Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Cachorro pode comer abacaxi? O abacaxi é bom ou ruim para os cães?

Se você é dono de um cachorro, provavelmente uma das perguntas que você tem em mente é o que alimentar seu cão. Você já se perguntou se o cachorro pode comer abacaxi?

O abacaxi é rico em vitaminas, minerais, frutose e fibra, mas essa fruta é tão boa para cães quanto para humanos? De fato, há muitas coisas a serem lembradas. Você deve estar ciente das vantagens e desvantagens de alimentar o seu cão com abacaxi. Neste artigo, discutiremos os dois em detalhes.

Cachorro pode comer abacaxi? Sim, com moderação!

Você pode dar abacaxi ao seu cão como um lanche, mas com moderação.

O abacaxi contém muitos nutrientes e vitaminas úteis para o corpo do seu amigo peludo. Desde ajudar na digestão até reduzir a dor e prevenir o câncer, os potenciais efeitos benéficos do abacaxi são muitos. Também se pode dizer que o abacaxi é um tipo de superalimento para o seu cão.

Abacaxi – Foto: Freepik

Mesmo que seu amigo peludo não sofra de nenhuma dessas doenças, o abacaxi pode ser extremamente benéfico para o sistema imunológico e a saúde geral do cão.

No entanto, tenha cuidado ao dar abacaxi ao seu cão, pois quantidades muito grandes dessa fruta podem causar desconforto e diarreia.

Comece dando ao seu animal 1-2 pedaços de abacaxi fresco para ver como ele reage. Depois de ficar de olho nele por um dia, você pode decidir se o abacaxi se encaixa na dieta do seu cão.

Os benefícios de dar abacaxi ao seu cão

Existem muitos benefícios que seu cão pode obter ao comer um abacaxi. Além disso, o abacaxi é muito mais saudável do que lanches doces. O abacaxi é suculento e cheio de sabores tropicais. O abacaxi é doce, com uma nota ligeiramente azeda, e é uma das frutas tropicais mais amadas.

Aqui está uma lista dos benefícios de dar abacaxi ao seu cão.

Abacaxi fresco – Foto: Freepik

O abacaxi ajuda a digestão

A maioria da dieta de um cão é baseada em proteínas. A alimentação de abacaxi para cães é benéfica porque ela contêm bromelina, uma enzima que facilita a quebra e, portanto, a absorção de proteínas. Como o abacaxi melhora a digestão, permite que os cães absorvam melhor os nutrientes dos alimentos. O abacaxi é recomendado como alimento para cães porque melhoram sua saúde.

O abacaxi contém nutrientes necessários

Sendo rico em minerais, vitaminas, frutose e fibra, o abacaxi ajuda na digestão e fortalece o sistema imunológico do corpo. Além das vitaminas B1 e B6 e tiamina, que produz energia, contém ácido fólico. Mesmo que os cães possam produzir vitamina C por conta própria, às vezes a quantidade produzida por seus corpos não é suficiente.

O abacaxi também contém minerais de magnésio e manganês. O manganês ajuda a fortalecer os ossos. Adicionar uma pequena quantidade de abacaxi à dieta de um cão pode satisfazer a maioria de suas necessidades nutricionais.

Cachorro pode comer abacaxi para curar a coprofagia

cachorro comendo grama

Foto: Freepik

A coprofagia é um distúrbio que leva os cães a comer seus próprios excrementos. Uma razão por trás desta doença pode ser um sistema digestivo fraco. Os nutrientes presentes nos alimentos não são completamente assimilados e são descartados.

O cão come excrementos para tentar satisfazer as necessidades nutricionais do corpo. Como já mencionado, o abacaxi melhora a digestão, eliminando a necessidade de um cão tentar se alimentar com seus próprios excrementos.

Outra teoria sustenta que o abacaxi, uma vez digerido, altera o sabor das fezes, deixando o cão mais relutante em comê-lo. Por esse motivo, os veterinários sugerem uma dieta baseada em abacaxi cru ou suco de abacaxi para tratar esta doença.

Cachorro pode comer abacaxi para prevenir o câncer

A enzima bromelina, presente no abacaxi, ajuda a combater o câncer. Segundo pesquisas, a enzima reduz o inchaço das articulações com eficiência, enquanto outros estudos comprovam sua eficácia na redução do tamanho do tumor. Além disso, acredita-se que o abacaxi ajude a aliviar a dor causada pela quimioterapia.

Cachorro pode comer abacaxi para prevenir pedras nos rins

Abacaxi – Foto: Freepik

O sistema renal de um cão que foi diagnosticado com pedras nos rins está constantemente sob tensão e sob risco de exaustão, e é necessária uma dieta especial para não sobrecarregar ainda mais o corpo. Se o cão tiver pedras nos rins, alimentos com quantidades reduzidas de oxalatos podem ser administrados sem limites, e o abacaxi é uma das frutas que contêm muito poucos oxalatos.

Abacaxi ajuda no tratamento contra pancreatite

Um cão com uma dieta rica em gordura pode sofrer de uma doença inflamatória grave conhecida como pancreatite. Na verdade, esta doença causa o deslocamento da bile no pâncreas. Juntamente com uma mudança de dieta para reduzir a quantidade de gordura consumida, você pode tentar usar abacaxi, que com sua carga de enzimas pode ajudar a saúde do cão.

Reduz a inflamação

Se o seu cão se machucar, a parte ferida do corpo começa a inchar. Existem muitos alimentos que têm efeitos anti-inflamatórios, e o abacaxi é um deles. A cura para uma infecção duradoura consiste em medicamentos, redução de peso, exercícios e controle da dieta. Essas mudanças podem melhorar a saúde do seu cão.

Filhote de cachorro pode comer abacaxi?

cachorro comendo na mesa

Cachorro comendo na mesa – Foto: Freepik

Sim, você pode dar abacaxi ao filhote. Em geral, o sistema digestivo de um filhote pode ser mais sensível do que o de um cão adulto; portanto, você deve manter seu amigo peludo sob controle depois de lhe dar abacaxi.

Se o filhote não mostrar sinais de diarreia ou desconforto em geral, você pode começar a dar-lhe ocasionalmente pedaços de abacaxi. Alimentar seu filhote com abacaxi pode ter muitos efeitos positivos a longo prazo.

Desvantagens de alimentar seu cão com abacaxi

De qualquer forma, comer muito abacaxi pode prejudicar a saúde do seu cão devido ao alto teor de açúcar. Um único copo de abacaxi contém cerca de 16 gramas de açúcar. Portanto, comer muito abacaxi pode trazer muitos problemas.

O alto teor de açúcar do abacaxi pode causar gases intestinais, dor abdominal, diarreia e vômito.

O abacaxi não deve ser um dos principais alimentos da dieta do seu cão. Os cães são carnívoros e seu sistema digestivo não é feito para comer muita fruta e legumes. É melhor dar ao seu cão apenas alguns pedaços de abacaxi por dia.

Quanto de abacaxi posso dar ao cachorro?

Mesmo sendo uma cura para a coprofagia, você não deve dar ao seu cão mais de dois ou três pedaços de abacaxi por dia. Mas primeiro, verifique como o cão reage a essas quantidades.

Os cães podem ser alérgicos ao abacaxi?

Abacaxi – Foto; Freepik

Geralmente, os cães não são alérgicos ao abacaxi, mas sempre pode haver exceções. Geralmente não é um alimento alergênico e não contém quantidades mensuráveis ​​de oxalatos.

Além disso, o abacaxi não faz parte dos 12 alimentos de maior risco para contaminação. Finalmente, essa fruta é frequentemente usada em dietas que evitam alimentos alergênicos. Isso também se deve ao seu conteúdo de bromelina, que ajuda na digestão.

No entanto, é sempre aconselhável ficar de olho no seu cão depois de introduzir qualquer alimento em sua dieta. Dê ao seu filhote alguns pedaços de abacaxi e mantenha-o sob controle por 24 horas. Quando as 24 horas se passaram, se você não notou nada de estranho no seu cão, é bem provável que seu amigo não seja alérgico ao abacaxi.

Como escolher o melhor abacaxi

É melhor escolher um abacaxi pesado em relação ao seu tamanho. Abacaxis maiores podem ter mais polpa. As frutas também devem estar livres de manchas escuras.

O abacaxi não continua a amadurecer depois de coletado. Portanto, recomenda-se escolher um abacaxi que emita um cheiro doce e frutado. Se você sentir um cheiro azedo, mofado ou fermentado, seu abacaxi pode não ser mais comestível.

Você pode armazenar seu abacaxi em temperatura ambiente por alguns dias antes de servir. Deixá-lo de fora não o tornará mais doce, mas o tornará mais suculento.

Conclusão: cachorro pode comer abacaxi?

Voltando à pergunta inicial “O cachorro pode comer abacaxi? “, percebemos que ela não pode ser respondida simplesmente com um sim ou um não. Há muitos fatores que precisam ser levados em consideração, incluindo a saúde do seu cão e a dieta que você está dando a ele. No entanto, o abacaxi é geralmente um alimento seguro para cães e oferece grandes benefícios à saúde.

O abacaxi é excelente para tratar a coprofagia do seu animal, problemas digestivos, artrite e pancreatite. O abacaxi é saudável e é um complemento positivo à dieta do seu amigo peludo. Dar abacaxi ao seu cachorro pode levá-lo a ter uma vida longa e saudável. Lembre-se sempre de que a chave de tudo é moderação!

Como já mencionado, o cachorro pode comer abacaxi porque contém as vitaminas, nutrientes e minerais necessários para ajudar o sistema digestivo e imunológico do seu cão, ossos e saúde geral. No entanto, evite fazer do abacaxi um dos principais alimentos de sua dieta.

O post Cachorro pode comer abacaxi? O abacaxi é bom ou ruim para os cães? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
09 de Maio de 2020

Autor

Autor: 
Rodrigo Amar
Classifique: 
Ainda sem votos