Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Características do Whippet – Conheça tudo sobre essa raça de cão atleta

As características do Whippet são dignas de um cão atleta. Mas também a raça de cachorro garante destaque para a elegância e personalidade bastante calma do dog que pertence ao grupo 10 dos cães galgos.

O Whippet é um cão muito usado em torneios caninos. Principalmente em corridas, por causa do seu físico ágil e rápido. 

Acredita-se que a raça é originária do cruzamento entre Terriers e Greyhounds no final do século 18, sendo bastante usada para caça de coelhos e corridas. No entanto, por algum tempo ele foi apelidado de “cavalo de pobre” por causa de seus tutores que eram de origem humilde.

Com a revolução industrial esses doguinhos foram levados junto dos tutores para as cidades, ganhando espaço entre outras raças. Mas ainda era bastante usado em corridas de cães.

Foi em 1988 que a raça foi registrada pela Kennel Club e atualmente ele é um dos cães galgos mais populares do mundo. Inclusive, em Massachusetts, eles ficaram bem conhecidos nas corridas.

Além de serem rápidos e habilidosos para corridas, conheça outras características do Whippet, um galgo que esbanja elegância e simpatia.

Características do Whippet – Veja mais sobre essa raça

características do whippet

Whippet no jardim – Foto: Freepik

Uma das principais características do Whippet é sua habilidade como caçador. que foi o intuito do desenvolvimento da raça. É uma mistura entre Greyhound e Terriers. 

Assim sendo, hoje, além da velocidade, o galgo mais queridinho também tem outras características que envolve sua personalidade tranquila, quieta e amigável com a sua família. Com as crianças ele é uma raça de cachorro bem amorosa.

Características físicas do Whippet

Uma das principais características do Whippet é sua cabeça longa e estreita. Afinal, ela vai afinando até a ponta do focinho. Os ombros são musculosos, suas coxas bem desenvolvidas, seu pescoço é comprido e musculoso formando um arco elegante.

Assim sendo, o Whippet possui um corpo bem atlético. Afinal, tem orelhas pequenas, finas e em tonalidade rosa. Já a sua cauda tem características fina e bem longa. 

Sua pelagem é fina e bem curta. No entanto, não costuma perder muito pelos, sendo encontrado em uma variedade de tons e misturas. 

Como ele vem de cruzamento com os Greyhounds, o Whippet tem diversos apelidos, como: “Greyhound em miniatura”, “Primo Maior” ou “Grauhound”.

Por causa do seu corpo atlético e energia, o galgo adora um campo para correr. Mas pasmem: o Whippet também pode ser criado em apartamento. Afinal, é uma raça muito flexível e não exige a todo momento um grande espaço.

A expectativa de vida da raça é de 12 a 15 anos, possui uma altura de 44 a 55 cm e costuma pesar no máximo 12 quilos.

whippet pôr do sol

Whippet no pôr do sol – Foto: Freepik

Personalidade da raça Whippet

Entre a personalidade da raça Whippet está sua adaptabilidade. Ou seja, ele não exige muito espaço, apenas demanda da companhia do tutor.

Mesmo com um instinto ágil e veloz, essa raça também gosta de ficar quietinha e se mostra tímida para visitas. Eles adoram ficar em um local macio e quentinho. Ou seja, é um comportamento semelhante aos gatos.

Saiba que o Whippet não gosta de frio. Eles gostam mesmo é do calor!

Além de gostar de ficar com os tutores, as brincadeiras também são bem-vindas. Afinal, costumam atender bem aos treinamentos através da técnica do reforço positivo com comida

Os Whippets são inteligentes. Assim sendo, ocupam a 51º posição do ranking de cachorros mais inteligentes do mundo. Porém, eles não gostam de treinamentos muito pesados. Afinal, os cães dessa raça são bem sensíveis a comandos mais rígidos.

Socialização e convivência da raça

A socialização e a convivência da raça Whippet são tranquilas. Afinal, este é um cão galgo que não demanda um tratamento especial quando chega aos lares dos tutores.

Mas se você tem um lar com outros cães e animais de estimação como gatos, é preciso socializar o cãozinho desde filhote para se acostumar com o amiguinho. Lembrando que o instinto deles é de caça. Mas não são agressivos.

Com os tutores, o galgo Whippet tem um alto nível de afeição. Afinal, costumam adorar ficar na companhia da família. Mas tendem a sofrer se ficar longos períodos longe do tutor. 

Também é amigável com as visitas, não é considerado um cão de guarda e não tem tendência a latir muito.

características do whippet

Whippet com tutor – Foto: Freepik

Cuidados com a saúde do Whippet

Os cuidados com a saúde do Whippet é essencial para que ele leve uma vida saudável. Afinal, essa raça está propensa a doenças cardíacas, dermatológicas, endócrinas e doenças autoimunes.

Por isso, é importante inserir uma rotina de exercícios e cuidados com o doguinho. Além disso, ele precisa de um espaço adequado para dormir que não seja na rua. 

Existem muitas características do Whippet que o faz um ótimo cão para companhia. Afinal, ele pode ficar em casa sem fazer nada. Porém, a raça precisa de pelo menos 30 minutos por dia para gastar suas energias. 

Assim sendo, durante esses, passeios priorize o uso da guia para não ocorrer de o doguinho sair correndo atrás de caças. Afinal, o seu instinto é de caça de animais pequenos.

Quando o clima está chuvoso o mais adequado é brincar com o cãozinho dentro de casa, sendo que a raça não gosta de climas mais frios e também tem um sistema imunológico mais delicado.

Como o Whippet é um excelente corredor e tem membros mais finos, procure sempre estar junto do cachorro nos passeios, protegendo-o de acidentes que resultam em fraturas.

dois whippets

Dois Whippets – Foto: Freepik

Curiosidades a partir das Características do Whippet

Depois de conhecer as principais características da raça Whippet, veja as curiosidades que separamos para mostrar o quanto essa raça de cachorro é amorosa, esperta e um ótimo companheiro para o dia a dia.

  • A velocidade dos cães da raça Whippet pode chegar a 65 km por hora, sendo mais veloz que um urso ou veado.
  • Se você não gosta de cheiro de cachorro, saiba que o pelo do Whippet é tão curto e fácil de cuidar que quase não transmite odores ao ambiente.
  • Eles também enxergam muito bem no escuro e possuem uma visão de 250º. Enquanto o humano é de 180º. Isso acontece devido às características do Whippet acerca da cabeça estreita e olhos localizados mais para a lateral.
  • Sua pelagem é bem diversa. Ou seja, você pode encontrar raças com pelos brancos, pretos, marrom, caramelo, castanhos e até cinza.
  • Uma ninhada de Whippet costuma vir de 1 a 10 filhotes. Por isso, pense bem antes de iniciar uma criação. Além disso, uma das características do Whippet filhote é sua energia para caça.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com mais um amigo. E se você tem um Whippet, comente aqui as principais características dele!

O post Características do Whippet – Conheça tudo sobre essa raça de cão atleta apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
07 de Abril de 2022

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos