Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Quando o cachorro sente falta do dono?

Ao identificar quando o cachorro sente falta do dono, é possível tomar algumas medidas importantes para garantir o seu bem-estar o quanto antes. Afinal, saudades é algo muito sério para os dogs, já que isso pode provocar alguns problemas.

Neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender mais sobre o assunto. Veja o que fazer quando o cachorro sente falta do dono e por que isso acontece.

Acompanhe!

Quando o cachorro sente falta do dono

Cão deitado – Foto: Canva

Você sabe quando o cachorro sente falta do dono?

O cachorro sente falta do dono por inúmeras razões diferentes. Mas especialmente pelo fato de que, quando muito tempo juntos, o cão pode ficar “amarrado” sentimentalmente de maneira negativa, vivendo a sua vida normalmente só quando o tutor está em casa.

Por isso, em absolutamente todos os momentos em que o tutor não estiver em casa, o cão vai sentir a sua falta – e sofrer por causa disso.

Esse quadro também é conhecido como síndrome da ansiedade por separação. Inclusive, também temos um artigo aqui no blog que você pode conhecer para entender mais: Síndrome da Ansiedade da Separação: O que é?

No entanto, é importante lembrar que os cães não possuem sentimentos complexos como nós, humanos. O que eles sentem está mais relacionado a ansiedade e medo do diferente.

O seu tutor é o seu guia e isso é muito importante para os cães. Quando uma peça está incorreta nessa equação, eles podem sofrer bastante – que é quando o cachorro sente falta do dono.

Quando o cão fica doente de saudade

Você talvez já tenha ouvido a expressão “doente de saudade”, não é mesmo? E no caso dos cães, isso pode realmente acontecer, já que para eles a ausência do tutor pode significar, praticamente, o “fim do mundo”.

A ansiedade por separação é um problemão para os cães e pode levar o dog a definhar lentamente. Tanto fisicamente, quanto mentalmente.

Afinal, ele deixa de comer, deixa de brincar, deixa de ficar tranquilo e a sua vida se transforma em um poço de ansiedade.

Quando o cachorro sente falta do dono, é sinal de que a rotina dele precisa de alguns pequenos ajustes, como:

  • Falta de brincadeiras e convívio;
  • Pouco gasto de energia;
  • Day care caso você fique muito tempo longe;
  • Brinquedos com petiscos;
  • Estímulos em casa (enriquecimento ambiental).

Continue lendo para saber mais detalhes:

Quando o cachorro sente falta do dono

Cachorro comendo na tigela – Foto: Canva

Quando o cachorro sente falta do dono – Falta de brincadeiras e convívio

Um cão precisa brincar para ser feliz. Afinal, brincando, os cães têm muitos estímulos diferentes que ajudam a criar uma rotina de gasto de energia física e mental. Quando o tutor falta com isso, o cão se sente abandonado, que é quando o cachorro sente falta do dono.

Nesse caso, o tutor precisa entrar em ação para criar uma rotina adequada de brincadeiras com o cão. Todos os dias, pelo menos uma hora, o tutor precisa se dedicar 100% ao dog, esquecendo tudo: celular, televisão e outras distrações.

Se isso não for possível, é importante buscar ajuda profissional, como um dog walker, por exemplo.

Pouco gasto de energia

O gasto de energia que o cão tem no dia a dia é o que deixará ele mais tranquilo e confortável no médio e longo prazo. Brincando, o cão gasta muita energia e acaba não se concentrando naquelas situações de ansiedade e eventualmente saudade do dono. Afinal, ele estará cansado e satisfeito.

Portanto, gaste energia do seu dog de maneira sensata e rotineira. Cães precisam de rotina para se sentirem felizes e confortáveis. Isso faz toda a diferença na vida deles.

Inclusive, um cão que não gasta energia e fica ansioso, vai canalizar isso em situações como rasgar móveis, roer chinelos, entre outras coisas que o tutor não vai gostar.

Lembre-se que é uma equação: os estímulos que o tutor proporciona ao cão, criarão a personalidade dele no longo prazo.

Day care caso você fique muito tempo longe

Você já ouviu falar sobre day care para cães? Essa é também uma situação que pode compensar para quem tem um cão que sente falta do dono, já que o day care vai cuidar e gastar a energia do dog.

No entanto, o day care não é para delegar a responsabilidade do tutor. Mas sim, adaptar uma rotina, caso o tutor não tenha muito tempo em casa ou esteja com a semana cheia. É uma alternativa, e não uma fuga de responsabilidade.

O cão precisa mesmo é do seu tutor. Afinal, o tutor é o companheiro de lar do cãozinho.

dois cães juntos

Dois cães juntos no parque – Foto: Canva

Quando o cachorro sente falta do dono – Brinquedos com petiscos

Outra ideia para quando o cachorro sente falta do dono, é deixar ou criar brinquedos com petiscos para o cão. Ou seja, brinquedos que estimulam o cão a “caçar” os petiscos, de maneira a descobrir um jeito de retirá-los do brinquedo.

Alguns tutores fazem esse tipo de brinquedo com garrafa pet, deixando um furinho pequeno para o cão se virar e perder tempo tentando conseguir o petisco. Mas você também pode comprar no pet shop.

O mais importante é garantir que o brinquedo seja seguro e não tenha partes pontiagudas.

Estímulos em casa (enriquecimento ambiental)

E por fim, não esqueça do bom e velho enriquecimento ambiental como um todo. Ou seja, deixe um ambiente enriquecido para o cão se divertir e ter estímulos em casa mesmo quando você não estiver por lá.

Dessa forma, o cão poderá compensar a falta do tutor de alguma maneira, sendo que ele vai ter o que fazer.

tutor com seu cão

Tutora com seu cão – Foto: Canva

O que fazer quando o cachorro sente falta do dono

A primeira coisa a fazer é tentar entender se o cão está com síndrome de ansiedade por separação. Se estiver, é melhor procurar um veterinário o quanto antes para que ele ajude a criar uma rotina saudável.

Depois, você poderá compensar a saudade do cão de maneiras criativas, como por exemplo, deixando roupas com o seu cheiro pela casa. Isso deixa o cão mais tranquilo.

Lembre-se que o seu cão tem sentimentos e precisa de um cuidado constante!

O post Quando o cachorro sente falta do dono? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
27 de Maio de 2023

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos