Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Tapete gelado para cachorro – O que é? Como funciona? Vale a pena?

O tapete gelado para cachorro é uma alternativa fantástica para quem busca oferecer um dia de repouso e relaxamento para o cão. Principalmente em dias bem quentes, este é um produto que pode fazer parte do seu arsenal de alternativas para ajudar o cão a se refrescar. No entanto, você sabe como este produto funciona? Será que vale realmente a pena?

É o que você vai entender no artigo de hoje. Portanto, continue sua leitura.

Tapete gelado para cachorro

Cachorro no verão – Foto: Freepik

Tapete gelado para cachorro – Entenda aqui o que é e veja como funciona

O tapete gelado para cachorro é um produto feito especialmente para aqueles tutores que buscam um produto inovador, tecnológico e muito prático de ser usado, como forma de dar mais qualidade de vida para seus cães. Este é um produto feito especificamente para dias bem quentes, em que o peludinho se sente até agoniado de tanto calor.

De maneira geral e bem resumida, o tapete gelado para cachorro nada mais é do que uma superfície em que o cão irá deitar e se sentir refrescado. Mas, o como tudo acontece? Precisa ligar na tomada? Precisa deixar na sombra? Tem que colocar gelo para que a temperatura seja reduzida? Você vai entender isso agora. Acompanhe.

O tapete gelado para cachorro foi feito pensando justamente na praticidade e na economia. Por isso, você não precisa se preocupar em colocar gelo ou colocar o tapete no congelador, muito menos ligá-lo na tomada para uma eventual placa térmica. Isto não é necessário, pois o tapete funciona de maneira bem simples, pois com o próprio peso do cachorro, ele se ativa e deixa a superfície geladinha.

Funciona assim: o tapete tem uma superfície que é composta por um gel térmico. Este gel, por sua vez, consegue reduzir sua temperatura com o simples fato de receber peso. Ou seja, o peso do animal. O tapete é capaz de reduzir até 10˚C da temperatura atual do ambiente. Então, se o dia estiver fazendo 30˚C, o tapete térmico pode ter uma superfície com até 20˚C, de modo que o cão possa deitar e ficar fresquinho.

Um dos pontos negativos deste produto, é que ele demora alguns minutos para ficar geladinho. Ou seja, se você tiver um cachorro ansioso ou muito dinâmico, pode ser que ele não consiga se adaptar ao tapete, pois ele poderá sequer sentir a sensação de gelado, caso não fique deitado por bastante tempo. E para te ajudar a usar o tapetinho da melhor maneira, acompanhe as dicas abaixo.

Dicas para usar o tapete gelado para cachorro da maneira correta

Conforme já entendemos até aqui, o tapete gelado para cachorro pode ser extremamente útil em dias mais quentes. Ou seja, o cachorro poderá facilmente se refrescar quando sentir que o calor está demais. Só que para que isto aconteça de uma maneira adequada, o tapete também precisa ser usado de uma maneira adequada. Caso contrário, ele não vai funcionar.

O primeiro passo é entender que o tapete precisa, sim, de um tempo para ficar geladinho. Ou seja, não é automático. Ele não estará gelado assim que são cão deitar. A temperatura se ativa somente com o peso do animal, que faz o gel ficar cerca de 10˚C mais frio do que o ambiente que o cão está inserido. Só que além disso, você precisa considerar o seguinte:

  • O peso é importante – Compre um modelo que suporte o peso do seu cãozinho;
  • Se o cão tem o costume de morder e arranhar, o tapete não é uma boa ideia;
  • Certifique-se de que o gel interno é atóxico – Ou seja, que não faz mal para o cachorro;

Veja mais detalhes sobre cada uma das dicas a partir de agora, de forma que você possa aprimorar os cuidados com o tapete e utilizá-lo da maneira certa. Acompanhe.

cão de óculos de sol

Cachorro com seu óculos de sol fashion – Foto: Freepik

O peso é importante – Compre um modelo que suporte o peso do seu cãozinho

Este é um tapete que ativa sua tecnologia a partir do peso do cachorro. Só que o peso do cachorro não pode ultrapassar o peso limite do tapete. Caso contrário, o produto não vai funcionar e poderá facilmente estragar. Então, recomendamos que você consulte a embalagem e veja exatamente para quais cachorros os tapete é indicado.

Atualmente, existem modelos em tamanhos P, M, G, GG. As melhores marcas certamente vão oferecer um tapete ideal para o tamanho do seu cachorro. E isto é muito importante, pois caso um cão muito pesado deite em um tapete que não é para ele, o gel poderá facilmente vazar e, então, o tapete estará arruinado.

Leia também: 4 produtos sensacionais para cães surfistas

Se o cão tem o costume de morder e arranhar, o tapete não é uma boa ideia

Este não é um produto sensível e que é fácil de estragar. No entanto, alguns cuidados precisam ser tomados, de forma que o tapete tenha uma vida útil considerável e faça seu investimento valer a pena. O gel que está inserido nas placas do tapete é muito poderoso. Só que só funciona se ele estiver bem vedado e fechado. Por isso, qualquer imperfeição ou corte na superfície do tapete, fará ele perder a funcionalidade.

Neste caso, cachorros que gostam muito de morder ou que ainda não são cães adestrados para entender que não podem morder todos os objetos, podem facilmente danificar o tapete. Se o seu cachorro ainda não sebe diferenciar o que ele pode e o que ele não pode, recomendamos que a compra não seja feita. Pois o produto não terá uma durabilidade muito grande, pois o gel pode facilmente ser estourado.

Leia também: Por que adestrar um cachorro?

Tapete gelado para cachorro

Cachorro com seu óculos de sol fashion – Foto: Freepik

Certifique-se de que o gel interno é atóxico – Ou seja, que não faz mal para o cachorro

A grande maioria dos produtos feitos para pets, já possuem uma certificação de segurança extra para o caso de ingestão ou qualquer outro imprevisto. E com este tapetinho, certamente não será diferente. Afinal, o produto conta com um gel específico para reduzir temperaturas. Só que cães mais bagunceiros, podem facilmente danificar este gel. Logo, certifique-se de que ele é atóxico.

Ou seja, se o seu cachorro ingerir acidentalmente o gel do tapete refrescante, ele não pode, de maneira nenhuma, sentir-se mal. Por isso, leia atentamente a embalagem ou a descrição do produto (caso compre na internet) e tenha certeza de que o animal não vai ter alergias ou outras complicações pela possível ingestão de gel térmico.

Com estas dicas, certamente você e seu cão aproveitarão ao máximo o tapetinho gelado!

Como refrescar o seu cão em dias de calor mesmo que você não tenha um tapete gelado

Conforme entendemos até aqui, o tapete térmico é ideal para alguns tipos de cachorros. Só que para outros, ele não terá uma funcionalidade tão boa. Ou seja, aqueles que são mais bagunceiros ou impacientes e que não conseguem ficar deitados no mesmo lugar por mais de 20 minutos, certamente não aproveitarão a boa tecnologia de gel térmico e, assim, você facilmente estará desperdiçando de 40 a 50 reais.

Para quem adora as práticas caseiras e também gosta de exercitar o lado mais criativo para os cuidados de um dog, separamos algumas dicas bem legais que também vão ajudar a deixar o pet mais fresquinho em dias bem quentes. Veja abaixo:

  • Tosa: Ela é fundamental para higiene e para deixar o cão mais confortável;
  • Mantenha os ambientes climatizados para que o cão possa descansar;
  • Não deixe o cachorro no sol em dias de muito calor – Isso vale, também, para passeios;
  • Ofereça cubinhos de gelo para o cão, de forma que ele possa mastigá-los;
  • Coloque toalhas molhadas no chão para que o cachorro possa se refrescar, deitando em cima delas.

Cuide do seu pet e ajude ele a ter dias mais refrescantes!

O post Tapete gelado para cachorro – O que é? Como funciona? Vale a pena? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
04 de Janeiro de 2021

Autor

Autor: 
Camila Da Silva
Classifique: 
Ainda sem votos