Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Otite canina: Existe? Como ocorre? Tire aqui suas dúvidas!

Isso porque ela aparece com muita frequência e pode se tornar bastante grave se não for tratada da maneira adequada.

O diagnóstico precoce é o melhor para conseguir a cura. E muita coceira nos ouvidos é um sinal típico da doença e deve ser levado à sério pelos tutores e veterinários.

chip para cachorro

Cão no veterinário – Foto: Freepik

Então, continue lendo esse texto para saber mais sobre a otite canina, suas causas, sintomas e diagnóstico.

O que é a otite canina?

A otite canina se caracteriza como uma inflamação do conduto auditivo dos cães e, pode se desenvolver, ocasionando complicações quando não tratada em tempo.

Basicamente ela é causada por fungos e bactérias que comuns, que se instalam, vencem a barreira imunológica e tomam o ouvido do animal. Nesse caso, os principais sinais são:

  • produção excessiva de cerúmen;
  • coceira incessante;
  • cheiro forte e desconforto.

Quando diagnosticada rapidamente, ela é tratada facilmente, mas caso isso não ocorra, o animal pode até mesmo perder sua audição.

Otite é mais comum em algumas raças

cão com a língua pra fora

Cachorro com a língua para fora – Foto: Freepik

A otite canina se manifesta mais comumente em algumas raças. Isso ocorre principalmente devido a especificidades anatômicas.

O maior exemplo disso é que os cães com orelhas caídas têm maior propensão a desenvolverem essa doença.

Poodle, Shih-tzu, Beagle, Golden Retriever entre outros são acometidos mais facilmente. Isso porque a falta de circulação de ar deixa a orelha abafada, úmida e quente.

Ademais, animais que possuem alergias também possuem maior propensão ao desenvolvimento de otites.

Como o cão desenvolve a doença

veterinário

Foto: Freepik

A otite canina é uma inflamação que acomete o ouvido dos cachorros e, tende a surgir pelo acúmulo de sujeira ou excesso de umidade no local.

Por isso é comum que as pessoas digam que a otite surge após os banhos. Por mais que isso não seja necessariamente verdade, isso pode sim acontecer.

Isso porque se as orelhinhas não forem bem secas, ficam úmidas. Então, com o calor do corpo e a umidade em conjunto, é comum que aconteça a proliferação de bactérias e fungos no local.

Além disso, a higiene inadequada do local também contribui em muito para o surgimento do processo inflamatório.

Por isso é muito importante limpar as orelhas do animal com frequência e garantir que elas estejam sempre secas e livres de sujeiras.

A otite é transmitida entre os cães?

medo de veterinário

Foto: Freepik

Normalmente não se considera que a otite canina seja contagiosa. No entanto, em alguns casos pode acontecer de o agente causador se espalhar pelo ambiente e acabar contaminando os outros cães.

Isso é mais comum em cachorros idosos, com problemas de saúde e filhotes, pois eles possuem o sistema imunológico debilitado.

Principais sinais da otite canina

Assim como acontece com qualquer outro problema de saúde, é essencial que a otite canina seja identificada precocemente e, que o tratamento se inicie o quanto antes.

A grande vantagem da otite canina é que tutores atentos percebem rapidamente os seus sinais, pois eles são muito claros.

melhores músicas para cachorro

Cão com fone de ouvido – Foto: Freepik

A condição incomoda muito os cães e, por isso eles se mostram muito incomodados. Assim, balançam a cabeça, coçam as orelhas e, frequentemente provocam lesões na parte externa da orelha.

Inclinar a cabeça para um dos lados também é um dos sinais típicos da otite condição. É muito importante que o tutor fique atento aos principais sintomas do animal e o encaminhe ao veterinário imediatamente assim que perceber qualquer um deles.

Como é feito o tratamento da otite canina?

Assim que os primeiros sinais de otite canina aparecerem, é importante levar o animal a um médico veterinário.

Durante a consulta o profissional deve examinar cuidadosamente o conduto auditivo do cão para ver se há sinais claros da inflamação ou infecção.

otite canina

Veterinário cuidando do cachorro – Foto: Freepik

Além disso deve ser averiguado se não há nenhum corpo estranho no ouvido do animal. Caso não haja, é preciso colher uma amostra do cerúmen em busca de microrganismos, como fungos, ácaros e bactérias.

Caso ocorra o diagnóstico de otite canina externa leve, o veterinário geralmente indica um tratamento simples.

Este consiste em limpar o conduto auditivo duas vezes ao dia e aplicar uma solução tópica indicada para esses casos.

Caso a infecção já tenha se agravado, é possível associar ainda medicamentos orais para aumentar a eficiência do tratamento.

O profissional pode utilizar outros métodos de diagnóstico mais modernos quando necessário. Mas de qualquer forma, em caso de infecção é essencial que o tratamento seja levado à risca.

otite canina

Veterinária medicando o cachorro e dona segurando – Foto: Freepik

Geralmente o tratamento nesses casos é longo e, é preciso ter consistência e seguir as indicações corretamente.

Alterar os horários da medicação e esquecer de fazer a limpeza e aplicação diminui a eficiência do tratamento.

E mais grave do que isso é que fungos e bactérias tendem a adquirir resistência aos medicamentos utilizados. Assim, esses não vão mais fazer efeito.

Como prevenir a otite canina

Assim como acontece para todas as doenças, a prevenção é muito mais simples e barata do que ter que remediar a situação.

Sendo assim, é muito importante que os tutores tomem consciência sobre a importância de manter o ouvido do cão sempre limpo e seco.

otite canina

Veterinária observando olho do cão – Foto: Freepik

Para isso, pelo menos uma vez por semana é importante limpar o ouvido do cão com uma solução adequada para essa finalidade.

Pode-se utilizar algodão ou uma gaze para isso. Mas lembre-se de não utilizar cotonetes e outros objetos pontudos.

Mas evite ficar mexendo na orelha do animal sem necessidade, porque isso também pode ferir, facilitando a entrada de patógenos.

Ademais, lembre-se de tampar o ouvido do animal durante o banho e, secar adequadamente as orelhas por dentro e por fora após o processo.

Fazendo isso você irá reduzir em muito a probabilidade de que o seu animal desenvolva otite canina.

Conclusão

A otite canina é uma doença muito comum que acomete cães de todas as raças. Mas ela ocorre com mais frequência naqueles que têm orelhas caídas devido ao calor e umidade.

Apesar de não ser possível impedir totalmente a ocorrência da doença, é possível diminuir as chances de que ela aconteça.

Para isso, mantenha as orelhas do seu cãozinho sempre limpas e secas. E a qualquer sinal de alerta, leve o animal ao veterinário.

O post Otite canina: Existe? Como ocorre? Tire aqui suas dúvidas! apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
15 de Abril de 2021

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos