Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Vale a pena ter uma câmera pet em casa? Entenda como funciona, dicas e mais!

Uma câmera pet pode ser de extrema utilidade em alguns casos pontuais de segurança do seu pet. No entanto, em outras circunstâncias, ela pode até mesmo fazer mal para o seu pet se você utilizá-la como uma “bengala” para delegar funções de cuidados.

Mas de maneira geral, quem nunca quis saber o que o seu cão faz em casa em momentos da ausência do tutor, não é mesmo? Pois bem, com as câmeras pets é possível entender o comportamento do cão e alguns modelos permitem até mesmo a interação com o dog, quando ele estiver em alguma situação de bagunça, por exemplo.

Neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender mais sobre as câmeras pet. Veja para que servem, o que são, como são usadas e muito mais. Continue lendo!

Vale a pena ter uma câmera pet em casa

Cão sendo filmado pela câmera pet – Foto: Freepik

O que é uma câmera pet?

Uma câmera pet nada mais é do que um tipo de câmera usada para investigar o dia a dia de um cãozinho. Através da câmera, é possível saber o que o cachorro está fazendo, onde ele está indo, em que ambientes ele esteve e até mesmo em que tipo de problema ele se envolveu para aparecer machucado ou sujo.

Desta forma, as câmeras pet se enquadram em uma categoria muito interessante de cuidados a distância com o pet. Afinal, se você estiver viajando, poderá deixar a câmera pet ligada para entender os comportamentos do seu melhor amigo durante a sua ausência.

Do ponto de vista técnico, existem câmeras de muitos modelos diferentes. Desde aquelas mais simples, até aquelas mais complexas, cheias de funcionalidades que ajudam você a monitorar o seu cachorro. E o melhor: na maioria das vezes, esse tipo de câmera não é cara. Por um preço acessível, como algo entre R$150 e R$200, é possível ter uma câmera pet funcional em casa.

Para saber mais sobre esse ótimo equipamento de observação, continue lendo.

Como escolher uma câmera pet de qualidade

Uma câmera pet de qualidade pode ser escolhida de maneira técnica ou de maneira financeira. Isto é, você pode buscar um equipamento cheio de funções, ou pode buscar um equipamento barato e simples, para simplesmente entender o comportamento do seu dog quando você não está em casa.

O mais importante, nesse caso, é ter um equipamento que seja seguro tanto para você usar na sua casa, quanto para o pet.

Abaixo veja alguns recursos que você pode procurar nas câmeras pet e assim escolher um modelo de qualidade.

câmera pet

Câmera pet instalada na prateleira – Foto: Freepik

Visão noturna

A visão noturna é um dos recursos mais interessantes para tutores que estarão longe de casa na parte da noite. Afinal, de nada adianta ter uma câmera pet que não oferece recurso técnico de qualidade para obter uma imagem nítida durante os períodos noturnos.

Esse tipo de câmera costuma ser mais cara. No entanto, vale a pena pagar justamente para saber o que o seu cão está ou não fazendo em casa nesse período.

Câmeras com uma boa abertura de entrada de luz também são suficientemente boas para enxergar a noite. Nesse caso, procure câmeras que ofereçam uma capacidade de ISO bem alta. Algo em torno de 3200 de ISO ajuda a deixar a imagem mais nítida em períodos escuros.

No entanto, saiba que quanto mais ISO a sua lente usar, mais ruidosa será a imagem. Isto é, a imagem não será tão nítida.

Movimento 360˚

E se o cão ficar em locais que você não consegue enxergar com a lente da câmera, o que fazer? Nesse caso, você pode comprar um modelo de câmera que traga a função de rotação 360˚. Isto é, a câmera vai girar no seu próprio eixo para garantir a visão dos quatro cantos da casa.

Algumas câmeras terão movimentos apenas de 180˚. Outras, não terão movimentos. Mas ainda assim, trata-se de um bom recurso para acompanhar o seu dog em momentos de solidão para entender se ele realmente fica bem sozinho em casa ou se ele passa por problemas de ansiedade.

Bateria ou tomada

Existem câmeras que são ligadas diretamente na tomada e outras que são acionadas por bateria. Inclusive, você pode controlar várias funções através do aplicativo que gerencia a câmera.

As câmeras com bateria são ótimas para quem não gosta de deixar algo ligado na tomada enquanto não está em casa. Mas elas podem não ter um tempo de funcionamento alto, já que você sempre precisará colocá-las para carregar.

No caso das câmeras pet com bateria, é importante se atentar para planejar a utilização do equipamento. A câmera precisa ficar ligada, no mínimo, a noite inteira ou o tempo que você vai ficar fora de casa.

Interação com o cão

E ainda, há câmeras com uma função bem bacana: a interação com o cachorro! Nesse caso, você pode interagir com o seu pet a distância, de maneira que ele interaja com a câmera. Esses modelos são realmente bem legais.

No entanto, outros modelos possuem avisos sonoros ou qualquer ruído para dispersar o cão em casos de bagunça. Por exemplo, você pode acionar um alarme na câmera, caso veja o seu cão rasgando o sofá ou tentando abrir algum armário da cozinha.

Para os cães que se sentem sozinhos ou têm ansiedade por separação, você pode até mesmo falar com o dog e transmitir o áudio pela câmera. Isso fará o cão se acalmar, pois estará ouvindo a voz do tutor.

cão dormindo

Cão dormindo – Foto: Freepik

Vale a pena ter uma câmera pet?

Sim, a câmera pet vale a pena por inúmeras razões diferentes. Mas principalmente pelo fato de que você pode ficar mais pertinho do seu dog, de maneira que ele sinta a sua presença e fique mais confortável no ambiente.

Mas é preciso tomar cuidado para não usar o equipamento de maneira equivocada, “delegando” para a câmera a função de vistoriar o cão ou se fazer presente no dia a dia.

Veja abaixo alguns motivos para você comprar uma câmera pet ainda hoje:

  • Saiba todos os passos do seu pet.
  • Interaja quando necessário.
  • Saiba onde seu pet se machucou.
  • Entenda como seu cachorro se comporta na sua ausência.
  • Ideal para casas grandes.

Continue lendo.

Saiba todos os passos do seu pet

Uma das grandes vantagens de usar uma câmera pet em casa é justamente mapear todos os passos do seu pet. Essa é uma ideia bem bacana para quem quer entender melhor o comportamento do cachorro em momentos de ausência.

Afinal, muitos tutores sequer fazem ideia do que os cães fazem ou passam dentro de casa quando estão sozinhos.

Desta forma, a ansiedade por separação, por exemplo, sequer é entendida pelo tutor e o cão acaba sofrendo sozinho, sem que o tutor saiba.

Interaja quando necessário

Se você notar o seu cão aprontando alguma coisa ou mesmo se envolvendo em situações de perigo real, você pode interagir para chamar a atenção dele e distraí-lo.

Essa é uma função bem interessante para cães que estão prestes a se envolver em um problema real, como derrubar coisas da prateleira da cozinha ou até mesmo se machucar roendo alguma coisa.

Mas além disso, a interação é ótima para cães que sofrem de ansiedade. Ao ouvir a voz do tutor, ele pode se acalmar.

Saiba onde seu pet se machucou

O seu pet apareceu machucado quando você chegou em casa? Com a câmera pet, você pode identificar o que ele aprontou para aparecer assim.

Além disso, se você notar o seu cão prestes a se machucar, poderá tentar impedir com a interação por voz ou ruídos na câmera. Bem interessante, não é mesmo?

Entenda como seu cachorro se comporta na sua ausência

Muitos tutores nem fazem ideia, mas os cães podem aprontar muito quando os tutores não estão em casa.

Subir nas coisas, latir para a porta, tentar abrir armários e muitos outros causos são relatados por tutores que já utilizam a câmera pet.

Por isso, você poderá saber exatamente o que o seu cão faz na sua ausência e assim criar algum tipo de treinamento diferenciado para ele ficar bem.

Ideal para casas grandes

Tem uma casa grande, com muitos cômodos? A câmera pet é uma ótima alternativa para investigar os passos do seu cão e procurá-lo pelo ambiente.

Instale câmeras nos cômodos ou em algum ponto estratégico e você sempre saberá onde o seu cão está, sem precisar ir atrás dele.

câmera na prateleira

Câmera pet instalada na prateleira – Foto: Freepik

Quando a câmera pet não é uma boa ideia

A câmera pet não é uma boa ideia em algumas situações. Como por exemplo, na delegação de prioridades. A câmera nunca pode substituir a presença do tutor, mesmo que ela seja muito prática.

Use a câmera somente em situações de extrema necessidade e somente para complementar qualquer tipo de interação e proximidade com o seu dog.

Se você vai viajar, é importante que um dog walker visite o seu cão pelo menos duas vezes por dia. A câmera servirá apenas como um complemento para ajudar o cão ou entender seus comportamentos.

Cuide do seu dog!

O post Vale a pena ter uma câmera pet em casa? Entenda como funciona, dicas e mais! apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
25 de Fevereiro de 2023

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos