comportar.

Continue lendo e saiba mais.

desobediência canina

Cão roendo papel – Foto: Freepik

Desobediência canina – Por que isso acontece?

Se você é um tutor de primeira viagem ou está pensando em adotar um cãozinho, é preciso entender algumas coisas de comportamento.

Afinal de contas, o comportamento canino depende muito das ações do tutor e também do ambiente em que o cão vive.

A desobediência canina, muitas vezes, está atrelada totalmente ao fato de que o seu cão não tem um ambiente adequado para viver. Ou seja, estímulos negativos estão por toda parte.

Isso gera ansiedade e, posteriormente, gera desobediência. O cão passa a agir de maneira mais medrosa e as vezes até agressiva.

Separamos uma lista de situações que podem gerar desobediência canina no seu cãozinho. Veja abaixo:

  • Falta de consistência nos limites, proibições e permissões.
  • Rótulos preconceituosos – “meu cão é dominante”.
  • Agir com adestramento punitivo – e não reforço positivo.
  • Controle dos instintos naturais do cachorro.
  • Pouco ou nenhum reforço positivo.
  • Falta de gasto de energia e enriquecimento ambiental.
  • Pouca paciência com seu melhor amigo.

Para entender um pouco mais sobre o contexto de cada uma das situações acima, continue lendo.

Falta de consistência nos limites, proibições e permissões

Todos os cães agem de maneira parecida: eles aprendem o que pode, o que não pode e vão se condicionado a isso com o tempo.

Condicionamento é a palavra-chave para que você encontre a solução para um cão desobediente. E por isso, é preciso entender mais sobre consistência.

Ou seja, fazer com que seu cão entenda perfeitamente o que pode, o que não pode e o que ele deve fazer, não é algo rápido. É preciso muita paciência e, acima de tudo, consistência.

Sem consistência, você não vai conseguir criar um cãozinho saudável do ponto de vista comportamental.

Portanto, sempre que você começar um novo treinamento ou ensinamento, é preciso ter consistência. Ou seja, se hoje pode, amanhã tem que poder também.

E o mesmo vale ao contrário: se o cão não pode uma coisa, ele precisa continuar não podendo. Caso contrário, isso gerará inconsistência, o cão ficará confuso e vai agir de modo desobediente.

Essa desobediência não vem para “provocar” o tutor. Ela vem porque o cão não sabe muito bem o que ele pode e o que não pode. Logo, ele faz o que ele quiser.

Exemplo: se você deixar o cão subir no sofá e depois de um tempo mandá-lo sair, isso vai gerar confusão na mente do dog. Ele vai se sentir confuso e não vai saber qual comportamento seguir.

desobediência canina

Cachorro derrubou o pinheiro de natal – Foto: Freepik

Rótulos preconceituosos – “meu cão é dominante”

Outro fator bastante prejudicial para o comportamento do seu melhor amigo, é achar que o cão é assim e pronto. Ou seja, se o seu cão está desobedecendo, simplesmente condicionar esse comportamento ao “comportamento natural” do cão.

Isso é um rótulo de preconceito que ajuda a construir ainda mais os maus comportamentos.

Se o seu cãozinho não está se comportamento bem, não é porque ele gosta disso. Afinal, o maior sonho da vida dos cachorros é fazer bem para seus tutores. Vê-los felizes é o que deixa os cães verdadeiramente felizes.

Portanto, é muito importante que você não rotule o seu cão de dominante, bagunceiro ou agressivo. Assim você sempre vai reforçar esse comportamento nele e dificilmente ele vai mudar.

O que fazer, nesse caso?

Basicamente, você precisa fazer muito treinamento de reforço positivo com o seu cãozinho. Se ele é dominante, é preciso desconstruir o comportamento ruim com uma rotina adequada, consistência nos treinamentos e muita paciência.

Agir com adestramento punitivo – e não reforço positivo

Ao lidar com um cão dominante, conforme o tópico anterior, muitos tutores acabam não sabendo o que fazer e agem de maneira errada. Ou seja, agem com reforço punitivo, ao invés de usar reforço positivo.

A desobediência canina não vai ser resolvida com reforço punitivo ou situações ameaçadoras para o seu cão. Brigar, xingar ou até mesmo agir com violência, é muito prejudicial para a saúde do seu melhor amigo.

Isso vai deixar o cão ainda mais ansioso e desobediente.

Por que? Porque o cão ama o seu tutor. E quando o tutor está agindo de maneira estranha e com violência, ele vai se sentir deslocado, triste e poderá agir de maneiras erradas para o que você julga como adequado.

Se o seu cão fez algo errado, simplesmente não faça nada. Mas quando ele fizer algo certo, elogie e dê um petisco.

O reforço positivo é que vai condicioná-lo aos comportamentos certos. Enquanto que o reforço punitivo, só vai quebrar a conexão de vocês.

cão roedor

Cão roendo a bolsa – Foto: Freepik

Desobediência canina – Controle dos instintos naturais do cachorro

Os cachorros têm instintos. Não há como fugir disso e muito menos esquecer. Afinal, eles são cães que estão procurando um ambiente confortável, saudável e equilibrado pra viver.

Ao querer controlar o instinto do cachorro, automaticamente, você estará “passando por cima” da natureza dele. Ou seja, os cães precisam de momentos exclusivos para se sentirem cachorros.

Eles precisam cavar, roer, morder, correr, se sujar e farejar. Proibir ou não incentivar esse tipo de prática, pode ser bastante prejudicial para o dia a dia do dog e, consequentemente, ele poderá se tornar desobediente.

Entender os instintos do cachorro e preparar uma rotina para que ele possa usufruir disso é muito importante. Lembre-se que você está criando um cachorro e não um ursinho de pelúcia, ok?

Leia também: Olfato Canino: Descubra os 5 fatos incríveis.

Desobediência canina – Pouco ou nenhum reforço positivo

O reforço positivo é o que vai fazer o seu cão entender o que ele pode e o que não pode. Muitas vezes, é a partir do reforço positivo que você vai conseguir mostrar ao cão quais são os comportamentos que ele deve seguir para ser “bem comportado”.

No entanto, se não houver reforço positivo, o cão não vai saber o que fazer. Ele não sabe até onde ele pode ir e vai agir de maneiras aleatórias. Cães odeiam aleatoriedade. Eles gostam de rotina. Quanto mais “certo” for o dia, melhor pra eles.

Quando você reforça uma situação positivamente, o cão tende a repetí-la. Tudo que eles querem, é ganhar um agradinho. Portanto, use os agradinhos para estimular bons comportamentos e você terá um cão incrivelmente treinado.

Falta de gasto de energia e enriquecimento ambiental

A falta de gasto de energia é também um fator muito prejudicial para os cães. Não é raro que um cão tenha comportamentos ruins dentro de casa quando está com energia acumulada.

Eles podem roer móveis, objetos, almofadas e carregar chinelos. Além disso, eles podem agir de maneira agressiva em algumas momentos.

Portanto, gaste a energia do seu cão. Crie um ambiente enriquecido e evite acumular cargas de energia muito grandes no seu cachorro.

Desobediência canina – Pouca paciência com seu melhor amigo

E por fim, a pouca paciência com seu melhor amigo é outro fator que pode gerar comportamentos de desobediência. Afinal, a falta de paciência esta totalmente atrelada aos cuidados que você tem com o cão.

Se faltar paciência, pode sobrar reforço punitivo. E como já entendemos anteriormente, isso é bem ruim para os dogs.

É muito importante lembrar que o cachorro é um cachorro. Ele não é um ursinho de pelúcia e muito menos um ser humano com consciência e razão.

Portanto, aprenda como lidar com o seu cãozinho de maneira adequada. Se ele estiver aprendendo comportamentos, tenha calma. Se ele ainda estiver em fase de treinamento e ainda está fazendo coisas “erradas”, muita paciência.

cão no sofá

Cão no sofá – Foto: Freepik

Um cachorro é desobediente por natureza?

Não. Um cachorro não é desobediente por natureza. Na verdade, um cão não é desobediente em momento nenhum.

O que acontece é que o tutor impõe algumas regras no ambiente e o cão passa a não respeitá-las. Mas mesmo não respeitando as regras, ainda assim, para o cão, os comportamentos adotados não são ruins.

Ele apenas está seguindo seu instinto e condicionamento recebido até então.

O cão sabe que está desobedecendo o tutor?

Não. Um cão não sabe que está desobedecendo e nem faz uma “carinha de triste” quando apronta alguma coisa. Esses comportamentos e reações são criados pelo tutor, uma vez que a consciência de regras é do tutor.

Portanto, não brigue, ofenda ou use violência física com seu cão desobediente. Ele não é desobediente para provocar. Mas sim, por falta de outros estímulos, adestramento e consistência no processo.

Cuide do seu dog!

O post Desobediência canina – Por que acontece? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
12 de Novembro de 2021

Autor

Autor: 
Camila Bonatti