Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Aprenda como dar banho a seco em cachorro – Produtos e dicas

Aprender como dar banho a seco em cachorro é, sem dúvida nenhuma, uma das alternativas mais interessantes para banhar o seu cãozinho. Afinal, banho, ele precisa tomar de qualquer forma. Só que existem várias formas de fazer isso e, em algumas situações, o banho a seco vai ser a melhor alternativa.

Para entender tudo sobre o assunto, continue lendo. No artigo de hoje, vamos entender o passo a passo que você precisa levar em consideração para que seu cão possa tomar um banho a seco completo e saudável, com produtos certos e seguros.

Como dar banho a seco em cachorro – Passo a passo

como dar banho a seco em cachorro

Cão enrolado na toalha – Foto: Freepik

Se o seu cachorro precisa tomar banho e ele não gosta muito desta situação, este processo pode ser bem complicado pra você e pra ele. Principalmente se o cão tem algum tipo de trauma de água ou do momento do banho, pode ser que ele se estresse demais durante o processo.

E isto é muito ruim pra ele. Um cachorro estressado vai ampliar este sofrimento para várias outras esferas da vida dele.

Por isso, o banho a seco é uma boa alternativa para quem busca realizar esta tarefa de uma maneira mais prática, simples e rápida. Dar banho a seco em cachorro é ótimo tanto para dias muito frios, como para ajudar aqueles cães mais desconfiados do banho comum, com água, shampoo e secador.

Veja 5 passos de como dar banho a seco em cachorro:

  1. Remova as sujeiras maiores do pelo do animal;
  2. Borrife shampoo spray na pelagem do cachorro;
  3. Escove bem os pelos do animal e retire os nós;
  4. Seque bem os pelos para não ficarem úmidos;
  5. Como dar banho a seco em cachorro com shampoo em pó;

Não se preocupe. Vamos nos aprofundar e entender um pouco mais sobre cada um dos passos acima. Continue lendo para entender cada etapa.

Remova as sujeiras maiores do pelo do animal

Antes de dar banho a seco em cachorro, precisamos fazer a preparação de todo o processo. Afinal, um banho a seco não leva água e, por isso, o banho começa antes mesmo de abrir qualquer produto.

Portanto, remova todas as sujeiras “grossas” que o cão tenha em seus pelos. Ou seja, todas aquelas sujeiras mais aparentes e que possam ser difíceis de remover com uma escova. Grama, barro, pedrinhas enroscadas e outras sujeiras como estas, devem ser removidas em um processo preparatório.

Você poderá remover tudo isso com ajuda de uma escovinha. Mas cuidado para não machucar ou puxar demais os pelos do cão. Afinal, se tiver uma pedrinha enroscada, ela deverá ser removida com cautela. Depois, sim, você pode ir para os próximos passos.

Veja também: Com quanto tempo pode dar banho em filhote de cachorro.

Borrife shampoo spray na pelagem do cachorro

como dar banho a seco em cachorro

Escovando o cão – Foto: Freepik

Depois que o pelo do cachorro já está pré-limpo, é hora de começar o banho em si.

Para isso, recomendamos que você utilize um shampoo spray, que possa ser borrifado na pelagem do cachorro e seja específico para pets. Nunca use produtos humanos em cachorros, ok? Eles podem ser muito maléficos!

Para aplicar o shampoo, basta borrifar o spray na pelagem do cachorro, até que todos os pelos fiquem umedecidos. Cuidado para não aplicar demais, de modo que o shampoo escorra nos pelos. É importante, também, aplicar o shampoo na direção contrária do nascimento dos pelos, ok?

Aplique o suficiente para umedecer. Depois, com a ajuda das mãos, você vai espalhar por toda a pelagem. Muito cuidado para não borrifar na cabeça do cãozinho. Cubra a cabeça com um pano para que o shampoo não atinja esta região.

Escove bem os pelos do animal e retire os nós

Depois que o shampoo estiver bem aplicado e espalhado pelo corpo inteiro do cachorro (menos a cabeça), é hora de começar a escová-lo. Para isso, use uma escovinha de limpeza a seco, que você encontra em lojas de pet shop na sua cidade.

É no processo de escovação que você vai ter que remover toda a sujeira dos pelos, pois a escova vai ajudar a tirar pó e outras partículas no pelo. Então, passe a escova muito bem por todas as regiões. Mas cuidado para não forçar demais, visto que algumas regiões podem estar emboladas e isto poderá machucar o dog.

Este processo pode levar algum tempo. Principalmente se você tem um cachorro com pelos longos. Neste caso, faça o processo com calma, sem estressar o animal e sem ter que correr contra o tempo.

Veja também: Tirar nó do pelo do cachorro – 4 passos sem machucar o cão.

Seque bem os pelos para não ficarem úmidos

como dar banho a seco em cachorro

Cão depois do banho – Foto: Freepik

Pronto, pelos escovados! Agora, o processo de dar banho a seco em cachorro está quase no fim. E o último passo, é justamente secar a pelagem para que o shampoo spray não fique pelo corpo do animal.

Para isso, utilize uma toalha macia e seque bem todas as regiões do corpo do cachorro.

Não deixe nenhuma parte molhada, pois a umidade pode, em pouco tempo, deixar o pelo com cheiro desagradável. Por mais que este seja um processo de banho a seco e não há água no banho, o shampoo spray, ainda assim, é líquido.

Como dar banho a seco em cachorro com shampoo em pó

Até aqui, entendemos como dar banho a seco em cachorro usando um shampoo spray. No entanto, ainda há mais uma alternativa de banho a seco que você pode considerar, que é usando um shampoo em pó.

O shampoo em pó para dar banho a seco em cachorro é ótimo, pois é como se fosse um talco. E este talco, por sua vez, age na higienização dos pelos sem precisar usar água.

Para usar este método, você vai precisar colocar shampoo em pó em todo o corpinho do animal. Menos no rosto. Depois, com ajuda de uma escovinha, vai escovar os pelos. Isto será suficiente para criar uma higienização completa e cheirosa.

Não deixe talco nos pelos do cachorro. Use uma flanela ou um pano limpo para remover todas as partículas.

Dar banho a seco em cachorro é melhor do que dar banho molhado?

cão após o banho

Cão depois do banho – Foto: Freepik

Muita gente se pergunta se dar banho a seco em cachorro é melhor do que dar banho molhado. E a verdade é que depende. Não há uma melhor ou uma pior alternativa. O que é, é o momento certo.

Por exemplo, um banho a seco pode ser uma excelente alternativa para aqueles cachorros mais ansiosos e que tenham algum trauma. Além disso, o banho a seco é ótimo, também, para dias muito frios, em que molhar o cão pode ser muito desconfortável para ele.

Ou seja, é importante entender onde cada modalidade de banho pode ser mais útil. Muitas vezes não haverá como “fugir” do banho tradicional com água, pois os pelos podem precisar de uma lavagem completa.

Mas quando o cão não saiu de casa ou está muito frio, o banho a seco pode ser uma boa opção.

Quando o banho molhado será a melhor opção?

Dar banho a seco no cachorro não é uma forma de “excluir” o banho molhado do dia-a-dia dele. É apenas uma forma de higienizá-lo, sem estressa-lo demais. E o banho molhado, neste caso, continua sendo uma boa opção para vários momentos da vida do cachorro.

Cuide do seu dog!

O post Aprenda como dar banho a seco em cachorro – Produtos e dicas apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
17 de Junho de 2021

Autor

Autor: 
Camila Da Silva
Classifique: 
Ainda sem votos