Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Cachorro Pequeno – É mais fácil de cuidar do que um grande?

Muitas pessoas se perguntam se cuidar de um cachorro pequeno é mais fácil do que cuidar de um cão grande. Afinal, ambos vão demandar energias e necessidades diferentes do tutor. Porém, já podemos adiantar: uma coisa não necessariamente tem a ver com a outra. Ou seja, a característica do tamanho não é um critério para avaliar se é mais fácil ou mais difícil de cuidar.

Porém, o tamanho de um cão pode falar muito sobre o comportamento dele. E uma das situações mais perceptíveis, por exemplo, é a alimentação. Neste caso específico, pode sim ser um critério para avaliar se é mais fácil ou mais difícil cuidar de um cachorro pequeno. Mas, claro, não é um critério determinante.

Vamos entender melhor sobre o assunto a partir de agora. Acompanhe!

cães de diversos tamanhos

Cães de diversos tamanhos – Foto: Freepik

Cachorro Pequeno – É mais fácil de cuidar do que um grande?

Cuidar de um cachorro pequeno é a mesma coisa que cuidar de um cachorro grande? Entre situações de convivência, alimentação e gasto energético, não é a mesma coisa. Agora, com relação ao amor, carinho, companheirismo e fidelidade, não há diferenças: os cães amam seus tutores!

Já escrevemos aqui no site sobre como cuidar de um cão da forma certa. Mas a verdade é que muitas das atividades que você precisa estimular no animal, estão relacionadas a treinos, adestramento e educação. Assim, ficará muito fácil de tomar conta de um cão grande ou pequeno!

Considere o seguinte para avaliar e criar critérios para a escolha do porte físico do seu pet:

  • Tudo começa pelo espaço – Qual o espaço da sua casa?
  • Idas ao veterinário – Saúde em primeiro lugar
  • Gasto energético – Os cães precisam brincar para gastar energia
  • Alimentação – Um cão de grande porte vai comer mais
  • Manias – Todos eles podem ter

Vamos entender cada um dos tópicos a partir de agora. Acompanhe!

cães de diversos tamanhos

Cães de diversos tamanhos – Foto: Freepik

Tudo começa pelo espaço – Qual o espaço da sua casa?

Um cão de grande porte, precisa de muito espaço. Mas isto não quer dizer que um cão de pequeno porte, é feliz em um cubículo minúsculo, ok? O mais importante disso tudo, é você sempre considerar o tamanho da sua casa como parte fundamental na saúde física e saúde mental do cão. Se as características do cachorro pedem uma área para correr, brincar e pular, um apartamento pequeno não é a melhor escolha.

Agora, se o cachorro não for exigente neste sentido, se contentar com a presença do tutor, algumas boas almofadas para tirar sonecas e comida fresca todos os dias, o espaço pode até ser pequeno. Veja que o tamanho do cachorro não determina o tamanho do espaço. Mas sim, a personalidade dele! Por isso, veja nosso guia de raças e entenda mais sobre quais são as mais ativas e as mais calmas.

cachorro pequeno

Cachorro deitado no chão – Foto: Freepik

Idas ao veterinário – Saúde em primeiro lugar

Será que um cachorro pequeno precisa ir mais ao veterinário do que um cachorro grande? Ou vice e versa? A verdade é que não existe uma regra para isso. Antes de mais nada, esta é uma atividade que pode deixar os cães realmente amedrontados. O medo de ir ao veterinário é latente em algumas raças, tanto grande, quanto pequenas. E isto acaba nos explicando um pouco melhor o quanto “tamanho não é documento”.

O mais indicado é que você entenda tudo sobre a raça do cãozinho em questão e saiba quando deve procurar um veterinário para vacinas, exames, consultas rotineiras e avaliações mais completas. E isto é independente do tamanho do animal. Logo, não é possível dizer se é mais fácil tratar ou prevenir doenças em um animal maior ou menor. Por isso, sempre que alguém disser que é mais fácil cuidar de um cachorro grande ou pequeno por conta das questões de saúde, desconfie.

Estude sempre a raça em si. É isto que determinará facilidade ou dificuldade de cuidados.

cães correndo no quintal

Cães correndo no quintal – Foto: Freepik

Gasto energético – Os cães precisam brincar para gastar energia

Gastar energia faz parte de todos os cães. E aqui, talvez você tenha um bom critério para escolher entre um cachorro grande ou pequeno. Os cães grandes, geralmente precisam de grandes espaços para correr e brincar. Eles armazenam mais energia e, ao mesmo tempo, precisam gastá-la constantemente.

Porém, cães pequenos também precisam gastar energia. Mas este gasto será mais rápido e mais prático. Muitas vezes uma simples caminhada ao ar livre já será o suficiente. Enquanto um cão grande talvez precise correr mais, morder mais, pular mais e até latir mais.

Alimentação – Um cão de grande porte vai comer mais

Quanto maior o cachorro, mais ele vai comer. Isto é óbvio e talvez seja mais um critério para você considerar na hora de optar por um cachorro pequeno ou grande. Se você quiser economizar com comida, talvez uma raça menor seja a ideal. Agora, se você não abre mão de ter um cachorro grande no quintal da sua casa, saiba que seus gastos com alimentação podem facilmente ultrapassar as centenas de reais por mês.

Mas, como todos os critérios de nosso texto, vale lembrar que um cão pequeno também pode comer muito, ok? Sim, se você não controlar e não tiver nenhum tipo de equilíbrio, algumas raças vão comer o tempo inteiro. E isto é muito ruim, pois um cachorro pequeno pode facilmente se tornar um cachorro obeso.

Já escrevemos sobre como um cão gordo pode apresentar problemas de saúde no médio e longo prazo. Vale a leitura.

cachorro pequeno

Cães na praia – Foto: Freepik

Manias – Todos eles podem ter

E, por último, as famosas manias! Será que um cachorro pequeno pode ter mais manias do que um cachorro grande? Mais uma vez, depende! Tudo dependerá da criação do animal e de como ele foi acostumado enquanto filhote. As manias dos cães estão muito relacionadas ao seu habitat. Por isso, sempre busque oferecer treinamentos, adestramentos e uma boa educação para o pet ainda quando filhote.

As manias podem ser encontradas tanto em animais pequenos quanto grandes. A diferença é que os grandes podem ter uma força maior. Logo, se a mania estiver relacionada com destruição de espaços ou algo do tipo, um cachorro maior pode fazer um estrago também maior.

Ame seu dog, acima de tudo!

O post Cachorro Pequeno – É mais fácil de cuidar do que um grande? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
13 de Abril de 2020

Autor

Autor: 
Camila Da Silva
Classifique: 
Ainda sem votos