Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Pastor da anatólia: Conheça o valente e leal cachorro.

O Cão Pastor da Anatólia é um cão versátil e habilidoso, descendente dos antigos cães de caça e pastoreio da Mesopotâmia. Com raízes que remontam a cerca de 6.000 anos, estes cães foram desenvolvidos para proteger rebanhos de ovelhas de animais predadores na região da Anatólia, na Turquia.

Este cão é o resultado da evolução ao longo do tempo para atender às exigências da região, incluindo o clima extremo (verões quentes e secos e invernos frios), estilo de vida (sedentário, seminômade e nômade) e responsabilidades (guarda de rebanhos e condução por longas distâncias pela Anatólia).

Com sua inteligência, coragem e instinto protetor, o Cão Pastor da Anatólia é considerado um dos melhores cães de pastoreio do mundo. Além disso, é uma raça amigável e leal, tornando-se também um excelente companheiro para a família.

pastor da anatólia

pastor da anatólia – Foto: Pixabay

Temperamento do Pastor da Anatólia

O Pastor da Anatólia foi criado para pastorear grandes rebanhos de gado sem supervisão humana, tornando-se um cão independente e forte que precisa tomar decisões precisas sozinho.

Como raça de pastoreio, estes cães de estimação passam a maior parte do tempo protegendo seus rebanhos de ameaças potenciais. Eles são dominantes e teimosos, mas também são inteligentes e rápidos, embora às vezes desobedeçam aos comandos.

Embora possam ser independentes e teimosos, estes cães são guardiões leais e protetores de sua casa, além das pessoas e animais que habitam lá.

Como uma raça de trabalho em vez de animal de estimação ou companheiro de família, o Pastor da Anatólia leva seus deveres muito a sério e, por esse motivo, pode ser difícil de se ter em casa. Devido a sua natureza independente e instintos de dominação, estes cães não são recomendados para pessoas sem experiência com cães, pois são difíceis de controlar.

Estes cães são fortes, grandes, rápidos e resistentes

Eles tentarão manter a ordem em casa, a menos que tenham um líder firme. Donos sem compreensão da natureza do cão e da ordem da matilha logo ficarão de fora, e sua casa será dirigida por um cão forte tanto na mente quanto no corpo.

O Pastor da Anatólia precisa de um dono autoconfiante e comprometido que possa criá-lo adequadamente.

O Pastor da Anatólia é um membro leal da família, protetor e amoroso, raramente mostrando agressividade em relação aos membros da família ou a outros animais de estimação em casa. No entanto, pode ser agressivo com estranhos e outros animais.

Com sua natureza independente, ele decidirá quem é um visitante seguro. Treinamento antecipado ajudará a minimizar a agressão defensiva e a identificar corretamente todos os visitantes.

Ele não atacará sem motivo, mas apenas com base na ameaça percebida.

Saúde e cuidados veterinários do Pastor da Anatólia

A raça de cão Pastor da Anatólia é conhecida por sua boa saúde e expectativa de vida prolongada de 12 a 15 anos, o que é alguns anos a mais em comparação com outras raças de tamanho semelhante.

Embora sejam relativamente saudáveis, eles ainda estão sujeitos a algumas questões de saúde, como câncer, problemas cardíacos e velhice, que podem ser as causas principais de morte.

No entanto, um problema comum encontrado na raça é a imunidade baixa, pois seu sistema imunológico se desenvolve mais tarde do que em outros cães.

Além disso, os pastores da Anatólia são particularmente sensíveis à anestesia, então é importante monitorá-los e realizar testes antes de administrar qualquer tipo de anestesia.

Outros problemas de saúde que podem afetar o Pastor da Anatólia incluem:

  • Hipotireoidismo,
  • Entrópio palpebral,
  • Espondilose,
  • Problemas dermatológicos.

É importante que os proprietários estejam atentos a qualquer sinal de mudança na saúde de seu cão e consultem um veterinário regularmente para prevenir e tratar qualquer problema de saúde oportunamente.

Cuidados

A pelagem do Pastor da Anatólia é naturalmente limpa e exige alguns cuidados de manutenção. Seu pelo é de comprimento curto a médio, sem odor e não cai excessivamente.

Embora ele tenha um subpelo, ele só precisa de escovação moderada durante a mudança sazonal de pelo, que ocorre duas vezes ao ano. Neste período, é recomendável escovar diariamente para manter a pelagem saudável. Durante o resto do ano, uma escovação semanal é suficiente.

O Pastor da Anatólia é conhecido por ser uma raça com pouco odor e deve ser banhado somente conforme necessário, algumas vezes por ano.

Cuidados com os dentes

A dentição do cachorro grande é igualmente importante para a saúde oral quanto a de um cachorro pequeno. É importante começar a ensiná-los a cuidar de sua higiene dentária desde cedo, pois com o tempo será mais difícil fazê-lo. O descuido pode levar a problemas de saúde na cavidade bucal.

Para escovar os dentes com suavidade, é recomendado usar uma escova de dentes com cerdas de silicone, pois elas não machucam as gengivas. É possível incentivá-los a aceitar a escovação oferecendo creme dental com sabores agradáveis.

É suficiente escovar os dentes uma vez por semana. Alimentar o cachorro com comida seca e proporcionar ossos para mastigar de vez em quando ajuda a prevenir o acúmulo de placa bacteriana.

Os ouvidos dos pastores da Anatólia são propensos a infecções devido à sua forma pendurada, por isso é importante mantê-los limpos. A má ventilação das orelhas contribui para o acúmulo de sujeira e cera, por isso é necessário limpar regularmente.

Cuidados com os olhos e unhas

Os olhos dos pastores da Anatólia são sensíveis e merecem atenção especial, especialmente depois que eles retornam do pasto.

Arranhões, hematomas e cortes nos olhos são perigosos e podem levar a complicações graves, como a perda da visão ou a cegueira. Em caso de problemas, é importante procurar um médico veterinário especializado.

As unhas dos cães precisam ser cortadas quando ficam muito compridas, sejam eles grandes ou pequenos. Em animais que têm uma rotina menos ativa, as unhas crescem mais rapidamente e precisam ser cortadas com mais frequência.

Origem e história do Pastor da Anatólia

A raça Cão Pastor da Anatóla é considerada jovem, tendo sido reconhecida pela IFF apenas no final do século XX. No entanto, os cães pastores da Anatólia são uma das raças mais antigas a viver ao lado dos humanos, por milênios.

Na Mesopotâmia, cães molossóides grandes eram usados para proteger os rebanhos dos nômades dos predadores e também em operações de combate e caça. Embora não houvesse um trabalho formal de criação, as pessoas procuravam selecionar os indivíduos mais fortes e resistentes para a reprodução.

Os pastores turcos valorizavam muito esses cães, que eram despretensiosos, vigilantes e resistentes. Eles protegiam o rebanho em qualquer condição climática, dia ou noite, e não tinham medo de lutar contra predadores perigosos, como lobos e leões.

Hoje em dia, o cão pastor da Anatólia é considerado um tesouro nacional na Turquia, e sua exportação é proibida.

Assim, somente no final do século XX, alguns indivíduos da raça chegaram à Europa e à América para fins de reprodução. A Fédération Cynologique Internationale aprovou o padrão da raça em 2018.

Na Turquia, esses cães são chamados de Kangals e são rigorosamente preservados como raça pura, sem cruzamentos com outras raças.

O post Pastor da anatólia: Conheça o valente e leal cachorro. apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
08 de Abril de 2023

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos