Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Água salgada para cães: Perigos e cuidados com o cachorro no mar

Qualquer pessoa que já engoliu água salgada enquanto nadava no mar sabe como o gosto é desagradável. Quando os cães bebem água salgada, pode ser perigoso e até mortal.

Os cães adoram a praia, mas brincar de pesquisar, perseguir ondas e nadar pode fazer seu cão querer beber água salgada. Na maioria dos casos, alguns goles de água salgada podem causar diarreia. No entanto, beber muita água salgada pode ser fatal.

Quando um cão ingere água salgada, o excesso de sal puxa a água do sangue para os intestinos, causando diarreia, vômito e desidratação.

A água salgada também perturba o equilíbrio de fluidos do seu cão. Os cães com níveis tóxicos de sódio no corpo apresentam uma taxa de mortalidade de mais de 50%, independentemente do tratamento.

Quando muito sal se acumula no corpo do cão, as células liberam água para tentar equilibrar o desequilíbrio de sódio. Isso, por sua vez, causa uma série de consequências graves para a saúde.

Isso pode causar convulsões, perda de células cerebrais, danos aos rins e desidratação grave. Se um cão com intoxicação por água salgada não for tratado, pode facilmente ser  levado à morte.

Tratamento para cães por envenenamento por água salgada

cachorro no mar

Cachorro no mar. Fonte: Freepik

Se você suspeita que seu cão consumiu quantidades tóxicas de água salgada, é melhor levá-la ao veterinário o mais rápido possível. Infelizmente, não existe um tratamento específico para o envenenamento por água do mar em cães.

O veterinário tentará restaurar o equilíbrio hídrico e eletrolítico de seu cão aos níveis normais. No entanto, reduzir os níveis de sódio muito rapidamente pode ser perigoso porque aumenta a probabilidade de edema cerebral (fluido no cérebro).

O veterinário administrará líquidos por via intravenosa para tentar tirar o excesso de sal do corpo do cão. O veterinário também monitorará os eletrólitos do seu cão, tratará o inchaço do cérebro, controlará as convulsões e oferecerá terapia de suporte.

Sintomas de envenenamento por água do mar em cães

A ingestão excessiva de água salgada geralmente causa vômito em poucas horas.

Embora os casos leves possam envolver apenas alguns episódios de diarreia, em casos graves, o cão pode sofrer de fraqueza, diarreia, tremores musculares e convulsões.

Se o seu cão apresentar algum desses sinais, até mesmo diarreia, entre em contato com o veterinário ou com o hospital veterinário local de emergência.

Um dos sintomas mais perceptíveis de envenenamento por água do mar é o comportamento estranho. Muito sódio no corpo pode fazer com que seu cão fique confuso, sem resposta e letárgico.

Prevenir o envenenamento por água salgada

água salgada para cães

Cachorro nadando no mar. Fonte: Freepik

A quantidade de água salgada necessária para atingir níveis tóxicos depende do acesso do seu cão à água doce. A melhor coisa que você pode fazer para manter seu cão seguro na praia é garantir que ele sempre tenha acesso a água potável.

Se você perceber que seu cão está bebendo água do mar, restrinja o acesso, dê-lhe água potável e sombra e observe os sinais de toxicidade. Faça uma pausa na água a cada 15 minutos para evitar o envenenamento por sal.

Quanto sal é perigoso para um cachorro

A causa da doença do animal geralmente não é tanto a água em si, mas a quantidade de sal contida nela.

A perigosa “dosagem” depende do peso do cão. Aqui estão os dados aproximados sobre quantas colheres de sopa de sal podem ser fatais para um cão de uma determinada categoria de peso:

  • Cães de 5 a 11 kg (como pug, poodle, pequinês) – meia colher de sopa;
  • Animais de estimação de 11,5 a 18 kg (beagle) – 1,3 colheres de sopa;
  • Cães de 19 a 31,5 kg (basset, husky siberiano) – 2 colheres de sopa;
  • De 32 a 40,5 kg (Labrador Retriever, Dálmata, Boxer) – 3,5 colheres de sopa;
  • Cães a partir de 41 kg (Doberman) – 4, 5 colheres de sopa.

O post Água salgada para cães: Perigos e cuidados com o cachorro no mar apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
12 de Setembro de 2021

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos