Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

O olfato do cachorro: um universo extraordinário

Entre os sentidos com os quais a Mãe Natureza equipou nosso super-herói de quatro patas, o olfato do cachorro é, sem dúvida, o mais desenvolvido.

Mas como esse “sentido” realmente funciona? Como é processado o sinal olfativo? Como um cheiro se torna reconhecível?

Vamos descobrir sobre o olfato do cachorro, um universo incrível que a ciência está explorando. Prepare-se para descobrir algo que ainda não sabemos sobre o amigo que está ao nosso lado todos os dias…

Por que o cão possui um super senso de olfato? Quais são as diferenças entre o nosso sistema olfativo e o do cachorro?

olfato do cachorro

Olfato do Cachorr – Foto: Pixabay

As diferenças mais importantes são duas.

  1. Anatômica: No nariz do cão e do homem existe o epitélio sensorial formado por neurônios olfativos. Os receptores que ligam os cheiros no cão, possui um fator dez vezes mais numeroso que o humano. Imagine o poder do nariz dele!
  2. A segunda diferença diz respeito aos receptores: no cão, encontramos cerca de 900 receptores, enquanto no homem existem cerca de 400. Aqui também o cão tem o poder de “ler” o mundo mais que o dobro em relação a nós.

Focinho Cachorro – Foto: Pixabay

O cachorro é capaz de ler e combinar odores de uma maneira absolutamente peculiar, não podemos nem imaginar o que um sinal olfativo pode gerar em seu cérebro.

Ele consegue ler nuances que são absolutamente inatingíveis para nós. Por isso, em um supermercado lotado, o cão pode seguir a trilha do dono, mesmo que existam centenas de outras trilhas humanas.

Olfato do cachorro: milhões de receptores

Focinho cão – Foto: Pixabay

Anatomicamente, o nariz do cão é uma obra-prima da evolução. Antes de tudo, é móvel, e isso permite que o cão direcione o nariz com precisão e, acima de tudo, tem uma capacidade que não temos.

O ar inspirado pelo nariz enquanto o cão fareja não vai diretamente para os pulmões, mas para em uma área específica, onde são encontrados os chamados “receptores olfativos”, ou seja, células desenvolvidas especificamente para interceptar cheiros.

Existem entre 250 e 300 milhões no nariz do cão. Esses sensores têm a capacidade de coletar e diferenciar as informações fornecidas pelas moléculas odoríferas que o cão aspira, moléculas pertencentes aos “corpos”, animados ou não, do mundo externo.

O olfato do cachorro é o primeiro de seus sentidos (para nós, porém, é o penúltimo)

Rosto Cachorro – Foto: Pixabay

O cachorro não consegue se mover imediatamente após o nascimento, ele é caracterizado por um desenvolvimento perceptivo, cognitivo e motor progressivo que dura um certo período de tempo e impede que o animal seja autônomo até que essas faculdades funcionem.

No nascimento, o cão quase não possui habilidades sensoriais; ele é surdo e cego; possui apenas uma possibilidade limitada de distinguir os diferentes gostos e uma capacidade tátil limitada.

Mas o sentido do olfato do filhote de alguns dias já está ativo, mesmo que apenas no que diz respeito à capacidade de captar o cheiro da mãe e, plausivelmente, do leite materno.

De todos os sentidos do cão, que são cinco como nós, o olfato é o mais importante e também o mais eficaz, seguido pela audição, visão, tato e paladar. Nossa escada, no entanto, tem esta ordem:

  1. Visão
  2. Audição
  3. Paladar
  4. Olfato
  5. Tato.

A importância do olfato do cachorro

Cachorro deitado – Foto: Pixabay

Nossas espécies entenderam muito cedo que o olfato dos cães abriu infinitas possibilidades. De fato, desde os tempos pré-históricos, usamos esse talento dos cães para melhorar e muito o desempenho da caça.

E mesmo agora, um caçador com um cachorro é 50% mais eficiente do que aquele que caça sozinho. Na época das lanças e da corrida, podemos imaginar que esse percentual era muito maior.

Então, com o passar dos séculos, o homem começou a ensinar aos cães a encontrar e seguir cheiros como procurar pessoas em fuga, desaparecidas ou enterradas sob escombros ou avalanches, além disso, os são cães capazes de identificar armas, explosivos, drogas, minas e praticamente qualquer outra coisa que nos interesse.

Hoje, temos até cães capazes de farejar dinheiro, usado por funcionários da alfândega. Em resumo, nada escapa ao olfato do cão e suas possibilidades parecem não ter limites.

O cachorro lê o mundo cheirando

Foto: Pixabay

Considerando a incrível capacidade olfativa dos cães, entre outras coisas superiores às de qualquer outro mamífero em termos de precisão e capacidade de uso, seria estranho se isso também não tivesse um papel no mundo da comunicação canina…E, de fato, possui e tem um papel primordial.

A primeira coisa que um cachorro faz quando sai de casa é cheirar. A razão é que inúmeras mensagens odoríferas de outros cães são deixadas nesses meios, principalmente através da urina e até fezes.

Na urina existem elementos chamados “feromônios”, substâncias orgânicas que têm significados diferentes para cães e que seu nariz é capaz de distinguir perfeitamente, enquanto para nós isso ocorre apenas parcial e involuntariamente.

Ao cheirar a urina de outro cão, nosso amigo é capaz de reunir muitas informações sobre ele:

  • Sexo
  • Idade
  • Fertilidade ou não
  • Status

A principal razão que leva os cães a urinar e até defecar repetidamente durante uma caminhada é antiga e vem diretamente de seu ancestral selvagem, o lobo. Ao depositar urina e fezes em certos lugares estratégicos, os lobos delimitam seu território e reivindicam posse dele.

Foto: Pixabay

Na prática, eles traçam uma “fronteira” odorosa e quem a atravessa, o faz por seu próprio risco. Nossos cães fazem o mesmo, mas, como a maioria deles não possui um vasto território disponível, as reivindicações são levadas mais longe durante as caminhadas.

Invariavelmente, o cão encontra marcas depositadas por outros cães e sobrepõe às suas, em uma espécie de luta olfativa sem fim, porque, na realidade, esses territórios não pertencem a nenhum dos cães que os reivindicam.

Se nossos amigos vivessem tão livres quanto lobos, cada matilha teria seu próprio território. A propósito, isso ocorre frequentemente em grupos de cães que vivem sem apoio humano.

Agora que sabemos tudo isso, que tal deixar o cachorro cheirar o máximo possível na próxima caminhada?

O post O olfato do cachorro: um universo extraordinário apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
06 de Março de 2020

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos