Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Como saber se meu gato me ama? Confira possíveis sinais!

Afinal, como saber se meu gato me ama? Quais podem ser os sinais que ele apresenta?

Muitos tutores fazem exatamente essas perguntas, em busca de compreender os sinais que o pet pode dar com relação ao seu amor pela família com a qual ele vive.

E embora não seja possível descrever os sinais como “infalíveis”, ainda assim existem muitos indícios que podem, sim, servir de norte para nós compreendermos se o nosso amiguinho está confortável pertinho de nós.

Neste texto do Portal do Dog, apontamos alguns comportamentos que você pode levar em consideração para avaliar o afeto do seu bichano. Acompanhe e confira!

saber se meu gato me ama

Mulher com gatinho deitado em seu colo. Foto: Canva.

Como saber se meu gato me ama?

Como mencionamos acima, é comum os tutores perguntarem algo sobre “como saber se meu gato me ama”, e embora não exista uma resposta única e imutável, há sinais que podemos, sim, levar em consideração.

Entretanto, lembre-se de que cada bichano é único, e o seu pet pode ter outros comportamentos amorosos além destes que listamos abaixo, ok?

Saber reconhecer esses sinais nos bichinhos é algo que adquirimos com o tempo, à medida que vamos interagindo com nossos pets e entendendo o comportamento deles.

Ainda assim, observar os pontos que elencamos abaixo pode te ajudar a fazer uma leitura mais assertiva dos possíveis sentimentos do seu amiguinho. Acompanhe e confira!

1. O gatinho ronrona perto de você

Quem nunca associou o ronrom do gato com uma demonstração de afeto? E realmente isso é uma verdade!

Os bichinhos costumam ronronar quando estão contentes e confortáveis, demonstrando o seu carinho e afeto pelo tutor. E ainda, esse ruído é super gostoso de ouvir, temos que concordar, não é mesmo?

Porém, é importante considerar um fator: às vezes, o ronrom do gato é uma tentativa de ele se sentir mais confortável diante de uma situação que está causando desconforto ou medo.

Isto é, se o seu pet estiver doente e com dor, por exemplo, ele pode ronronar mais do que o normal, pois o ronrom o ajuda, de certa forma, a se sentir um pouco mais tranquilo.

Portanto, embora você possa considerar esse som um dos sinais de que o seu gato te ama, lembre-se de sempre ficar atento às mudanças no comportamento de ronronar, pois pode denunciar alguma coisa, ok?

Veja também: Gato Laranja: conheça em detalhes a personalidade desse pet único

saber se meu gato me ama

Gatinho lambendo o dedo do tutor. Foto: Canva.

2. Como saber se meu gato me ama: Lambedura suave

Se você parar para observar o comportamento dos gatos com relação a outros felinos, eles costumam se lamber, entre si, como forma de demonstrar afeto uns pelos outros. É um gesto de cuidado, digamos assim, pois o pet se lambe para se manter limpinho.

Isso quer dizer que quando o gatinho começa a lamber o tutor, ele pode estar demonstrando o seu afeto e carinho. Então, da próxima vez que sentir aquela lambedura mais áspera do seu gatinho, não se assuste! Pode ser que ele esteja demonstrando o quanto gosta de você.

E, ah! Se essa lambida vier seguida de mordidas suaves, que não machucam, pode ser mais uma forma de ele demonstrar o afeto por você.

Porém, se ele te morder com força, a ponto de machucar, lembre-se de barrar esse comportamento do jeito certo, para que isso não se torne uma atitude corriqueira do bichinho, ok? Aqui, o reforço positivo pode ajudar.

3. Amassar “pãozinho” com as patinhas

Seu gato gosta de amassar pãozinho no seu colo? Esse comportamento de pressionar as patinhas, e até mesmo usar um pouco as unhas, sem machucar, pode ser interpretado como um dos sinais de que o seu gato te ama.

Isso ocorre porque esse comportamento permite que o pet libere um odor característico dele mesmo, pelas suas patinhas. Esse odor é usado para marcar território, a fim de proteger a área de outros possíveis animais que tentem se aproximar.

O que isso tem a ver com amor? Tem a ver a partir do momento em que o pet pode fazer isso em você justamente para marcar território e dizer que você já tem dono! Ou seja, impedir que outros animais venham se aproximar de você e querer “te roubar” do seu gato.

Muito fofo, não é mesmo?

Veja mais: Gato de pelo curto inglês: conhecendo e cuidando desse felino elegante

4. Fica sempre por perto

Os gatinhos que estão sempre por perto dos seus tutores, “perseguindo-os” pela casa, podem estar dando sinais de que os amam. Esse comportamento pode ser um indício de que a companhia do tutor é importante e agradável para o bichano.

Sendo assim, se o seu amigo de quatro patas costuma perseguir você por aí, indo até o seu quarto, na sala ou em outros cômodos atrás de você, pode ser que ele esteja realmente “te amando” muito.

Porém, se você sente que o pet tem seguido de uma forma demasiada, a ponto de parecer muito estressado e até mesmo ansioso, pode ser que ele esteja com alguma dificuldade para ficar sozinho em casa, o que não é bacana.

Se isso acontecer, o ideal é conversar com o veterinário para avaliar o caso de pertinho.

saber se meu gato me ama

Mulher fazendo carinho no gato deitado em seu colo. Foto: Canva.

5. Como saber se meu gato me ama: Contato visual

Os gatinhos que têm um contato visual “suave” com os tutores, digamos assim, também podem estar demonstrando afeto.

No entanto, é importante saber avaliar direitinho esse olhar, para verificar se é algo realmente afetivo ou não. Afinal, se o pet ficar encarando e demonstrando um comportamento rígido, é provável que ele esteja mais incomodado do que feliz com esse ato de encarar o tutor.

Lembre-se, embora os sinais que estejamos descrevendo possam, em algumas ocasiões, demonstrar um certo afeto dos felinos, é importante sempre saber ler o contexto como um todo, a fim de compreender o que o seu amigo peludo está realmente demonstrando.

Pois cada situação pode estar dizendo algo para você. Seja observador e veja como isso vai te ajudar a entender o seu amigo.

Veja mais: Pitbulls e gatos: eles podem se dar bem?

6. Presentinhos e convites para brincadeiras

Os presentinhos dos gatinhos também podem dizer muito sobre eles, sabia? Porém, nem sempre nós, tutores, estamos prontos para interpretar esse tipo de presente.

Por exemplo, se o seu gatinho aparecer com uma barata ou um rato morto na sua cama, é bem provável que você irá se assustar e querer que ele tire isso imediatamente dali, não é mesmo?

Porém, sabia que esse pode ser um sinal de que ele te ama e está tentando agradar você? É isso mesmo! Ele pode ter caçado a sua presa e levado até você para entregar como um presente.

É verdade que não é o presente mais legal do mundo, mas, ainda assim, é um mimo que pode dizer muito sobre o que o pet sente sobre o seu tutor.

Então, pense nisso antes de se exaltar e brigar com o bichano, hein?

saber se meu gato me ama

Casal acariciando o pet. Foto: Canva.

7. Cochilos próximos

Os gatinhos que se sentem confortáveis o suficiente para dormir perto dos seus tutores também podem estar demonstrando afeto. Afinal, se o seu gato não se sentisse bem e confortável perto de você, ele jamais dormiria tranquilamente, mas, sim, estaria constantemente em alerta, sempre pronto para escapar ou se defender de alguma coisa.

Sendo assim, comece a observar: quantos cochilos o seu amigo peludo tira pertinho de você? E ainda, quantas noites por semana ele costuma dormir na sua cama? Se são muitas, é bem provável que ele tenha afeto por você.

E, convenhamos… Ver o gatinho dormindo perto de nós é algo super agradável, que faz o nosso afeto também crescer, não é mesmo?

Veja mais: Esporotricose em gatos: causas, sintomas, diagnóstico e tratamento

8. Como saber se meu gato me ama: Comportamento de esfregar no tutor

O comportamento de esfregar a cabeça no tutor também é outro indício que pode te ajudar a saber se o seu gato te ama. Isso porque, ele estará acariciando com esse movimento, ao mesmo tempo em que estimula as glândulas que emanam o cheirinho dele, também marcando território, de certa forma.

Esse ato de se esfregar também pode ser colocado em prática com “cabeçadinhas” e, às vezes, algumas mordidinhas suaves.

Observe se o seu amigo peludo faz isso, mas, caso ele te morda com muita força, lembre-se de que é importante corrigir esse comportamento, para que a demonstração de afeto não seja tão, digamos, calorosa, ok?

9. Piscando os olhos

Por fim, observe a maneira como o seu gato te olha para verificar se ele apresenta sinais de que te ama.

Por exemplo, se ele pisca os olhos vagarosamente, fechando de forma lenta, e voltando a te olhar nos olhos, pode ser que ele esteja demonstrando conforto e bem-estar perto de você.

saber se meu gato me ama

Gatinho sentado ao lado da tutora vendo o livro. Foto: Canva.

Isso significa que você o faz bem e, claro, ele tem algum afeto por você.

Fique de olho nessas piscadinhas e, inclusive, se quiser, pode piscar da mesma maneira para o seu gatinho. Isso porque, algumas pessoas dizem que eles entendem as nossas piscadinhas como carinho também… Não custa tentar, não é mesmo?

Esperamos que este conteúdo possa te inspirar a observar mais o seu amigo peludo, construindo uma relação ainda mais próxima e cheia de afeto e amor. Até a próxima!

Veja agora:

O post Como saber se meu gato me ama? Confira possíveis sinais! apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
05 de Fevereiro de 2024

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos